Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

19 de abril de 2022

Notícias em 19/04/2022

Assuntos do dia:
projeto, mineração, danos, petróleo, produção, mercado, gestão pública, meio ambiente, geologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, asteroides, eventos e outros.


Zabriskie Point
Zabriskie Point fica na porção leste do Parque Nacional Vale da Morte, na Califórnia, EUA. Este local foi nomeado em homenagem a Christian Brevoort Zabriskie que, no início do século XX, foi vice-presidente e gerente geral da Pacific Coast Borax Companym, empresa que minerava no Vale da Morte. Este vale possui excelente registro geológico, com inúmeras formações geológicas, sendo conhecido por seu cenário de erosão. Zabriskie Point, que faz parte da Cordilheira Amargosa, apresenta colinas que foram moldadas pela força da água. A região é constituída por sedimentos da Formação de Furnace Creek, que foram depositados em um lago que secou há cerca de 5 milhões de anos. Durante vários milhões de anos, lamas salinas, cascalhos de terras altas próximas e quedas de cinzas do então ativo campo vulcânico Black Mountain foram acumulados no fundo do lago. Boratos foram concentrados nestes leitos misturados com riolito alterado oriundo de campos vulcânicos próximos. Atualmente a Formação de Furnace Creek é composta por mais de 1.500 metros de lamito, siltito e conglomerado. Na parte central da imagem acima, a porção mais escura que se destaca localiza um dique de basalto entre as rochas sedimentares da região.
(Crédito da imagem: geotripperimages - fonte1 - fonte2)

    Projeto
SGB-CPRM realiza Consulta Pública para três novos projetos
    Na rodada, serão debatidos editais de projetos de gipsita e calcário no Pará, diamantes na Bahia e ouro no Tocantins.
    LEIA MAIS em brasil61.com


    Mineração
As 50 principais empresas de mineração se fortalecem com a covid, adicionando US$ 1 trilhão em valor
    (Por Frik Els) A extrema volatilidade nos mercados de metal e mineração continuou em 2022 em meio a estoques historicamente baixos de metal nas bolsas globais, mas para a maioria dos setores os riscos permaneceram em alta.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Danos e reparos
SGB-CPRM identifica áreas de risco nos Cânions do Xingó entre AL, SE e BA
    Pesquisadores do SGB-CPRM avaliaram 19 pontos e classificaram as áreas com perigo alto, moderado e baixo. As informações foram encaminhada aos gestores dos três estados.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

SGB-CPRM realiza avaliação de áreas de risco nos cânions do rio Poti
    O relatório apontou diversos pontos de formação de reentrâncias e saliências rochosas e ressaltou o risco dos blocos soltos no topo das vertentes. Estruturação e definição de rota nesses locais devem passar por um mapeamento prévio de risco geológico.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Petróleo
Petro-Victory ampliou seu portfólio no Brasil ao adquirir 19 novos blocos na Bacia Potiguar
    De acordo com a empresa, existem 29 poços históricos perfurados nesses ativos, com a maioria deles indicando a presença de petróleo e gás.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Leilão da ANP deverá atrair investimentos de R$ 39 milhões para o RN após arrendamento dos poços de exploração de petróleo na Bacia Potiguar
    (Por Ruth Rodrigues) Cerca de 39 blocos de poços de exploração de petróleo na Bacia Potiguar passaram pelo processo de arrendamento no leilão da ANP.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Petrobras bateu recorde de tempo de construção de poço no Campo de Merlim


    Produção
Alcoa inicia retomada da produção de alumínio da Alumar, em São Luís
    (Por Estadão Conteúdo) A capacidade de produção da Alumar será retomada gradualmente até atingir a capacidade anual de 447 mil toneladas até o fim deste ano.
    LEIA MAIS em www.dinheirorural.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro

Mercado do cobre

Mercado do ferro


    Gestão pública
ANP publica relatório sobre segurança operacional em 2021
    O Relatório Anual de Segurança Operacional das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural de 2021 apresenta os indicadores de desempenho de segurança operacional da indústria de exploração e produção (E&P) de petróleo e gás natural.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Meio Ambiente
O derretimento das calotas polares pode não interromper a corrente oceânica
    A maioria das simulações do futuro do nosso clima pode ser excessivamente sensível ao derretimento do gelo do Ártico como causa de mudanças abruptas na circulação oceânica.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com

Uma visão mais nítida dos rios e bacias hidrográficas do mundo
    (Por Bernhard Lehner, Achim Roth, Martin Huber, Mira Anand e Michele Thieme) Os mapas hidrográficos digitais transformaram os estudos ambientais globais e a gestão de recursos. Uma grande atualização do banco de dados fornecerá visões ainda mais claras e completas das vias navegáveis da Terra.
    LEIA MAIS em eos.org


    Geologia
UNESCO aprova Geoparque Seridó como parte da Rede Mundial de Geoparques
    Com a decisão, o parque potiguar integra a lista dos 177 geoparques mundiais. Receberá a chancela da Unesco no dia 21 de abril. Dos 18 geoparques avaliados em 2021, apenas oito – incluindo o Seridó e o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul (localizado entre o RS e SC) – foram aprovados.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    Foi identificada a composição da lava deste vulcão de La Palma, Canárias. O principal objetivo é determinar seu potencial de reutilização na sociedade, aplicado à bioconstrução ou à remineralização do solo.
    LEIA MAIS em www.abc.es

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 18, na região de Taiwan (5,1 graus), dois nas Ilhas Salomão (5,0 e 5,6) e na costa leste de Honshu, Japão (5,3).
    Dia 19, nas Ilhas Santa Cruz (5,3 graus), em Mindanao, Filipinas (6,1), três na região das Ilhas Filipinas (5,2, 5,0 e 5,0), em Tonga (6,0) e na região das Ilhas Balleny (5,3).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 18, no sudoeste das Ilhas Loyalty (4,6 graus), nas Ilhas Izu, região do Japão (4,9), e nas Ilhas Kuril (4,8).
    Dia 19, três na região das Ilhas Filipinas (4,7, 4,8 e 4,7 graus), na região de Sumbawa, Indonésia (4,6), no noroeste de Taiwan (4,8), na costa de Guerrero, México (4,9), em Salta, Argentina (4,6), em San Juan, Argentina (4,5), em Mindanao, Filipinas (4,6), e nas Ilhas Sanduíche do Sul (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Texto chinês pode conter primeiro relato de aurora boreal
    Os "Anais de Bambu", escritura possivelmente datada do século 4 aC, menciona "luz de cinco cores" vista no céu — três séculos antes do registro que se acreditava ser o mais antigo.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Ciência espacial
Grande explosão nuclear em uma estrela de vampiro
    Uma emissão de raios gama de alta energia de uma explosão estelar do tipo conhecido como nova recorrente foi detectada. A descoberta revela um novo tipo de fonte de raios gama de alta energia.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Estudo aponta que a água na lua de Júpiter está mais próxima da superfície do que se pensava
    A lua Europa tem sido uma candidata para encontrar vida no nosso sistema solar devido ao seu vasto oceano, que se acredita conter água líquida - um ingrediente chave para a vida.
    LEIA MAIS em www.dn.pt


    Asteroides
Um meteoro interestelar atingiu a Terra em 2014
    (Por Paul Scott Anderson) O referido meteoro colidiu com a Terra em 8 de janeiro de 2014, perto da Ilha Manus, em Papua Nova Guiné.
    LEIA MAIS em earthsky.org


    Eventos
Conferência internacional "Água da América do Sul vista do Espaço III"
    Realizada por SGB-CPRM, Itaipu Binacional, IRD, CNES, ABRHidro, IPH e UFRGS, esta conferência acontece entre os dias 21 e 25 de novembro.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Segunda edição da série "Conhecer, Responder e Inovar – A transição energética no ecossistema marítimo"

Workshop de Segurança de Barragens de Mineração: "Diálogo entre auditorias, responsáveis técnicos e agência reguladora"

SGB-CPRM promove curso de Mapeamento Digital dos Solos


    Extra
A guerra na Ucrânia
    (Por Reuters) Pequim priorizou a segurança energética após as incertezas geopolíticas causadas pelo conflito na Ucrânia. Produção diária de carvão da China em março atinge recorde.
    LEIA MAIS em www.mining.com

A mineração e a comunidade
    Buritirama Mineração promove a primeira atividade do ano do projeto ArBorize, na nova creche da Vila União, em Marabá.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


Notícias de 13 a 18/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *