12 de dezembro de 2022

Notícias em 12/12/2022

Imagem em destaque

Cavernas de Aggtelek Karst e Slovak Karst
Este é um sistema de cavernas localizado a 236 quilômetros de Budapeste, no norte da Hungria, cruzando a fronteira húngaro-eslovaca, no Parque Nacional Aggtelek. É Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1995.
O Parque Nacional Aggtelek, com mais de 20.000 ha, fica na região de Aggtelek Karst, que faz parte do Gömör-Torna Karst. São aproximadamente 1.200 cavernas, das quais 273 estão na área do parque. A mais famosa delas é a Caverna Baradla ou Domica, vista na imagem acima. Seu nome é Baradla na Hungria, mas ela serpenteia por 25 km e, destes, 5,6 km estão no subsolo da Eslováquia, sendo então chamada de Domica.
Na região, o leito rochoso do Triássico Inferior é composto por ardósias impermeáveis, resistentes, argilosas e margosas, além de arenitos. Encontram-se também camadas com mais de um quilômetro de espessura do Triássico Médio e Superior, com calcários fracamente resistentes com alguma dolomita originários de sedimentos calcários de mar raso.
Estas cavernas começaram a ser esculpidas há cerca de 2 milhões de anos. Foram erodidas pela água de riachos que dissolveu as rochas. Posteriormente, o carbonato de cálcio da água gotejante construiu lentamente espeleotemas de formas variadas. A imaginação dos exploradores que as descobriram deram nomes expressivos a estas formas, como Cabeça de Dragão, Tigre, Língua de Sogra, Câmara com Colunas e Salão dos Gigantes. Represas de travertino também são encontradas.
As cavernas foram usadas como refúgio desde os tempos pré-históricos. Arqueólogos desenterraram joias de ouro e equipamentos de combate do início da Idade do Ferro, bem como ferramentas e louças feitas de pedra e ossos de animais da Nova Idade da Pedra, que ocorreu de 6.000 a 7.000 anos atrás.
O ecossistema destas cavernas possui um ar quase estéril, proporcionando um lar para mais de 500 troglóbios e troglófilos que as habitam, muitos deles só podem ser encontrados aqui.
Os processos cársticos produziram uma rica diversidade de estruturas e habitats importantes do ponto de vista biológico, geológico e paleontológico. Enquanto estes processos continuam a se desenvolver sob condições de clima temperado, sedimentos e formas de relevo fósseis fornecem ampla evidência de condições climáticas subtropicais e tropicais do Cretáceo Superior e do início do Terciário, bem como atividade denudacional periglacial do Quaternário. Ao longo de dezenas de milhões de anos, a área fornece uma excelente demonstração de ambiente cárstico em climas tropical e glacial, o que é muito incomum e provavelmente é melhor documentada aqui do que em qualquer outro lugar do mundo.
Há hoje na Caverna Baradla, uma Sala de Concertos, com acústica apropriada para receber espetáculos de música clássica e popular.
(Crédito da imagem: Jojo - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
economia, mineração, danos, petróleo, mercado, energia alternativa, meio ambiente, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Economia
Riquezas minerais de MS já garantiram R$ 76,5 milhões de recursos para municípios neste ano
    (Por Beatricce Bruno) No ranking nacional, MS está em 7º na arrecadação nacional da CFEM, posição alcançada em 2021, onde estávamos na 10º posição.
    LEIA MAIS em www.ms.gov.br


    Mineração
Empresas de mineração estão deixando MG em direção ao PA
    (Por Mirela Luiz) Com jazidas de ferro entrando em esgotamento, além do cerco judicial e ambiental, MG vê o setor responsável por boa parte da sua arrecadação econômica migrar para o norte do país.
    LEIA MAIS em istoe.com.br


    Danos e reparos
Estudo da UFPR mapeou 24 deslizamentos na região da BR-376
    (Por Cecília Zarpelon) Centro de Apoio Científico em Desastres realiza estudo na Serra do Mar paranaense desde o deslizamento que matou duas pessoas em 28 de novembro.
    LEIA MAIS em www.plural.jor.br


    Petróleo
Ibama deu sinal verde para início da produção do FPSO P-71 na Bacia de Santos

Pelo 2º mês seguido, Brasil registra recorde de produção de petróleo e gás natural
    O país registrou recorde de produção nacional de petróleo e gás natural e ficou acima da marca de 4 milhões de barris de óleo equivalente por dia, de acordo com dados da ANP. Número que só havia sido alcançado em janeiro de 2020.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br

Cenário mundial do petróleo
    (Por Ivan Leão) Historicamente, guerras, a geopolítica e a demanda baseada na expansão das economias eram as principais variáveis para o preço do barril de petróleo. Agora devemos acrescentar outros.
    LEIA MAIS em www.portosenavios.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro


    Energia alternativa
Primeiro hidrogênio verde produzido na América do Sul está localizado em PE


    Meio Ambiente
O que são bioplásticos?
    (Por Bruna Soldera) Com as constantes discussões sobre a contaminação ao meio ambiente devido ao descarte incorreto de plásticos, o bioplástico vem ganhando cada vez mais espaço.
    LEIA MAIS em www.aguasustentavel.org.br

Licenciamento ambiental para mineração
    De acordo com o CONAMA, Licença Ambiental é o ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica.
    LEIA MAIS em www.hidroplan.com.br

Explorando um fluxo de água quente abaixo de uma plataforma de gelo antártica
    (Por Sarah Derouin) Pesquisadores guiaram um submarino submarino autônomo para capturar as primeiras observações diretas de uma corrente de água quente fluindo abaixo da plataforma de gelo Filchner-Ronne, na Antártida.
    LEIA MAIS em eos.org


    Mineralogia
Pesquisadores descobrem como a biologia modifica os minerais
    (Por Genevieve Goodman) O processo bioquímico pelo qual as cianobactérias obtêm nutrientes das rochas no deserto de Atacama, no Chile, inspirou engenheiros da Universidade da Califórnia, em Irvine, a pensar em novas maneiras pelas quais os micróbios poderiam ajudar os humanos a construir colônias na Lua e em Marte.
    LEIA MAIS em soudecanoas.com.br


    Paleontologia
Fóssil indica que aves mantiveram traços de dinossauros em sua evolução
    (Por Marília Monitchele) Restos de 120 milhões de anos fornecem pistas importantes sobre a origem da cinese craniana, uma característica dos pássaros e outros animais vertebrados.
    LEIA MAIS em veja.abril.com.br

Leviatã, a terceira maior tartaruga do mundo, nadou nos atuais Pirinéus
    (Por Michelle Cantazaro) A nova espécie media cerca de 3,7 metros e nadava nas águas do arquipélago onde hoje são os Pirineus, há 80 milhões de anos.
    LEIA MAIS em www.epe.es

Groenlândia costumava ser um ecossistema exuberante e diversificado
    (Por Will Sullivan) Os cientistas encontraram evidências de mais de 100 tipos de plantas e animais que viveram na parte norte da ilha há cerca de dois milhões de anos.
    LEIA MAIS em www.smithsonianmag.com

Encontrado esqueleto de dinossauro com 100 milhões de anos


    Vulcanismo
Vulcão Lascar

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Mauna Loa

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbai, Sangai, Reventador e Cotopaxi no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 11, no sul da África (5,0 graus), em Guerrero, México (6,0), na Guatemala (5,2) e na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,0).
    Dia 12, ainda sem registros.
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 11, na costa leste de Honshu, Japão (4,8 graus), na região de Hindu Kush, Afetanistão (4,5), dois em Hokkaido, região do Japão (4,8 e 4,7), nas Ilhas Izu, região do Japão (4,8), no oeste da Austrália (4,6), no oeste de Nei Mongol, China (4,5), dois na região de Fiji (4,8 e 4,5), no leste de Honshu, Japão (4,7), na fronteira Peru-Equador (4,7), e na região do Timor, Indonésia (4,5).
    Dia 12, nas Ilhas Salomão (4,7 graus), em Marrocos (4,5), na fronteira Peru-Equador (4,9), nas Ilhas Kuril (4,6), na Península de Kenai, Alasca (4,7), e nas Ilhas Izu, região do Japão (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Escultura maia de tamanho humano é encontrada no México
    (Por Reuters) Estátua de calcário representa uma figura masculina, provavelmente um prisioneiro oferecido em um ritual.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Objetos de ouro encontrados em Tróia foram produzidos em massa, percorreram grandes distâncias
    O ouro em objetos de Tróia, Poliochni – povoado da ilha de Lemnos que fica a cerca de 60 quilômetros de Tróia - e Ur, na Mesopotâmia, têm a mesma origem geográfica e eram comercializados a grandes distâncias.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Ciência espacial
Estranha fusão de duas estrelas de nêutrons
    Explosões de raios gama são flashes associados a explosões extremamente energéticas que são detectáveis até mesmo em galáxias a bilhões de anos-luz de distância.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Luz de fontes desconhecidas capturada em nosso sistema solar
    Equipe de Tim Carleton, da Arizona State University (ASU), nos Estados Unidos, encontrou um excesso de luz, muito sutil, mas certamente intrigante.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Tecnologia
Drones oferecem novas maneiras de monitorar o fundo do mar
    Pesquisadores desenvolveram um novo método para medir a crosta terrestre no fundo do mar. Um dispositivo leve de medição geodésica foi montado em um veículo aéreo não tripulado (UAV) de pouso na superfície do mar.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com

Nova Bateria Híbrida de sódio e lítio promete autonomia acima dos 500 quilômetros

Petrobras inaugura Laboratório de Impressão 3D
    (Por Flávia Marinho) Destina-se à fabricação de peças, equipamentos e ferramentas de apoio a operação e manutenção em refinarias e plataformas de exploração e produção de petróleo.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Anglo American implementa sistema de monitoramento online com fibra ótica no seu mineroduto

Utilizando grafeno para substituir peças em aço, Marcopolo investirá R$ 20 milhões em nova fábrica

Pesquisadores criam filmes espessos de grafite para tecnologias de energia limpa
    Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan, na Coréia, estão propondo uma estratégia para sintetizar filmes de grafite monocristalino de ordens de grandeza grandes, até a escala de polegadas.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Evento
IBRAM: 46 anos de fundação
    O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) divulga as principais ações pela evolução do setor mineral.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Extra
A maior concentração de mercúrio do mundo
    As jazidas de mercúrio de Almadén, Espanha, concentram a maior quantidade de mercúrio líquido metálico produzido no mundo. Aproximadamente 250.000 toneladas métricas de mercúrio foram produzidas lá nos últimos 2.000 anos.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com

Descoberto o metal mais duro do mundo: é 5 vezes mais resistente que os melhores aços


Notícias em 09/12/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *