12 de outubro de 2022

Notícias em 12/10/2022

Imagem em destaque

Lomba dos Pianos
A Lomba dos Pianos está localizada no concelho de Sintra, distrito de Lisboa, em Portugal, no Parque Natural de Sintra-Cascais. Esta rocha foi explorada pela antiga pedreira Lomba dos Pianos (ou Samarra), localizada em um planalto próximo à Praia de Samarra, junto aos limites entre as freguesias de São João das Lampas e Terrugem.
A Lomba dos Pianos consiste em uma soleira sub-horizontal de traquibasalto melanocrático microganular do Cretáceo Superior. Inserida nas falésias costeiras de Sintra, ela se estende por cerca de 3 km, com 20 m de espessura máxima. Está disposta de forma concordante entre camadas de calcários e margas do Cretáceo (Albiano – Cenomaniano médio), que são metamorfizadas por ela. Apresenta disjunção esferoidal e prismática que dão origem ao seu nome devido à semelhança com um órgão de tubos. 
Faz parte do Complexo Vulcânico de Lisboa, que ocorre entre Lisboa e Mafra e apresenta derrames basálticos acompanhados principalmente por tufos, piroclastos e brechas vulcânicas. Este complexo surgiu há cerca de 72 milhões de anos, formando chaminés, derrames e soleiras.
Quanto à fauna, região da Lomba dos Pianos permite a ocorrência de nidificação ripícola, incluindo aves como falcão peregrino, bufo-real e águia de bonneli, além de corvo-marinho-de-crista e melro-azul. Para a flora, a situação é complicada, já que o local sofre muito com o vento e o substrato dificulta a adaptação de muitas plantas. Apesar disto, na área abandonada da pedreira são encontrados chorão-das-praias e cana-do-reino.
(Crédito da imagem: ManaSyn - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
danos, mercado, gestão pública, política, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, asteroides, eventos e outros.

    Danos e reparos
Plataforma P-38 teve vazamento de óleo na Bacia de Campos


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro


    Gestão pública
ANM realizará Reunião Participativa em 14/10 para debater as alterações da Resolução nº 95
    A abertura de Processo de Participação e Controle Social (PPCS) tem a finalidade de dialogar acerca da proposta de alteração da resolução que consolida os atos normativos que dispõem sobre segurança de barragens de mineração.
    LEIA MAIS em www.gov.br

ANM divulga lista de impactados por estruturas de mineração após requerimento em 1ª instância
    Está disponibilizada em anexo NOTA TÉCNICA SEI Nº 3791-2022-DINDIPR-SAR-ANM-DIRC, com a lista dos municípios beneficiários, referente às estruturas de mineração, para o período de 05/2022 a 04/2023.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Política
Governo apoia venda de direitos minerários de potássio da Petrobras
    Na visão do MME, o processo vai aumentar a competitividade do setor de mineração no País e ajudar a suprir demanda interna por fertilizantes.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
R$ 1 bilhão será investido pela Raízen em sua terceira planta de etanol de segunda geração (E2G) do Parque de Bioenergia Univalem
    (Por Geovane Souza) A Raízen simplifica sua estratégia de crescimento, colocando ênfase principal em fontes de energia renováveis e soluções limpas, e promete gerar muitas vagas de emprego.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Multinacional portuguesa Galp investe pesado e compra 4 parques eólicos no RN
    (Por Roberta Souza) O investimento foi feito, com a aprovação do CADE, para adquirir a Ventos de Santo Antão, com cerca de 4 parques eólicos de geração de energia limpa.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Prumo Logística prevê R$ 22 bilhões de investimentos em energia eólica offshore no Porto do Açu pelos próximos anos

Fonte solar puxa crescimento da expansão da geração de energia elétrica em setembro

Sansuy e MWM fazem acordo para produzir biodigestores para produção de energia e biofertilizantes no Brasil
    Visam oferecer solução completa para descarbonização da cadeia do agronegócio e da cadeia de processamento de resíduos orgânicos dos centros urbanos.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Meio Ambiente
Pela quarta vez, MRN conquista Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol
    A Mineração Rio do Norte (MRN) adotou em 2013 a ferramenta GHG Protocol e, a partir de 2014, a tecnologia do Sistema Climas.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Paleontologia
Descoberto fóssil de animal que viveu antes dos dinossauros
    O fóssil, que mede pouco mais de meio metro, viveu pelo menos 50 milhões de anos antes do surgimento dos dinossauros. Foi encontrado na costa da Ilha Prince Edward, no leste do Canadá.
    LEIA MAIS em revistaoeste.com

Crânio de 6 mil anos em Taiwan sugere existência de povo indígena lendário
    Fóssil pode ter pertencido a jovem mulher descendente de antigo grupo étnico negrito que vivia no Sudeste Asiático e tinha pele escura e baixa estatura.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Vulcanismo
Vulcão Raraku
    (Por Rodrigo Mozelli) Este vulcão da Ilha da Páscoa, na costa do Chile, causa danos permanentes em estátuas daquela ilha, que tiveram partes suas carbonizadas.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Stromboli na Itália, Grímsvötn na Islândia, Nishino-Shima, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Fuego na Guatemala, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 11, no norte da Ilhas Ascención (5,2 graus), nas Ilhas Salomão (5,2), em Vanuatu (5,3) e na região central da Turquia (5,0).
    Dia 12, no leste das Ilhas Kuril (5,0 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 11, na fronteira Rússia-Cazaquistão (4,5 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,8), em Tonga (4,9), dois no sul das Ilhas Fiji (4,9 e 4,6), em Myanmar (4,6), em Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,8), nas Ilhas Izu, região do Japão (4,9), na região de Fiji (4,9) e nas Ilhas Fox, Alasca (4,5).
    Dia 12, no sul das Ilhas Fiji (4,9 graus), na região de Kep. Tanimbar, Indonésia (4,5), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,6), a leste das Ilhas Sanduíche do Sul (4,7), na região das Ilhas Kodiak, Alasca (4,6), em Papua, Indonésia (4,9), no norte de Qinghai, China (4,7), no oeste da Ilhas MacQuarie (4,7) e na região de Fiji (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Cientistas descobrem "coração antigo" da Via Láctea
    (Por Isabela Valukas Gusmão e André Lucena) Astrofísicos podem ter encontrado o núcleo mais antigo da Via Láctea, porção original de estrelas em torno do qual todos os outros astros se formaram.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


    Asteroides
A missão DART mudou com sucesso o movimento do asteroide Dimorphos
    (Por Ashley Strickland) Foi alterado com sucesso a trajetória do asteroide Dimorphos quando a espaçonave da NASA colidiu intencionalmente com a rocha espacial em 26 de setembro.
    LEIA MAIS em edition.cnn.com


    Eventos
ANM recebe prêmio por tecnologia de monitoramento de barragens
    A ANM recebeu o Prêmio de Excelência no Uso do Sistema ArcGIS na Transformação Digital por aplicativo que sinaliza barragens de rejeito de minérios.
    LEIA MAIS em www.gov.br

32ª Semana Nacional de Oceanografia


    Extra
A mineração e a comunidade
    Vale é parceira da 4ª Edição do Programa de Empreendedorismo Industrial para alavancar a maior chamada de inovação aberta do ES.
    LEIA MAIS em www.vale.com

RS pode se tornar o Estado com mais geoparques do Brasil
    (Por Isabella Sander) Avaliadores da Unesco viajarão nas próximas semanas para Caçapava do Sul, no Sudeste, e para a Quarta Colônia, na região central do Estado, para conhecer de perto os dois territórios aspirantes à certificação.
    LEIA MAIS em gauchazh.clicrbs.com.br


Notícias em 11/10/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *