Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

20 de abril de 2022

Notícias em 20/04/2022

Assuntos do dia:
projeto, mineração, danos, barragem, petróleo, produção, mercado, fiscalização, política, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

Cachoeira de Missão Velha
Esta cachoeira está localizada no Parque Natural Municipal Cachoeira de Missão Velha e dista 4 km da cidade de Missão Velha, no CE. No local afloram arenitos da Formação Cariri, que correspondem à base da estratigrafia da Bacia Sedimentar do Araripe. A Formação Cariri, com cerca de 420 milhões de anos, teve os sedimentos depositados em ambiente de sistemas fluviais entrelaçados. O arenito resultante apresenta icnofósseis e marmitas, além de estratificações plano-paralelas e cruzadas facilmente observadas nos blocos rochosos da cachoeira. Esta é abastecida pelo Rio Salgado, com uma queda d'água de aproximadamente 12 metros, em meio à vegetação densa, que ao longo das margens do rio inclui mandacarus e juremas, contrastando com a típica vegetação da caatinga. Até o século XVIII, indígenas Kariris construíram aldeamentos na região atraídos pela abundância da água. Parte dos habitantes da região são descendentes deste povo guerreiro que deixou como legado muitas histórias. Há ainda lendas como a que contam os mais velhos sobre a existência de uma mãe d'água que chama, com voz misteriosa, os banhistas para locais perigosos, levando-os à morte.
(Crédito da imagem: guialugaresturisticos - fonte1 - fonte2)

    Projetos
Aura faz acordo com Big River para Joint Venture
    A aquisição representa uma oportunidade para a Aura expandir seus projetos em fase de desenvolvimento por meio da aquisição do Projeto de Ouro em Borborema (RN).
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br

Latin Resources investe no Projeto Salinas para lítio

Fertilizantes: Galvani esclarece sobre Santa Quitéria


    Mineração
O rebaixamento de lençol freático na mineração
    Na mineração, o rebaixamento do lençol freático ocorre no momento em que a cava atinge o nível d’água e continua até o momento de se iniciar o processo de descomissionamento da mina.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

Modelo hidrogeológico de rebaixamento de lençol freático na mineração
    Os processos de rebaixamento do lençol freático e controle das águas na mineração são essenciais em muitos casos. Os estudos e modelos devem ser desenvolvidos para a viabilidade do empreendimento e controlar ao máximo os impactos ao meio ambiente.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Danos e reparos
Estudo identifica 165 áreas de perigo no município de Igrejinha (RS)
    Buscando fazer o mapeamento de perigo da região do município de Igrejinha, no RS, acaba de ser publicado o estudo "Carta de Perigo a Movimentos Gravitacionais de Massa".
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Barragem
Vale inicia obras para eliminação de mais uma barragem a montante em MG

Balanço de obras de descaracterização de barragens da Vale
    A Agência Nacional de Mineração determinou em 2019 que todas Barragens de Mineração alteadas pelo método de montante ou com método construtivo desconhecido devem ser descaracterizadas até 2022.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Petróleo
Mais de R$ 500 bilhões serão arrecadados pela União em 10 anos através dos contratos de Partilha de Produção do Pré-Sal
    (Por Júnior Aguiar) A Pré-Sal Petróleo (PPSA), responsável pela gestão dos contratos em regime de Partilha de Produção, administra os valores que a União recebe por direito com a exploração do petróleo no polígono do Pré-Sal tanto da Petrobras como das empresas parceiras.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Partilha rendeu 17 mil barris de petróleo por dia ao país em fevereiro, diz PPSA

Petrobrás e Equinor conseguiram iniciar seu projeto de recuperação avançada de petróleo em dois poços do campo de Roncador
    A produção nesses dois poços começou com quase cinco meses de antecedência, a um custo 50% inferior do que o previsto anteriormente.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Petróleo se tornou produto mais exportado pelo estado do RN
    (Por Igor Jácome / G1 RN) Produto representou metade das vendas potiguares para o mercado externo no primeiro trimestre de 2022. Custo de refino e alta no preço do produto explicariam movimento, segundo a Sedec.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Produção
Exportações brasileiras de rochas ornamentais no 1º trimestre deste ano tiveram uma evolução de 7,98% frente ao mesmo período em 2021

Vale: Relatório de Produção do primeiro trimestre de 2022
    A produção de finos de minério de ferro totalizou 63,9 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2022. Este valor corresponde a 4,1 milhões de toneladas menos que no primeiro trimestre de 2021.
    LEIA MAIS em www.vale.com

Great Panther: Produção de ouro cai 41% no trimestre

Níquel: Atlantic Nickel exporta mais 10 mil toneladas


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro

Mercado do ferro


    Fiscalização
O mineral Torianita, rico em urânio e tório, está sendo levado do estado do AP e comercializado cladestinamente


    Política
Proposta aumenta a taxação sobre minérios e destina verbas à saúde
    Projeto aumenta em cerca de R$ 10 bilhões os recursos para a União, os estados e os municípios custearem as ações em saúde.
    LEIA MAIS em www.camara.leg.br


    Energia alternativa
BNDES aprova operação que permitirá a consumidores de energia da Amazônia substituir seus geradores a diesel por usinas solares

Enel vai investir 4,9 bilhões de euros para expansão do mercado de energia renovável e geração de empregos no Brasil
    (Por Valdemar Medeiros) Além disto, planeja investir na produção de hidrogênio verde na BA, contribuindo com a redução na emissão de poluentes.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

RJ anunciou que irá disponibilizar recursos para apoiar os projetos de energia solar e alavancar investimentos do setor

Equinor prevê aplicar 50% de seus investimentos em energia renovável até 2030

BYD Energy do Brasil inaugurou sua nova linha de produção de módulos fotovoltaicos no país
    As novas instalações, em Campínas, SP, receberam completa renovação de seus equipamentos e processos, adotando alta tecnologia já disponível no Brasil.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Meio Ambiente
Amazônia terá sistema abrangente de análise de emissões de gases de efeito estufa
    O Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da Universidade de São Paulo (USP) está desenvolvendo um banco de dados sobre as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) na região amazônica.
    LEIA MAIS em www.labgis.uerj.br


    Geologia
Potencialidade dos granulados marinhos é investigada na plataforma continental rasa do estado de PE
    O estudo apresenta o levantamento geológico, oceanográfico e ambiental do potencial mineral marinho e costeiro da região.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Paleontologia
Descoberto trilobita que tinha características inéditas
    Foi identificado trilobita de 473 milhões de anos das rochas ordovicianas dos vales peruanos dos rios Apurímac, Ene e Mantaro. Trata-se de um novo gênero e espécie do grupo de trilobitas trinúcleos denominado Fantasticolithus isabelae.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Fóssil antigo pode ser o primeiro briozoário com esqueleto duro
    (Por James Ashworth) Um animal colonial que foi um dos primeiros a desenvolver um exoesqueleto pode ter sido descoberto em Nevada, EUA.
    LEIA MAIS em www.nhm.ac.uk


    Vulcanismo
Vulcão Kawah Ijen
    (Por Alfredo Graça) Este vulcão da Indonésia extravasa gás resultante da queima de enxofre, parecendo que seria lava azul.
    LEIA MAIS em www.tempo.pt

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky na Rússia, Nishino-Shima no Japão, Manam em Papua Nova Guiné, Semeru na Indonésia, Ruapehu na Nova Zelândia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Evidências do maior terremoto da história são encontradas no norte do Chile
    (Por Wyllian Torres) O abalo sísmico teria atingido uma magnitude de 9,5 graus, produzindo um enorme tsunami que levou a população costeira a abandonar o litoral por até mil anos.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 19, na região das Ilhas Filipinas (5,0 graus), em Kepulauan Talaud, Indonésia (5,1), e no Tajiquistão (5,0).
    Dia 20, na região Mauritius-Reunión (5,0 graus), dois no sudoeste das Ilhas Loyalty (5,7 e 5,0), no sudoeste da dorsal Indiana (5,1), na região das Ilhas Filipinas (5,3), dois no mar de Scotia (5,1 e 5,5) e em Antofagasta, Chile (5,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 19, três em Mindanao, Filipinas (4,6, 4,9 e 4,6 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,7), em Oaxaca, México (4,5), na Colômbia (4,6), na região das Ilhas Filipinas (4,5) e na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,6).
    Dia 20, em Vanuatu (4,9 graus), nas Ilhas Izu, região do Japão (4,7), no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,9), em Sulawesi, Indonésia (4,7), em Catamarca, Argentina (4,8), em Mindanao, Filipinas (4,9), na região de Tonga (4,9) e no sudoeste de Sumatra, Indonésia (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Descoberto habitat neandertal ao ar livre de mais de 120.000 anos
    A maioria das escavações arqueológicas dos últimos 150 anos foram realizadas em cavernas, havendo muito pouca informação para explicar o que aconteceu fora delas.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Ciência espacial
Rover Perseverance chega a antigo delta de rio na cratera Jezero em Marte
    (Por Flavia Correia) É um grande marco, pois o delta é uma "verdadeira festa geológica" para o rover, que está caçando sinais de vida fossilizada no planeta desde fevereiro de 2021.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

Será disparada mensagem para tentar contatar inteligência alienígena a 39 anos-luz da Terra
    Com músicas e conteúdo científico, a organização Messaging Extraterrestrial Intelligente (Meti) pretende localizar outras formas de vida orbitando a estrela TRAPPIST-1.
    LEIA MAIS em gauchazh.clicrbs.com.br

A espessa atmosfera de Vênus mantém o planeta em movimento


    Eventos
MME debate Programa Nacional do Hidrogênio, Combustível do Futuro e Biometano com Prefeitura de São Paulo
    Reunião destaca importância do desenvolvimento sustentável e integra uma série de esforços do governo paulistano visando à descarbonização da economia municipal.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Exposição de ciências leva materiais geológicos para colégio
    Foi aberta uma exposição de ciências no colégio Emef Júlio de Oliveira, localizado no bairro Perus, em São Paulo.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Encontro virtual destaca pesquisas de sensoriamento remoto em recursos hídricos na América do Sul
    A reunião, ocorrida em 19/04, é uma prévia do que será abordado durante a próxima conferência internacional sobre pesquisa no continente.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Fórum Brasil Mineral e Personalidades do Ano do Setor Mineral


    Extra
A mineração e a comunidade
    ArcelorMittal abre 138 vagas para Programa Aprendiz em MG. Estas vagas estarão abertas até 08 de maio.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

A guerra na Ucrânia
    (Por Gabriel Bueno da Costa / Estadão Conteúdo) AIE alerta para crises de energia e climática no mundo e humanitária na Ucrânia.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br

Pó de rocha é alternativa para crise de fertilizantes?
    (Por Aline Merladete) A remineralização dos solos é uma alternativa ao uso de fertilizantes químicos. O produto tem um custo barato e é genuinamente nacional.
    LEIA MAIS em www.agrolink.com.br


Notícias em 19/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *