15 de dezembro de 2022

Notícias em 15/12/2022

Imagem em destaque

Arquipélago de Socotra
O Arquipélago de Socotra (ou Socotorá) é constituído por quatro ilhas, incluindo Socotra (95% da área terrestre do arquipélago) e outras três menores, Abd Al Kuri, Samha e Darsa, além de duas pequenas pilhas de rochas marítimas. Está situado no norte do Oceano Índico, na costa sudeste do Iêmen e suas ilhas são separadas por mares relativamente rasos, mas entre elas e o continente africano há uma trincheira profunda, ainda que estreita.
A plataforma de Socotra é formada por embasamento do Pré-Cambriano submerso. Constitui uma microplaca de granito de origem continental, com 700-800 milhões de anos de idade, como parte do continente afro-árabe. O arquipélago corresponde a antigo fragmento da parte central do Gondwana e ficava relativamente perto da Índia, até que eventos tectônicos do Mesozoico levaram ao rompimento do Gondwana Oriental. A Plataforma Socotra permaneceu próxima do sul da Arábia até o rifting oceânico do Golfo de Aden no Oligoceno-Mioceno. Cerca de seis milhões de anos atrás, o pequeno pedaço de terra se aproximou do lado da Península Arábica e foi quebrado em quatro ilhas, formando o arquipélago. As flutuações do nível do mar provavelmente permitiram uma ligação terrestre entre as ilhas e o Chifre da África em vários momentos, particularmente durante as glaciações dos últimos 150.000 anos.
Socotra consiste de rochas graníticas que afloram nas Montanhas Haggeher, que se formaram como parte do complexo do embasamento do Pré-Cambriano. Margeando as Haggeher, há planaltos de calcário com até 1.000 m de altitude (no caso do Planalto Diksam). Estes calcários foram depositados durante várias transgressões marinhas no Cretáceo, no Paleoceno e no Eoceno. Eles predominam na Ilha de Socotorá com áreas fortemente carstificadas e extensos sistemas de cavernas. No centro (Bacia de Zahr), no sul (Planície de Noged) e no norte da ilha, estes planaltos são limitados por planícies costeiras compostas por areias quaternárias e recifes de coral elevados. As ilhas menores são constituídas principalmente por falésias calcárias.
Nos últimos seis milhões de anos, um ecossistema único surgiu no arquipélago, fazendo-o merecer o apelido de "Galápagos do Oceano Índico". Mais de 30% das plantas, 90% dos répteis e quase todos os moluscos não podem ser encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Apesar do seu isolamento, este arquipélago é habitado desde a antiguidade. Uma ruína de cidade, datada do Século II, foi encontrada na Ilha de Socotra.
A característica principal do Arquipélago de Socotra são as árvores suculentas e tolerantes à seca, como a "Sangue de Dragão", que parece um disco voador invertido, e a Adenium socotranum, que parece uma pata de elefante (vistas na imagem acima), crescem em planaltos rochosos de granito e calcário, contribuindo para o paisagismo. Aves como o estorninho de Socotra, o pássaro solar de Socotra e o grosbeak de Socotra, como os nomes indicam, são endêmicos. Os morcegos são o único mamífero nativo da ilha.
(Crédito da imagem: Straight - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

Assuntos do dia
mineração, barragem, petróleo, produção, mercado, política, água, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Mineração
Projeto para taxação do setor mineral em MT
    Ibram condena este projeto. Se aprovado, nova tributação irá inviabilizar novas atividades e desacelerar a produção no MT.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Barragem
Equinox Gold conclui descaracterização da barragem Lago III, em Barrocas (BA)
    A obras foram iniciadas em novembro de 2021 em cumprimento à exigência legal da ANM, que determina a desativação das barragens construídas com método a montante ou desconhecido.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Petróleo
Petrobras lança novo portal da transparência

Petroleiras independentes vão investir mais de R$ 40 bilhões no setor de óleo e gás brasileiro

Enauta consegue recertificação do FPSO Petrojarl I


    Produção
Setor de rochas ornamentais no ES tem queda no faturamento
    No acumulado do ano, até novembro, o setor de rochas ornamentais no ES registrou redução de 2,7% frente ao mesmo período de 2021.
    LEIA MAIS em eshoje.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Lara Rizério) O que esperar para o petróleo em meio à volatilidade da commodity? Analistas destacam projeções para 2023 e ações preferidas.
    LEIA MAIS em www.infomoney.com.br

Mercado do ouro


    Política
MME lança plataforma para acesso a projetos na Política Pró-Minerais Estratégicos
    A plataforma traz mais transparência para o conhecimento dos projetos na Política Pró-Minerais Estratégicos, cujo principal objetivo é articular ações entre órgãos públicos para implantação de projetos de produção de minerais estratégicos visando o desenvolvimento do País.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Água
Novo satélite permitirá ao Brasil ter mais informações hidrológicas da bacia Amazônica
    Com participação do SGB-CPRM, SWOT será lançado amanhã na Califórnia. Primeiras informações devem estar disponíveis no segundo semestre de 2023.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
Vestas e Casa dos Ventos eestendem por mais dois anos uma parceria de fornecimento de turbinas eólicas


    Meio Ambiente
Vale e ICMBio lançam projeto inédito para mapear DNA da biodiversidade brasileira
    O Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) firmaram parceria para lançar o DNA Ambiental, projeto inédito de mapeamento genético e genômico de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, exóticas ou que tenham potencial para gerar renda para agricultores envolvidos com projetos de bioeconomia, especialmente na Amazônia.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Projeto de Monitoramento de Praias realiza soltura de pinguins em Angra dos Reis


    Paleontologia
Fósseis de artrópodes gigantes de 470 milhões de anos são achados em Marrocos
    (Por Augusto Dala Costa) Novo sítio arqueológico no Marrocos mostra como artrópodes gigantes, de até 2 metros, dominavam os mares no período Ordoviciano, de 470 milhões de anos atrás.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br


    Vulcanismo
Como detectar o acúmulo de magma meses antes de uma erupção vulcânica

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Krakatau e Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Cotopaxi no Equador, Sabancaya no Peru e Villarrica no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 14, nas Ilhas Rat, Alasca (6,3 graus), e em Myanmar (5,0).
    Dia 15, em Taiwan (5,9 graus), no oeste da Ilha MacQuarie (5,1) e na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 14, no sul da dorsal Pacífico-Leste (4,9 graus), na região central do Peru (4,7), na costa do Oregon, EUA (4,9), no norte de Xinjiang, China (4,5), em Samar, Filipinas (4,8), em Kepulauan Talaud, Indonésia (4,5), no sudeste da dorsal Indiana (4,8) e em Taiwan (4,5).
    Dia 15, no Mar de Molucca (4,7 graus), em Taiwan (4,6), em Hokkaido, região do Japão (4,6), na região das Flores, Indonésia (4,5), em Sulawesi, Indonésia (4,6), na costa norte de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,8), e na região central do Peru (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Como um mundo se tornou o "Planeta do Inferno"
    A cerca de 40 anos-luz da Terra, existe um sistema solar (55 Cancri) composto por um par de estrelas e vários planetas. Um deles é apelidado de "Planeta do Inferno".
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Tecnologia
Marinha do Brasil anuncia conclusão da primeira fase da Usina de Enriquecimento de Urânio

Células solares vivas

A fusão é a energia nuclear sem os derretimentos e resíduos radioativos
    (Por Notícias da Bloomberg) Se for aperfeiçoada em uma forma que possa funcionar em uma usina de energia – não apenas em um laboratório avançado do governo – a fusão pode oferecer uma fonte de energia limpa que evita muitas das armadilhas que perseguem a energia nuclear há décadas.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Evento
MME abre Consulta Pública sobre o Plano Trienal do Programa Nacional do Hidrogênio
    As informações sobre a Consulta Pública e o Plano serão apresentadas em webinar, nesta quinta-feira (15/12).
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Extra
BNDES NÃO emprestará US$ 689 milhões para construir gasoduto na Argentina


Notícias em 14/12/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *