9 de dezembro de 2022

Notícias em 09/12/2022

Imagem em destaque

Arquipélago de Galápagos
Este arquipélago está localizado a 1.000 km a oeste da costa do Equador, com treze ilhas principais e centenas de afloramentos rochosos menores, totalizando 127 ilhas e ilhotas próximas ao Círculo de Fogo do Pacífico. Cada ilha é formada por um único vulcão, exceto a Ilha Isabela, que tem seis, embora eles se juntem acima do nível do mar.
Galápagos está situado na placa tectônica de Nazca que se movimenta para leste atualmente a uma taxa entre 6 e 8 cm/ano. Ela se afasta das placas de Cocos e do Pacífico e colide com a placa Sul-Americana nos Andes. Este movimento acontece sobre o hotspot, relativamente estacionário, que formou o arquipélago e que fica na convergência das dorsais Carnegie e Cocos.
As ilhas San Cristóbal e Española, a leste, são as mais antigas e Isabela e Fernandina, mais a oeste, são as mais jovens. A Ilha Española, com rochas datadas em cerca de 3,25 milhões de anos, foi tão corroída pela erosão que não há mais evidência do seu vulcão original. Enquanto o ponto mais alto da Ilha San Cristóbal, por exemplo, tem altitude de 730 m, na Ilha Fernandina a maior elevação chega a 1.476 m. As ilhas mais jovens têm rochas com apenas 750.000 anos aproximadamente.
Uma evolução na morfologia dos vulcões e na composição do magma começou a acontecer por volta de 1 milhão de anos atrás. Em decorrência, os vulcões mais a leste têm encostas íngremes e são encimados por grandes caldeiras, ao contrário das ilhas mais a oeste, cujos vulcões não possuem caldeira. Os vulcões mais a oeste extravasaram magmas relativamente menos primitivos, afetados pelo alto suprimento diretamente sobre a pluma do manto.
As rochas do arquipélago são compostas em grande parte por basalto e, como é característico deste tipo de rocha vulcânica, as erupções tendem a extravasar lava em vez de produzir explosões de cinzas e detritos. Dois tipos de fluxo são encontrados: aa (mais viscoso) e pahoehoe (com textura mais lisa e retorcida). No arquipélago são ocorrem túneis de lava (quando a lava esfria é formada uma crosta, enquanto a porção mais quente continua fluindo no interior até restar um tubo oco que pode se estender por quilômetros) e crateras (quando câmaras de magma ficam vazias e têm o teto desabado).
Galápagos é o arquipélago mais estudado no mundo devido principalmente ao interesse pelo seu ecossistema. O primeiro a chegar no arquipélago foi o frade dominicano Fray Tomás de Berlanga (1487-1551), bispo do Panamá. Em 1535, ele descobriu Galápagos ao ser desviado do seu caminho por correntes marítimas. No século XVII, piratas e bucaneiros usaram o arquipélago como ponto estratégico, pois ficava longe o suficiente para fugas necessárias, mas não tão longe de rotas comerciais e cidades costeiras. Em 1835, na rota de retorno pelo Pacífico, após passar pelo sul da América do Sul, Chares Darwin (1809-1882) fez sua famosa visita às Ilhas Galápagos e o que viu ajudou a entender a seleção natural das espécies. No final do século XVIII, foi a vez de baleeiros passarem a visitá-la já que a região tinha o que eles procuravam.
A extraordinária diversidade de flora e fauna se originou a partir de espécies que chegaram ao arquipélago pelo ar (voando ou sendo sobradas) ou pelo mar (nadando ou flutuando em alguma "jangada" natural), além, é claro, da interferência humana. A situação ensolarada equatorial das ilhas (algumas ficam acima ou no equador, mas a maioria está no hemisfério sul), combinada com as frias correntes oceânicas de Humboldt e Cromwel, possibilitou uma mistura incomum de espécies de clima tropical e temperado.
Na imagem acima, é possível ver caranguejos Sally Lightfoot destacados pela cor avermelhada sobre o basalto escuro da costa da Ilha Santa Cruz do Arquipélago de Galápagos. Ao fundo, aparece o farol Punta Estrada.
(Crédito da imagem: David Stanley - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5 - fonte6)

Assuntos do dia
mineração, danos, petróleo, mercado, política, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, asteroides, eventos, vagas e outros.

    Mineração
Anglo American investe em projetos que aliam inovação e sustentabilidade


    Danos e reparos
SGB-CPRM e CENAD alinham trabalho conjunto sobre riscos e desastres
    O SGB-CPRM atua há dez anos no mapeamento de áreas risco geológico do país, período em que mapeou mais de 1,6 mil municípios e classificou cerca de 13,2 mil localidades.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Petróleo
Petrobras inaugura no ES laboratório de impressão 3D


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro


    Política
Taxação do sol adiada?
    (Por Valdemar Medeiros) Novo projeto de lei quer prorrogar por seis meses o prazo final para a instalação de microgeradores e minigeradores de energia fotovoltaica.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

CNPE aprova metas de redução de emissões do RenovaBio para o decênio 2023-2032
    Resolução que define metas compulsórias anuais de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa para comercialização de combustíveis é resultado de Consulta Pública realizada, este ano, pelo MME.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
CE receberá novo investimento de R$ 2 bilhões para a instalação de parque de geração de energia solar

Planta da White Martins em PE começa a produzir hidrogênio verde no Brasil


    Geologia
Declínio de elemento químico no mar precedeu uma extinção em massa
    Declínio de molibdênio no mar precedeu um grande evento de extinção em massa há cerca de 183 milhões de anos. Nessa extinção, 90 por cento das espécies marinhas foram exterminadas.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Paleontologia
Como DNA mais antigo já sequenciado revela mundo perdido de 2 milhões de anos
    (Por Rebecca Morelle) Os cientistas encontraram traços genéticos de animais parecidos com elefantes, os mastodontes, que perambulavam ao lado de renas e gansos entre as árvores da região, como bétulas e álamos, além de vida marinha como algas e caranguejos-ferradura.
    LEIA MAIS em www.bbc.com

Raro fóssil de 100 milhões de anos é descoberto na Austrália
    (Por Marília Monitchele) Os restos de uma cabeça e pescoço do réptil marítimo plesiossauro estão sendo comparados à Pedra de Roseta pelo potencial de revelar novas espécies.
    LEIA MAIS em veja.abril.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Ebeko na Rússia, Sakurajima no Japão, Ibu, Semeru e Dukono na Indonésia, Aoba em Vanuatu, Mauna Loa no Havaí, Fuego na Guatemala, Reventador e Cotopaxi no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 08, na região das Ilhas Samoa (5,1 graus), no norte da dorsal Meso-Atlântico (5,3), na dorsal Pacífico-Antártica (5,3) e no sul do Peru (5,0).
    Dia 09, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,1 graus) e na região das Ilhas Filipinas (5,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 08, nas Ilhas Bonin, região do Japão (4,6 graus), e em Minahasa, Indonésia (4,6).
    Dia 09, em Minahasa, Indonésia (4,8 graus), no Equador (4,5), dois no norte da dorsal Meso-Atlântico (ambos de 4,8), no Golfo de Moro, Mindanao, Filipinas (4,6), no Estreito de Sunda, Indonésia (4,7), na costa de Aisén, Chile (4,6), e na região das Ilha Batan, Filipinas (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Cientistas descobrem como anomalias magnéticas da Lua se formaram
    (Por Daniele Cavalcante) Cientistas tentam há décadas entender o magnetismo forte encontrado na Lua. Agora, com a detecção de um material nas amostras lunares, o mistério chega ao fim.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Um ano dura apenas 17,5 horas no "planeta infernal"
    (Por Ashley Strickland) O exoplaneta 55 Cancri e tem vários nomes, mas o mundo rochoso localizado a 40 anos-luz da Terra é mais conhecido por sua reputação de "planeta infernal".
    LEIA MAIS em edition.cnn.com


    Asteroides
Rochas espaciais radioativas podem ter semeado vida na Terra, sugere nova pesquisa


    Eventos
PodMinerar

46ª Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada
    ANM realiza esta reunião que ocorrerá de forma remota, no dia 14/12/2022 (quarta-feira), a partir das 14h30.
    LEIA MAIS em www.gov.br

1º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha
    Este evento da ANP será realizado no dia 16/12, no Rio de Janeiro. Estarão em oferta 11 blocos, sendo quatro na Bacia de Campos e sete na Bacia de Santos.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Cerimônia de assinatura de 58 contratos de concessão


    Vagas
Processos Seletivos para Professores Substitutos


    Extra
A mineração e a comunidade
    Instituições que atuam em prol do crescimento socioeconômico das comunidades de Jacobina têm até segunda-feira, dia 12, para garantir a inscrição no próximo Seminário de Parcerias da Yamana.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


Notícias em 08/12/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *