14 de dezembro de 2022

Notícias em 14/12/2022

Imagem em destaque

Pedra Furada de Banzaê
Esta geoforma está localizada 4 km a nordeste da sede municipal de Banzaê, na BA.
Ela foi esculpida em rochas da Formação Marizal, que é representada por platôs, mesas, mesetas, pilares, pináculos e arcos, geoformas bastante expressivas na região entre Banzaê e São João da Fortaleza, na BA
Na região de Banzaê, as coberturas residuais estão associadas às rochas sedimentares daquela unidade estratigráfica, que assumem posição topográfica mais elevada. São arenitos alaranjados, rosados e bege-amarelados, subarcoseanos médios a grossos e arenitos finos, com pouca participação da fração argila. São encontrados níveis conglomeráticos subordinados, intercalados com folhelhos castanhos-avermelhados e róseos, além de siltitos e conglomerados polimíticos clasto-sustentados com matriz areno-argilosa e seixos com alta esfericidade e arredondamento provenientes do embasamento e de rochas da bacia do Tucano.
Estratificações cruzadas acanaladas, plano-paralelas e cruzadas planar são frequentes na Formação Marizal. Normalmente, a estratificação dos arenitos é marcada pela variação granulométrica. Muitas vezes se observa granodecrescência ascendente nas camadas, com níveis conglomeráticos na base das estruturas acanaladas e arenito médio no topo. Marcas onduladas ocorrem localmente.
As rochas da Formação Marizal foram depositadas há cerca de 100 milhões de anos, em ambiente de clima árido com ocorrência de dunas e sistema de drenagem amplamente ramificado formando lagos. Estas rochas representam a fase final do preenchimento da bacia sedimentar Recôncavo-Tucano-Jatobá, formada no processo de fragmentação do Pangea com a abertura do Atlântico Sul. Toda a parte central da Bacia de Tucano é coberta por rochas da Formação Marizal, cujo nome tem origem nos arenitos e conglomerados que ocorrem na Serra do Marizal. Suas rochas são consideradas uns dos melhores reservatórios para água subterrânea do estado da BA.
A Pedra Furada resulta de distintos processos de desgaste associado às fraturas da Formação Marizal. Assim também são modelados os paredões, bem como a variedade de sedimentos finos e grossos determinam diferentes resistências às ações do vento e da chuva permitindo a erosão diferencial.
Lendas, registros históricos e achados arqueológicos indicam que a região foi ocupada desde os tempos pré-históricos. Documentos do século XVI comprovam a ocupação indígena na área e outros documentos atestam a passagem de Lampião e seu bando por este território. Antônio Conselheiro, com seu movimento religioso que culminou na Guerra de Canudos, também passou pela região.
O município de Banzaé, localizado em faixa de transição entre o agreste e a caatinga, tem seu nome originado do Tupi e significa "Terra de Valentes". Sua história teve início no século XVIII, com os indígenas Kiriris e se tornou vila na segunda metade do século XIX. Por volta de 1910, o povoamento foi intensificado por viajantes vindos do estado do SE.
(Crédito da imagem: Núcleo de Turismo, Banzaê - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
projeto, mineração, petróleo, mercado, gestão pública, fiscalização, cooperação, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Projeto
Resouro Gold divulga mais resultados de perfuração de alto teor em seu projeto Novo Mundo, no Brasil


    Mineração
MT prevê arrecadação de mais de R$ 158 milhões com taxa da mineração


    Petróleo
Petrobras anuncia mais de R$ 90 bilhões em investimentos

ANP deu sinal verde para a entrada do grupo Cobre no polo Carmópolis da Bacia Sergipe-Alagoas


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro

Mercado do cobre

Mercado do ouro


    Gestão pública
ANP reestabelece sistema RenovaCalc
    Passados mais de quatro meses, a ANP continua trabalhando no rescaldo do ataque hacker sofrido no começo de maio passado. Foi só nessa última sexta-feira (07) que os técnicos da agência conseguiram reestabelecer o Sistema RenovaCalc.
    LEIA MAIS em www.biodieselbr.com


    Fiscalização
Polícia Federal destrói maquinários durante operação contra garimpo ilegal em terra indígena de MT
    (Por g1 MT) Foram destruídos dois maquinários e quatro motores na terra indígena. Segundo a Polícia Federal, o local é bastante conhecido pela intensa atividade de extração ilegal de minério.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Cooperação
Petrobras intensifica cooperação internacional em compliance e foca em tecnologia
    Após aprimorar seus mecanismos de controle nos últimos anos, a Petrobras está intensificando a cooperação com órgãos como Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Transparência Internacional e Fórum Econômico Mundial para melhorar o ambiente de negócios nas organizações e no mundo.
    LEIA MAIS em www.agenciapetrobras.com.br


    Energia alternativa
EUA anunciam feito inédito na produção de energia limpa baseada em fusão nuclear


    Meio Ambiente
Delegação da ANP visita projeto de captura e armazenamento de carbono nos EUA
    A equipe esteve na IIlinois State Geological Survey (ISGS) – parte do Prairie Research Institute, da Universidade de Illinois – e realizou visita técnica às instalações do National Sequestration Education Center.
    LEIA MAIS em www.gov.br

UE aprova imposto de carbono sobre importação de produtos poluentes
    (Por Conexão Senado) Com o objetivo de proteger a indústria do bloco, União Europeia aprova imposto de carbono sobre produtos poluentes.
    LEIA MAIS em www12.senado.leg.br

LabGoals da PUC-Rio consolida parceria com a Federação de Combustíveis para reduzir a liberação de carbono nos transportes do país


    Geologia
O núcleo interno da Terra pode ser rico em oxigênio
    (Por Imprensa Europa) O oxigênio pode existir no núcleo interno sólido da Terra, de acordo com um estudo que fornece restrições importantes para a compreensão do processo de formação e evolução do centro planetário.
    LEIA MAIS em www.notimerica.com

Nova compreensão da frequência da era do gelo
    Uma descoberta casual de um núcleo de sedimento antártico não estudado levou os pesquisadores a mudar nossa compreensão de quantas vezes as eras glaciais ocorreram na Antártida.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Paleontologia
Fóssil de baleia pré-histórica é descoberto no meio de floresta em Taiwan
    Restos fossilizados de baleia de cerca de 15 metros, que teria vivido há cerca de 85 mil anos, foram encontrados em área de selva.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br

Novas descobertas apontam que artrópodes gigantes dominavam mares do passado

A evolução dos mamíferos da Ásia foi ditada por antigas mudanças climáticas e elevação das montanhas
    Novo estudo compila dados sobre mais de 3.000 espécies para mostrar como as mudanças climáticas e geológicas na Ásia nos últimos 66 milhões de anos moldaram a evolução dos mamíferos do continente.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Vulcanismo
Vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai
    (Por Maya Wei-Haas) A erupção de 2021 deste vulcão próximo a Tonga expeliu 9,5 metros cúbicos de rocha, desencadeando uma nuvem de 56 mil metros de altura e um tsunami global. Foi maior do que se pensava.
    LEIA MAIS em www.nationalgeographicbrasil.com

Vulcão Cotopaxi

Vulcão Villarrica

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Semeru na Indonésia, Mauna Loa no Havaí, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Experiências de laboratório com terremotos produzem comportamento semelhante a tremores secundários
    Os terremotos são notoriamente difíceis de prever, assim como os tremores secundários geralmente menos graves que geralmente seguem um grande evento sísmico.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 13, na região de Bali, Indonésia (5,2 graus), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,4), no nordeste do Irã (5,3) e nas Ilhas Ryukyu, Japão (5,6).
    Dia 14, na região das Ilha Balleny (5,6 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 13, na Tanzânia (4,6 graus), três na região de Bali, Indonésia (4,9, 4,6 e 4,6), em Jujuy, Argentina (4,5), no sul das Ilhas Fiji (4,8), no Mar de Banda (4,7) e na região de Sumba, Indonésia (4,7).
    Dia 14, no norte da Colômbia (4,5 graus), na região de Bali, Indonésia (4,6), e na região central do Peru (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Pesquisadores japoneses descobrem 168 novos geoglifos em Nazca, no Peru
    Entre as novas figuras, 36 estão em localizadas em um parque arqueológico criado em 2017 para proteger os achados, que são considerados patrimônios mundiais.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

A maior mina de ouro a céu aberto do Império Romano
    No sítio arqueológico de Las Médulas, na região de El Bierzo, na província espanhola de León, encontram-se as ruínas da maior mina de ouro a céu aberto do Império Romano.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Ciência espacial
Sementes de naves espaciais para crescer em mundos de outras estrelas?
    Com tecnologia de um futuro não muito distante é possível construir estruturas pesando nanogramas, e até mesmo picogramas, como sementes para naves espaciais.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Eventos
PodMinerar

Petrobras lança podcast sobre inovação e tecnologia

Lançamento de livro sobre história natural do MT


    Extra
Projeto de nova ponte sobre o Rio Tocantins, em Marabá (PA), contribui para desenvolvimento socioeconômico da região
    Só com o início dos serviços preliminares, foram contratados cerca de 400 empregados próprios e terceiros durante o segundo semestre de 2022.
    LEIA MAIS em www.vale.com

Secretaria de Energia da Argentina disse que conseguiu US$ 689 mihões do BNDES


Notícias em 13/12/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *