21 de abril de 2022

Notícias em 21/04/2022

Assuntos do dia:
mineração, petróleo, produção, mercado, fiscalização, energia alternativa, meio ambiente, geologia, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, eventos e outros.

Caverna de Fingal
Esta formação rochosa está localizada no extremo sul da desabitada Ilha de Staffa, nas Hébridas Interiores da Escócia. Ela já serviu de inspiração para muitos escritores e artistas, desde Júlio Verne ao Pink Floyd. Com 22 metros de altura, 82 metros de profundidade e paredes com colunas hexagonais de basalto, esta caverna marinha era bem conhecida dos antigos povos celtas irlandeses e escoceses pelo nome de Uamh-Binn ("Caverna da Melodia") devido à acústica de seu interior, um perfeito anfiteatro para o choque das ondas do mar. Uma lenda celta conta que ela está relacionada com a "Calçada dos Gigantes", do outro lado do mar, na Irlanda, também com basalto hexagonal. Elas seriam peças finais de uma ponte construída pelo gigante irlandês Fionn mac Cumhaill (ou Finn McCool) para que ele pudesse chegar à Escócia. Iria lá para lutar com Benandonner, seu gigantesco rival, mas este destruiu a ponte para que Fionn não o pudesse perseguir. A ligação entre estas duas estruturas, proposta pela lenda, é aceita pela geologia. As duas estruturas com basalto hexagonal foram produzidas pelo mesmo fluxo de lava do Paleoceno há cerca de 60 milhões de anos. Esta lava resfriou causando contrações que possibilitaram o padrão hexagonal de fraturas perpendiculares às superfícies de resfriamento. Na Caverna de Fingal, nota-se que uma camada superior de lava não resfriou desta maneira, não apresentando o mesmo padrão. A caverna foi descoberta pelo naturalista Sir Joseph Banks em 1772, na época em que era muito popular um poema sobre o herói chamado Fingal. Esta poesia foi supostamente traduzida de um antigo épico gaélico do século XVIII de autoria do poeta irlandês James Macpherson. Serviu de inspiração para Goethe, Napoleão e também para Banks, e o nome do herói foi usado para batizar a caverna. Diversos escritores e pintores se encarregaram de divulgar a Caverna de Fingal. Mesmo sem saber desta divulgação, uma colônia de papagaios-do-mar se hospeda na costa norte da Ilha de Staffa nos meses de verão. Inúmeras outras aves marinhas nidificam ou se alimentam na ilha, incluindo gansos, guillemots, razorbills, grandes mergulhadores do norte, fulmars e grandes skuas.
(Crédito da imagem: venturesail - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

    Mineração
México: nacionalização da exploração de lítio


    Petróleo
Índia quer impulsionar importações de petróleo do Brasil


    Produção
Mineração Santaluz realiza sua primeira fundição de ouro


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Mariana Espírito Santo) Petróleo sobe mais de 1%, entre receios com abastecimento e embargo da UE.
    LEIA MAIS em eco.sapo.pt

Mercado do ouro
    (Por Notícias Bloombert) Investidores de ouro apostam contra o Fed enquanto a guerra ameaça mudança de paradigma.
    LEIA MAIS em www.mining.com

Mercado do estanho

Mercado do cobre


    Fiscalização
Operação destrói 18 máquinas usadas em áreas de garimpo ilegal em Parauapebas
    A operação Contenção da Polícia Federal (PF) foi deflagrada para combater o garimpo ilegal no interior do PA.
    LEIA MAIS em oimpacto.com.br


    Energia alternativa
JPMorgan Chase construirá arranha-céu de 60 andares alimentado inteiramente por energia renovável
    (Por Valdemar Medeiros) Além de utilizar energia limpa, entrando no novo eixo exigido por lei, o gigantesco banco americano vai gerar uma série de novos empregos.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Mitsubishi fecha parceria com Eneos para produzir combustível renovável a base de óleo de cozinha


    Meio Ambiente
Brasil já registra mais de 2 milhões de raios em 1 mês de outono
    O número de descargas elétricas no país subirá para uma média de 100 milhões por ano até o fim do século, por causa das mudanças climáticas.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br


    Geologia
Bibliotecas de Simbologia para Mapas Geocientíficos já estão disponíveis para acesso


    Mineralogia
Como os raios X desvendaram o mistério dos cristais
    (Por Tess Joosse) Os cientistas hoje podem "olhar" para a ordem interna de um cristal através de cristalografia de raios X ou difração de raios X, na qual os feixes de raios X saltam, ou difratam, dos átomos de um cristal e revelam a estrutura atômica interna.
    LEIA MAIS em www.smithsonianmag.com


    Paleontologia
Fóssil encontrado no Brasil revela que Pterossauros eram cobertos por penas coloridas
    (Por Marcos Pivetta / Atência Fapesp) Novo estudo foi publicado na revista Nature por pesquisadores da Europa e do Brasil. Fóssil, que havia sido expatriado, foi devolvido em fevereiro a museu no RJ.
    LEIA MAIS em umsoplaneta.globo.com

Fósseis de aranhas brilhantes levam a um estudo inovador de como elas foram preservadas em Aix-en-Provence
    Este novo estudo pergunta: Quais são os processos químicos e geológicos únicos em Aix-en-Provence que preservam tão primorosamente as aranhas do Período Oligoceno?
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky e Bezymianny na Rússia, Krakatau, Semeru e Dukono na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 20, na região das Ilhas Balleny (5,8 graus), em Mindanao, Filipinas (6,0), e em Kepulauan Talaud, Indonésia (5,1).
    Dia 21, na região de Tristan da Cunha (5,2 graus), na costa da Nicarágua (6,7) e nas Ilhas Kuril (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 20, na região das Ilhas Filipinas (4,5 graus), no sudeste das Ilhas Loyalty (4,9), na região das Ilhas Revilla Gigedo (4,8), na região da Tríplice Junção de Galápagos (4,8), em Vanuatu (4,6), dois na fronteira Panamá-Costa Rica (4,5 e 4,7) e na costa da Nicarágua (4,7).
    Dia 21, no sul das Ilhas Fiji (4,8 graus), em Papua, Indonésia (4,5), no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,8), na região de Tristan da Cunha (4,8), em Sumatra do Sul, Indonésia (4,9), em Kepulauan Babar, Indonésia (4,6), na costa da Nicarágua (4,5), em Sulawesi, Indonésia (4,6), e dois na região das Ilhas Kuril (4,5 e 4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Procurando o Planeta 9
    Plutão não atendeu à definição de planeta, mas alguns astrônomos pensam que pode haver um legítimo Planeta 9 por aí.
    LEIA MAIS em bigthink.com

Descoberto um megamaser natural que revela uma grande galáxia em colisão.
    Quando as galáxias colidem e se fundem, o gás que elas contêm torna-se extremamente denso, o que estimula as moléculas de hidroxila (compostas por um átomo de oxigênio e um átomo de hidrogênio) e produz um sinal de rádio específico conhecido como maser.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Eventos
2º treinamento de implantação do TSM no Brasil
    A gestão de água foi tema da segunda oficina de treinamento de implantação do programa do Towards Sustainable Mining (TSM) no Brasil, desenvolvido pela Mining Association of Canada/Associação de Mineração do Canadá (MAC), que aconteceu no dia 20/04.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Pesquisador do SGB-CPRM se reúne com governador do TO para debater projeto de desenvolvimento do setor mineral na região
    O encontro foi marcado pela formalização da entrega do Mapa Geológico e de Recursos Minerais do TO ao gestor do estado.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Onshore Week 2022
    (Por Davi de Souza) Este evento, finalizado ontem (20/04), teve anúncio de novo mapa do potencial terrestre do país e expectativas de crescimento do setor.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

I Workshop de Segurança de Barragens de Mineração: "diálogo entre auditorias, responsáveis técnicos e agência reguladora"


    Extra
A guerra na Ucrânia

Explorando a geologia do planeta por meio de telemanipulação de retorno de força da órbita
    (Por Michael Panzirsch e al) Com base nesse método, foi simulado um cenário com um astronauta na Estação Espacial Internacional (ISS) usando um dispositivo para controlar um robô móvel na Terra para coletar amostras de rochas.
    LEIA MAIS em www.science.org

Como o gás do Pré-Sal pode reduzir a dependência brasileira de fertilizantes importados
    (Por Célio Yano) O Plano Nacional de Fertilizantes projeta reduzir a dependência brasileira da importação dos insumos dos atuais 85% para 45% até 2050. Este índice poderia ser atingido com a utilização de gás natural para a produção de intermediários nitrogenados utilizados na fabricação do chamado NPK.
    LEIA MAIS em www.gazetadopovo.com.br


Notícias em 20/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *