13 de dezembro de 2022

Notícias em 13/12/2022

Imagem em destaque

Boca do Inferno
A Boca do Inferno é uma antiga gruta que teve desmoronamento do teto. Está localizada na costa oeste da vila de Cascais, em Portugal. Faz parte de um lapiaz que se estende desde o Farol de Santa Marta até o Forte da Cresmina, no distrito de Lisboa, no Parque Natural de Sintra-Cascais.
 Há evidências de estalactites e estalagmites que foram quebradas. Este geossítio foi esculpido em camadas maciças e espessas de calcários dolomíticos e dolomitos do Cretáceo Inferior (Hauteriviano), tendo carstificação intensa ocorrida no Quaternário. Algumas cavidades abertas são preenchidas por um material chamado "terra rossa", que supostamente teria sido depositado no chão da gruta como resultado da erosão do calcário. Há cavidades que correspondem a veios que foram completamente erodidos. Observam-se também, níveis ferruginosos com seixos rolados de pequenas dimensões, que correspondem a antigas praias quaternárias com evidências de oscilações do nível do mar.
Além dos aspetos cársticos, ao longo desta porção do litoral de Cascais, é possível observar uma sequência estratigráfica que vai do Valanginiano superior ao Barremiano. Encontra-se conteúdo fossilífero, destacando-se raros amonites, além de ostreídeos, dentes de peixes e gastrópodes.
O nome "Boca do Inferno" tem origem no som forte produzido pela água do mar ao golpear a rocha violentamente no local. Foi cenário do primeiro filme português ao estilo "lumiére", com o título "A Boca do Inferno", de 1896, produzido pelo inglês Henry W. Short. Também é cenário da lenda que conta a história de um feiticeiro que mandou buscar uma bela jovem para ser sua esposa. Naturalmente, o desejo da jovem não era o mesmo do feiticeiro, que, por isto, a prendeu em uma torre e colocou lá um guardião. O problema é que a beleza e a juventude do guardião não eram as mesmas do feiticeiro. Então, os jovens fugiram em direção ao litoral no cavalo branco do feiticeiro. Este, sabendo da fuga, fez os rochedos se abrirem e o cavalo, o guardião e a jovem foram engolidos pelo mar. Era a Boca do Inferno que se abria para nunca mais fechar. Em dias de tempestade, o próprio local parece lamentar a tragédia que testemunhou.
(Crédito da imagem: Beatriznog10 - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
projeto, danos, petróleo, mercado, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Projeto
Horizonte Minerals estabelece contratos portuários para o projeto Araguaia Níquel


    Danos e reparos
SGB-CPRM avalia riscos dos Cânions do Subaé, na BA
    Estudo realizado pelo órgão federal por meio de solicitação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA) foi publicado nesta semana.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Petróleo
Firjan SENAI aponta R$ 110 bilhões previstos em investimentos na produção de gás natural no RJ em 10 anos

Exportações de açúcar e petróleo do Brasil saltam em dezembro
    (Por Reuters) O país já acumula 4,31 milhões de toneladas embarcadas. No total de dezembro de 2021, o Brasil exportou 5,91 milhões de toneladas de petróleo.
    LEIA MAIS em forbes.com.br

ANP determina que Petrobras paralise todas as atividades em campos terrestres na BA

Contratos de Partilha dão em média 40 mil barris diários de petróleo para a União em outubro


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro

Mercado do ouro


    Energia alternativa
Subsidiária japonesa com projetos renováveis no Brasil encomenda mais 16 aerogeradores

Geração de energia por fontes renováveis cresce em 2022
    Dados do Boletim Mensal de Energia de setembro apresentam aumento da geração de energia por fonte hidráulica, solar e eólica, enquanto a geração por térmica a carvão mineral e a gás natural fica reduzida.
    LEIA MAIS em www.gov.br

EUA devem anunciar grande descoberta de fusão nuclear ainda hoje
    O Departamento de Energia dos EUA deve anunciar que seus pesquisadores alcançaram um "grande avanço científico" em relação à fusão nuclear, uma tecnologia vista como uma possível fonte alternativa revolucionária de energia.
    LEIA MAIS em www.thejournal.ie


    Meio Ambiente
Petrobras e majors do setor de óleo e gás reduzem emissões de metano em 40%
    Relatório da OGCI (entidade do setor de O&G) divulga avanços globais em redução de emissões de gases de efeito estufa. Empresas investiram US$ 40 bi em soluções de baixo carbono nos últimos cinco anos.
    LEIA MAIS em www.agenciapetrobras.com.br

Petrobras integra Índice Dow Jones de Sustentabilidade


    Paleontologia
Pesquisa sugere que anquilossauros usavam as caudas para bater uns nos outros
    (Por Augusto Dala Costa) Estudo de fósseis anquilossauros incrivelmente bem preservados mostram que espécie utilizava os porretes das caudas em combates internos, não contra predadores.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Novas assembleias fósseis do início do Ordoviciano em Fezouata Biota


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Agung em Bali, Manua Loa no Havaí, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangai e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 12, dois nas Ilhas Izu, região do Japão (4,6 e 4,9 graus), na fronteira Rússia-Mongólia (4,7), dois na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (ambos de 4,6), no sul das Ilhas Fiji (4,8), em Minahasa, Indonésia (4,5), no Mar de Banda (4,8) e na região central do Peru (4,6).
    Dia 13, no norte de Xinjiang, China (4,9 graus), na região de Pagan, Ilhas Mariana do Norte (4,7), no oeste da Turquia (4,5), no sul das Ilhas Fiji (4,9), nas Ilhas Nicobar, região da Índia (4,9), e dois na região de Bali, Indonésia (4,9 e 4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Monumento de pedra da Idade do Bronze é encontrado na Finlândia

México descobre estátua maia sem cabeça em tamanho natural
    (Por Júlia Possa) A estátua é feita de calcário, mede 1,65 metro de altura e parece ter sido decapitada. A estrutura ganhou o apelido de "Yum keeb", o deus maia do falo e da fertilidade.
    LEIA MAIS em gizmodo.uol.com.br

Arqueólogos descobrem primeira "cena narrativa" da história

Corujas de pedra de 5 mil anos podem ter sido esculpidas por crianças
    (Por Mayara Marques) Cientistas compararam centenas de desenhos com as corujas de pedra estudadas, da Península Ibérica, e semelhança indica que podem ser artes infantis.
    LEIA MAIS em www.fatosdesconhecidos.com.br


    Ciência espacial
Missão Artemis 1 é completada com sucesso
    A espaçonave Orion da NASA caiu no Oceano Pacífico, a oeste de Baja California, em 11 de dezembro de 2022, após uma missão que quebrou dois recordes.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

A missão da espaçonave Lunar Flashlight começa
    A sonda espacial Lunar Flashlight tem o objetivo principal de buscar concentrações de gelo de água na Lua a partir de uma órbita especial ao seu redor.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Tecnologia
Novo sistema de energia solar produz energia à noite e em dias de chuva

O material mais resistente conhecido na Terra fica ainda mais resistente no frio

CPMM desenvolve peças especiais com nióbio e até substituindo molibdênio que é usado em radiofármacos
    A CBMM vem desenvolvendo soluções diferenciadas e novas aplicações para o metal, buscando o atendimento de setores estratégicos da economia global.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Painéis solares que podem ser colocados em qualquer superfície
    Engenheiros inventaram painéis solares com espessura de papel que podem ser rápida e facilmente conectados a qualquer superfície para transformá-la em uma fonte de energia elétrica.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Evento
9º Congresso Internacional do Alumínio
    Acontece em outubro de 2023 e recebe inscrições de trabalhos técnicos até o dia 15 de março de 2023.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Extra
A mineração e a comunidade

Estação Meteorológica da USP faz 90 anos
    Pertencente ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e localizada no Parque Cientec, no bairro da Água Funda, Estação Meteorológica da USP é uma das poucas que possuem dados comparativos do clima desde a década de 1930 até hoje.
    LEIA MAIS em jornal.usp.br


Notícias em 12/12/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *