11 de outubro de 2022

Notícias em 11/10/2022

Imagem em destaque

Fiorde Saglek
Este fiorde está localizado na costa leste da Península de Labrador, no Canadá, na Reserva do Parque Nacional das Montanhas Torngat, na Província de Nain. A imagem acima mostra uma região próxima à foz do fiorde. Saglek tem 45 m de comprimento, 3,2 m de largura e fica 230 km ao norte da cidade de Nain.
Poucas regiões da Terra podem reivindicar rochas tão antigas quanto às das Montanhas Torngat. O gnaisse Nanok na Baía de Saglek foi datado em 3,9 bilhões de anos.
A Província de Nain consiste em gnaisses arqueanos que se estendem por 500 km ao longo da costa leste de Labrador, de Makkovik ao Fiorde Nachvak, passando pelo Fiorde Saglek. Constitui a margem ocidental do Cráton do Atlântico Norte. Ao norte e oeste, esta província foi retrabalhada a cerca 1,8 bilhões de anos pela Orogenia Torngat, que a subdividiu nos blocos Hopedale, ao sul da cidade de Nain, e Saglek, ao norte daquela cidade.
O Bloco Saglek é subdividido na Baía de Saglek em dois segmentos pela Falha Handy de tendência N-S, que separa rochas de diferentes níveis crustais. Em sua parte ocidental ocorrem rochas de fácies granulíticas, enquanto a parte leste revela uma transição de fácies anfibolito no norte para fácies granulito no sul. O Bloco Saglek contém um complexo gnáissico arqueano fortemente deformado, constituído predominantemente por gnaisses quartzo-feldspáticos, que se justapõem tectonicamente e se intercalam com rochas supracrustais.
As Montanhas Torngat têm sido o lar dos indígenas Inuit e seus antecessores por milhares de anos. Há centenas de sítios arqueológicos no parque, alguns com quase 7.000 anos. Muitas espécies boreais, como ursos negros e raposas vermelhas, também habitam aquele Parque Nacional.
(Crédito da imagem: Paul Gierszewski - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
barragem, petróleo, produção, mercado, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, conhecimento e outros.

    Barragem
Barragem em Barão de Cocais (MG) obtém DCE positiva

AngloGold defende estabilidade da barragem de Santa Bárbara em alerta
    Laudo de empresa especializada atesta que o fator de segurança da barragem CDS II se encontra em nível acima do recomendado e seguirá o nível de alerta até avaliação da ANM.
    LEIA MAIS em www.band.uol.com.br


    Petróleo
Participação do Pré-Sal na produção de petróleo será de 80% em 2032, mostra PDE
    (Por Estadão Conteúdo) O volume previsto para a região subiu em 100 mil barris diários em comparação com o PDE anterior, para 4 milhões de barris/dia.
    LEIA MAIS em www.infomoney.com.br


    Produção
Vale divulga desempenho do terceiro trimestre de 2022
    São informadas as datas de divulgação dos relatórios e os dados de conexão para as teleconferências de resultado.
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro

Mercado do ouro
    (Por Notícias Bloomberg) Preço do ouro cai após dados de empregos nos EUA estimularem mais preocupações com aumento de taxas.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Energia alternativa
Eneva quer participação em campos gigantes de gás natural offshore da Petrobras

Eólica e solar avançam em novas adições globais – carvão também
    (Por Nayara Machado) Países continuaram construções de novas usinas de carvão em 2021, e o fóssil ainda representa a maior parcela da capacidade global, com 27%.
    LEIA MAIS em epbr.com.br


    Meio Ambiente
Mineradora Vale e Cooperativa de Canaã firmam acordo para coleta de resíduos


    Geologia
Geoinformação é referencial estratégico na mineração
    A geoinformação permite mapeamento detalhado, multidisciplinar dos mais diversos níveis de informação dos territórios de atuação em toda sua abrangência.
    LEIA MAIS em www.agenciainfra.com

Estruturas subterrâneas podem fornecer pistas sobre como as camadas de gelo modernas reagirão às mudanças climáticas


    Paleontologia
Dinossauro de Davinópolis tem cerca de 100 milhões de anos, apontam cientistas
    (Por Rafael Cardoso / g1 MA) Ossos do animal foram encontrados durante as escavações de uma ferrovia há um ano e são de um saurópode. Pesquisadores planejam criar uma exposição sobre o achado.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Descoberta nova espécie de inseto preservado em âmbar de 35 milhões de anos
    (Por Augusto Dala Costa) Uma equipe internacional de cientistas identificou um novo gênero de inseto preservado perfeitamente em âmbar báltico.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Descoberto braço fossilizado de tatu que pesava mais de uma tonelada


    Vulcanismo
Vulcão Stromboli
    (Por Jessica Ball) Ele forma o nordeste das ilhas Eólias e sua base começa a mais de 1.000 metros abaixo da superfície do Mar Tirreno.
    LEIA MAIS em geology.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Nishino-Shima e Suwanose-Jima no Japão, White Island e Taupo na Nova Zelândia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Ligeiras mudanças no campo magnético precederam terremotos na Califórnia
    (Por Joshua Rapp Learn) Pesquisadores, que estudam terremotos intermediários a grandes na Califórnia, descobriram mudanças detectáveis no campo magnético local que ocorrem 2 a 3 dias antes de um terremoto.
    LEIA MAIS em phys.org

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 10, na região de Nova Irlanda, Papua Nova Guiné (5,0 graus), na região de Fiji (5,5), na região de Taiwan (5,7) e no Tajiquistão (5,1).
    Dia 11, no norte da Ilha de Ascención (5,2 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 10, na região de Nias, Indonésia (4,9 graus), na costa de Coquimbo, Chile (4,8), em Vanuatu (4,5), em Taiwan (4,7), na dorsal de Reykjanes (4,6), em Kepulauan Barat Daya, Indonésia (4,5), em San Juan, Argentina (4,5), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,5), em Antofagasta, Chile (4,5), em Kepulauan Talaud, Indonésia (4,5), e nas Ilhas Kuril (4,6).
    Dia 11, nas Ilhas Fox, Alasca (4,7 graus), em Mindanao, Filipinas (46), na região de Nias, Indonésia (4,9), na região central do Afeganistão (4,9), nas Ilhas Izu, região do Japão (4,8), na região de Nova Irlanda, Papua Nova Guiné (4,9), e na costa leste de Honshu, Japão (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
A Lua está afastando-se da Terra há 2,5 mil milhões de anos
    (Por Por Pedro Zagacho Gonçalves) Novo estudo da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, mostra que a distância da Terra à Lua, há 2,5 mil milhões de anos, era cerca de 60 mil quilômetros menor.
    LEIA MAIS em www.multinews.sapo.pt

Equipamento para detectar vida em mares extraterrestres
    A agência espacial dos EUA (NASA) está desenvolvendo novas tecnologias que poderão ser usadas por futuras missões espaciais para analisar amostras líquidas retiradas de mundos com mares subterrâneos.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Tecnologia
Cientistas criam sistema capaz de coletar energia solar 24 horas por dia, sete dias por semana

Multinacional Chinesa Xiaomi desenvolve painel solar portátil inédito


    Conhecimento
MME e EPE publicam caderno de previsão da produção de petróleo e gás natural do PDE 2032


    Extra
A mineração e a comunidade
    Programa Qualificar para Realizar leva capacitação profissional a comunidades de Jacobina. Em parceria com o CETEC (Centro de Especialização Técnica), a JMC está oferecendo a formação técnica gratuitamente e com direito a certificação reconhecida pelo Ministério da Educação.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Inovação potencializa uso de biocarvão como fertilizante na agricultura
    Pesquisa desenvolvida pela Embrapa Rondônia (RO), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e a Universidade de Santiago de Compostela (USC), da Espanha, resultou em uma inovação que simplifica e agiliza a obtenção do biocarvão (biochar).
    LEIA MAIS em www.embrapa.br


Notícias em 10/10/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *