30 de novembro de 2022

Notícias em 30/11/2022

Imagem em destaque

Ilha de Santa Helena
Esta ilha faz parte do Território Ultramarino Britânico, juntamente com as ilhas Ascensão e Tristão da Cunha, no Atlântico Sul. Sua capital é Jamestown. É a segunda posse mais antiga do Reino Unido, depois das Bermudas, tendo sido colonizada pelos ingleses a partir de 1659.
Este conjunto de ilhas tem origem vulcânica a partir de hotspots. Embora estejam localizadas ao longo da dorsal Meso-Atlântico, no Atlântico Sul, não fazem parte dela. A medida que o Atlântico foi se expandindo, com a fragmentação do Gondwana, o hotspot que formou Santa Helena também teria sido responsável pela Linha dos Camarões, que inclui montes submarinos e as ilhas de Pagalu, São Tomé, Príncipe e Bioko.
A Ilha de Santa Helena é um vulcão escudo extinto que já foi muito maior. Atualmente, o ponto mais elevado da ilha é o Pico de Diana, com cume a 820 m de altitude, mas as elevações máximas já estiveram entre 1.200 e 1.500 m. Um volume de cerca de 20 km³ foi removido por erosão, ao esculpir profundos vales. Apenas 5% deste vulcão é visível, estando os 95% restantes abaixo do nível do mar, cuja profundidade é de 4,4 km na região.
Há 14 milhões de anos, a Ilha Santa Helena emergiu e, até 11 milhões de anos atrás, fluxos de lava subaérea foram depositadas. Formava-se o centro eruptivo do nordeste. Brechas submarinas e matacões de até 1,4 m de diâmetro de basalto e traquito com matriz verde-acastanhada são desta época. Após, a atividade eruptiva foi deslocada para o sudeste, inicialmente ficando centralizada na área da Baía Sandy. Foram formadas quatro unidades distintas, cada uma composta por um fluxo de lava sobreposto por camada piroclástica, com camadas sedimentares entre as de lava. Por volta de 9 milhões de anos, houve breve pausa nas erupções e a atividade vulcânica do sudoeste se deslocou ligeiramente para o atual cume da ilha. Lavas irromperam e, em alguns locais, preencheram canais erosivos. Há cerca de 8 milhões, diques e stoks de traquito intrudiram construindo formas que têm resistido à erosão, como Lot, Lot's Wife and Daughters, the Ass's Ears e Frightus Rock. Finalmente, uma pequena e última quantidade de lava irrompeu por volta de 7 milhões de anos atrás.
Em 1502, a Ilha de Santa Helena foi descoberta pelo navegador galego João da Nova (c.1460-1509), quando passava por ali a caminho da Índia. No início da ocupação humana, a ilha foi usada como local de exílio para criminosos ou prisioneiros de guerra e recebeu seu mais famoso residente, o general e monarca francês Napoleão Bonaparte (1769-1821). Ele ficou por lá de 1815, depois da derrota em Waterloo, até sua morte em 1821.
Charles Darwin a visitou em 1836 e, em 1844, escreveu "Observações geológicas sobre as ilhas vulcânicas", onde descreveu corretamente uma sequência basal de derrames de lava submarina, subjacente a uma série de derrames de lava basáltica, com traquitos intrusivos.
A densa floresta subtropical, que provavelmente existiu no interior da Ilha de Santa Helena, foi destruída pela introdução de cabras e de vegetação importada. Como resultado, a árvore Corda (Acalppha rubrinervis) e a Oliveira de Santa Helena (Nesiota elliptica) estão extintas e muitas outras plantas endêmicas estão ameaçadas.
A imagem acima mostra a baía Sandy, no sul da Ilha de Santa Helena, junto à região chamada Portão do Caos, com as cores do material resultante da erosão das rochas. As lavas do escudo inferior do centro eruptivo do sudeste afloram nesta região. Embora os ventos alísios alcancem a ilha, a topografia ajuda a manter esta baia com um clima calmo e ameno. É uma área árida, mas com locais bem cultivados, com plantações de café e banana.
(Crédito da imagem: StHelenaIsland.info - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
mineração, danos, petróleo, mercado, fiscalização, política, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial e eventos.

    Mineração
Estado do PA inicia certificação e rastreabilidade da produção de ouro
    A North Star emitiu o primeiro Selo Amarelo para o ouro produzido pela Serabi Gold com operações no Tapajós.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Danos e reparos
Google e SGB-CPRM lançam sistema de previsão de enchentes baseado em Machine Learning
    Parceria entre as duas instituições permite a chegada do Sistema de Alertas de Inundações ao País, com informações detalhadas sobre inundações ribeirinhas.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Petróleo
Eneva começa a operação de sistema de compressão do campo de Gavião Branco

Contratos de partilha de produção vão contribuir com cerca de US$ 344 bilhões para os cofres públicos nos próximos dez anos
    A projeção é do estudo "Estimativa de resultados nos contratos de partilha de produção", elaborado pela Pré-Sal Petróleo (PPSA).
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro

Mercado do ouro

Mercado do alumínio
    (Por Reuters) Preço do alumínio sobe à medida que a oferta apertada supera as preocupações com a demanda da China.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Fiscalização
Exército destrói equipamentos em garimpo ilegal na fronteira do AP com a Guiana Francesa
    (Por g1 AP) Operação "Grão Pará" envolveu cerca de 750 militares e também contou com colaboração das forças armadas francesas.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Política
Deputados brasileiros discutem novo Código de Mineração


    Geologia
Líquido encontrado dentro de minerais é água do mar de 390 milhões de anos atrás
    (Por Vitor Paiva) Foi encontrado em minerais de pirita de ferro de antigo mar que ocupava a região onde hoje é o estado de Nova York, em uma área desde Michigan até Ontário.
    LEIA MAIS em www.hypeness.com.br


    Paleontologia
Fóssil de superpredador que viveu antes dos dinossauros é encontrado nos EUA

Dinossauro americano pode ser o elo perdido da evolução do Tiranossauro Rex
    (Por Augusto Dala Costa) O Daspletosaurus wilsoni, de 76,5 milhões de anos, é um curioso animal que tinha protuberâncias espinhosas ao redor dos olhos.
    LEIA MAIS em br.financas.yahoo.com

Cérebro mais antigo do mundo é descoberto
    (Por Mateus Dias e Lucas Soares) O Cardiodictyon catenulum é um animal que viveu a mais de meio bilhões de anos e se parecia com um verme.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

Por que os sapos sobreviveram ao asteroide que exterminou os dinossauros


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Mauna Loa

Outros vulcões em destaque


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 29, em Tonga (5,0 graus), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,1), três na dorsal de Reykjanes (5,3, 5,1 e 5,5), nas Ilhas Ryukyu, Japão (5,0), e na região de Fiji (5,0).
    Dia 30, em Alberta, Canadá (5,3 graus), na dorsal Pacífico-Antártica (5,2), na costa leste de Honshu, Japão (5,0), e na Ilhas Norte, Nova Zelândia (5,4).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 29, em Papua, Indonésia (4,5 graus), em Porto Rico (4,5), na costa da Guatemala (4,5), em Simeulue, Indonésia (4,7), no Mar Egeu (4,6) e dois em Alberta, Canadá (4,9 e 4,6).
    Dia 30, em Antofagasta, Chile (4,6 graus), nas Ilhas Kuril (4,6), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,8), no Golfo de Paria, Venezuela (4,9), em Alberta, Canadá (4,5), em Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,5), em Halmahera, Indonésia (4,5), na costa oeste de Honshu, Japão (46), e na região das Ilhas Revilla Gigedo (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Astrônomos visualizam diretamente um planeta do tamanho de Júpiter orbitando uma estrela parecida com o Sol
    (Por Mat Williams) Nas últimas décadas, observações nos comprimentos de onda do infravermelho médio e distante levaram à descoberta de discos de detritos em torno de estrelas jovens (menos de 100 milhões de anos).
    LEIA MAIS em www.universetoday.com

A espaçonave BioSentinel deixa a Terra e a Lua para trás
    O CubeSat BioSentinel, do tamanho de uma caixa de sapatos, lançado ao espaço com a espaçonave Orion da missão Artemis 1, afastou-se com sucesso do sistema Terra-Lua.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

NASA detecta impacto impressionante de meteoro em Marte


    Eventos
9ª edição da Feira Pará Negócios
    Acontece nos dias 03 e 04 de dezembro para apresentar oportunidades de fornecimento para a mineração.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

PodMinerar

5º Fórum Técnico Pré-Sal Petróleo
    A PPSA ressaltou que a partilha de produção deve representar mais da metade da produção nacional de petróleo e 2/3 do total produzido no Pré-Sal.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin)

Encontro "Estudos Hidrogeológicos da Ilha de São Luís/MA – Subsídios para o uso sustentável dos recursos hídricos"
    Este encontro fez parte de desdobramento do projeto desenvolvido em parceria entre o SGB-CPRM, ANA e governo estadual do MA.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Evento "Meio Ambiente e Mineração: Atualidades"


Notícias em 29/11/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *