1 de dezembro de 2022

Notícias em 01/12/2022

Imagem em destaque

Cerro de los Siete Colores
Este cerro está localizado em Purmamarca, no departamento de Tubaya da província de Jujuy, na Argentina.
Do Pré-Cambriano ao Cambriano Inferior, rochas da Formação Puncoviscana, de ambiente marinho profundo, sofreram dobramentos e metamorfismo durante a orogenia Assíntia. Simultaneamente ocorreram várias intrusões ao longo da Cordilheira Oriental, uma das subdivisões da Cordilheira Andina. Subsequente soerguimento seguido de erosão e denudação, juntamente com transgressão do Cambriano, produziram a deposição dos sedimentos do Grupo Mesón em ambiente próximo à costa. Eles recobriram em discordância angular as rochas da Formação Puncoviscana.
O pacote predominantemente de conglomerados, arenitos, quartzitos, argilitos e siltitos do Grupo Mesón foi exposto pela ação tectônica e por processos erosivos. Este pacote corresponde a antigos leques aluviais recortados que cobrem a margem direita do vale da Quebrada de Purmamarca e são encontrados no Cerro de los Siete Colores.
As cores destas rochas são produto de lento processo geológico durante uma sedimentação ao longo de milhões de anos envolvendo diversos minerais em várias camadas. Destacam-se as seguintes cores: rosa (em argilitos, fangolitos e arenitos), esbranquiçada (em calcário), marrom e roxo (em arenitos ricos em carbonato de cálcio contendo chumbo), vermelha (em argilitos contendo ferro), verde (em filitos e ardósias contendo óxido de cobre), marrom terroso (em fanglomerados contendo manganês) e amarelo mostarda (em arenitos calcários contendo enxofre).
Uma teoria alternativa para a origem das cores do cerro está fundamentada em antigo tédio das crianças da aldeia com a cor opaca da paisagem. Então, em 7 noites seguidas, elas usaram uma rica paleta de cores de forma criativa.
O nome Purmamarca, no idioma aymara poderia ser traduzido como "aldeia de terra virgem" ou "aldeia do deserto". É composto por "purma" ("campo sem sementes" ou "deserto") e "marca" ("aldeia").
Por volta do ano 1470, a região fez parte do Império Inca, quando diversos grupos de indígenas viviam da agricultura de irrigação. Entre 1535 e 1600, aconteceram os primeiros contatos com a colonização espanhola. Estabeleceram-se, então, grandes propriedades que evoluíram com força de trabalho indígena. Com a independência da Argentina, em 1816, começou o declínio econômico e agrícola da região devido principalmente ao êxodo rural.
(Crédito da imagem: Augusto Sarita - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5 - fonte6)

Assuntos do dia
danos, barragem, mercado, gestão pública, política, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Danos e reparos
SGB-CPRM identifica mais de 2.000 pessoas em áreas de risco em cidades de AL
    Estudos realizados em Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras foram publicados nesta semana. No estado, o órgão federal já avaliou 32 cidades, com a identificação de mais de 74 mil alagoanos vivendo em áreas de risco.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Barragem
Orientações para Barragens em Período Chuvoso
    O período de maior concentração de chuvas no Brasil é entre os meses de novembro e fevereiro, época em que as barragens necessitam de maior atenção e devem ser fiscalizadas com a instrumentação adequada.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

ACO: Avaliação de Conformidade e Operacionalidade para Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM)
    (Por Gustavo Cruz) ACO é uma avaliação obrigatória e deve ser realizada anualmente pelo empreendedor detentor de barragens minerárias enquadradas no disposto nos § 1º e 2º do art. 9º da Portaria nº 70.389, de 17 de maio de 2017.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do lítio
    (Por Frik Els) Os custos do cátodo da bateria EV aumentam à medida que o preço do lítio estabelece um novo recorde.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Gestão pública
ANP publica painel dinâmico com estimativas de royalties e participação especial
    A ferramenta interativa disponibiliza os valores estimados da arrecadação anual de royalties e de participação especial (PE), para o período de cinco anos (inicialmente, de 2022 a 2026).
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Política
A Câmara dos Deputados aprovou Medida Provisória que autoriza a participação da iniciativa privada nas atividades de pesquisa e lavra de minérios nucleares


    Energia alternativa
Com R$ 31 bilhões em investimentos, usinas solares atingem marca histórica de geração de energia alcançando 7 GW


    Meio Ambiente
Noruega deixará de emitir licenças de blocos exploratórios de petróleo e gás até 2025


    Geologia
Otimizando a coleta de dados durante a investigação geotécnica
    A geologia de um local e seus arredores têm um grande impacto no projeto e planejamento da engenharia civil, escavação de túneis, mineração e outras atividades similares em uma área específica.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Paleontologia
Fóssil de ave desafia o que conhecemos sobre evolução dos pássaros
    (Por Ivana Fontes) A partir de um reexame do fóssil do Janavis finalides, descobriu-se características dele semelhantes às "aves modernas".
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Fóssil mais antigo de um pterodáctilo é descoberto na Alemanha

Crânio humano antigo pode resolver mistérios sobre evolução humana
    (Por Laura Intrieri) Descoberta na China pode oferecer respostas sobre diferenças na evolução encontrada em fósseis antigos ao redor do mundo.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Mauna Loa
    (Por Oliver Milman) Rio de lava deste vulcão do Havaí ameaça a principal rodovia da ilha e o Observatório Mauna Loa, um centro científico situado no flanco norte do vulcão.
    LEIA MAIS em www.theguardian.com

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch na Rússia, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 30/11, na Ilha Norte, Nova Zelândia (5,4 graus), e no sul do Irã (5,6).
    Dia 01/12, no sudoeste de Sumatra, Indonésia (5,2 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 30/11, nas Ilhas Salomão (4,6 graus), na costa norte de Papua, Indonésia (4,8), na região de Fiji (4,8), em Mindanao, Filipinas (4,8), no sul do Irã (4,6), na costa leste de Honshu, Japão (4,6), e na região das Ilhas Filipinas (4,6).
    Dia 01/12, em Alberta, Canadá (4,5 graus), dois na costa leste de Honshu, Japão (4,8 e 4,9), em Kepulauan Talaud, Indonésia (4,6), em Tonga (4,6) e no sul das Ilhas Fiji (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Mais de um século depois, mural pré-hispânico é redescoberto no Peru


    Ciência espacial
Rover da NASA contraria expectativas sobre antigo lago em Marte
    (Por Flávia Correia) Desde fevereiro de 2021, o rover Perseverance está explorando Marte em busca de sinais de vida antiga em uma cratera que se acredita ter abrigado um lago no passado (mas as evidências encontradas não sustentam essa hipótese).
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


    Tecnologia
Ilha de painéis solares flutuantes com tecnologia de rastreamento persegue a posição do sol para captar o máximo de radiação possível


    Eventos
Conferência Internacional Amazônia & Bioeconomia e EXPOSIBRAM 2023

10ª edição do Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin 2022)

O&G Summit 2022
    (Por Paulo Nogueira) Petrobras, TAG, NTS, entres outras empresas da cadeia de petróleo e gás, debatem sobre uso da inteligência geográfica no setor.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

XVI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste

Prêmio CBPM de Mineração: votação prorrogada

Fórum Permanente do Setor de Mineração de Goiás


    Extra
A mineração e a comunidade

A guerra na Ucrânia
    Preço de sete produtos importados (petróleo, hulhas, adubos potássicos, adubos nitrogenados, outros tipos de adubos, trigo e alumínio) aumenta em 51%.
    LEIA MAIS em www.comexdobrasil.com


Notícias em 30/11/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *