21 de novembro de 2022

Notícias em 21/11/2022

Imagem em destaque

Falésias Fósseis da Ilha Maria
Esta ilha fica na costa leste da Tasmânia, na Austrália. Suas falésias se elevam a mais de 100 m acima do nível do mar e permitem que a erosão marinha exponha fósseis variados e bem preservados.
Seus leitos de calcário foram formados no início do Permiano, há pouco menos de 300 milhões de anos. Quando a Tasmania ainda fazia parte do Gondwana, ocorreu uma transgressão do mar e vales profundos semelhantes a fiordes foram esculpidos. Mares rasos penetraram em grande parte do interior da Austrália e, neles, camadas de lamito e siltito começaram a se acumular. Enquanto isto, a vida marinha florescia com predomínio de moluscos bivalves. Com a regressão marinha, estes animais morreram e suas conchas se acumularam e se comprimiram nas camadas de calcário. Estas falésias são um local especial pelo fato de que a vida marinha nesta parte do mundo conseguiu prosperar em um ambiente polar.
Erodidas por correntes de água e gelo, muitas rochas, geralmente arredondadas e lisas, na região, atualmente são indícios da época de glaciação do Permiano. São encontrados tilitos de cor cinza escuro em camadas basais e lamitos com dropstones (fragmentos isolados de rochas). Estes foram carregados pelas geleiras e, quanto o gelo derreteu, foram depositados e incorporados no fundo do mar raso local.
O Supergrupo Parmeener, do Permiano, está exposto nas Falésias Fósseis. Ele é dividido em uma sequência inferior totalmente marinha e uma sequência superior de água doce. A sequência inferior é predominantemente composta por calcário fossilífero e arenito de granulação grossa. 
A deposição de estratos na porção inferior do Supergrupo Parmeener ocorreu dentro da Bacia intracratônica da Tasmânia. Estes estratos, acumulados nas proximidades de um alto paleogeográfico, são subdivididos em Zona Errática Inferior, Calcário Darlington e Zona Errática Superior. 
As Falésias Fósseis têm relevância também histórica para a Ilha Maria. No início da década de 1920, uma fábrica de cimento foi aberta e transformou brevemente a ilha em um centro industrial, mas também, com a extração do Calcário Darlington, muitos registros fósseis foram perdidos.
Na imagem acima, as Falésias Fósseis são vistas ao fundo e, em primeiro plano, observa-se uma região de pradaria da Ilha Maria.
(Crédito da imagem: BlueDoors - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
projeto, mineração, petróleo, mercado, cooperação, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, asteroides, conhecimento, eventos e outros.

    Projeto
Horizonte Minerals conclui pacote de financiamento de US$ 713 milhões para o Projeto Araguaia


    Mineração
Alcoa inaugura sua primeira planta de filtragem no Brasil


    Petróleo
Produção de petróleo e gás foi recorde em outubro
    A produção nacional de petróleo e gás natural foi de 4,18 milhões de barris de petróleo equivalente por dia em média, sendo 3,24 milhões de barris/dia de petróleo e 148,7 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Petróleo na Amazônia: Petrobras faz simulado para iniciar exploração no Pará e Amapá
    (Por Daniel Nardin) O exercício, que será realizado na primeira quinzena de dezembro na costa marítima do Amapá, representa a última etapa para a emissão de licença ambiental para a atividade na área.
    LEIA MAIS em www.oliberal.com


    Mercado
Mercado do cobre

Mercado da prata

Mercado da níquel
    (Por Notícias da Bloomberg) Uma proposta da Indonésia para criar um grupo de fornecedores de níquel semelhante à OPEP levantou suspeitas entre os mineradores australianos.
    LEIA MAIS em www.mining.com

Mercado do petróleo


    Cooperação
Brasil e Equador assinam Carta de Intenção para cooperação em estudos geocientíficos
    O SGB-CPRM deve ampliar, nos próximos anos, os trabalhos em parceria com o Instituto de Investigação Geológica e Energética do Equador (IIGE) para contribuir com o avanço de estudos nas áreas das ciências da Terra, como mineralogia, petrologia, geoquímica, geomorfologia, paleontologia e sedimentologia.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
Drivetech vê crescimento nos negócios em tecnologia de energia limpa

Siemens Energy assina acordo para desenvolvimento de projeto de hidrogênio verde com produção em larga escala na BA

Faro Energy e BTG concluem financiamento para investimento em usinas solares em diferentes estados brasileiros

Usina nuclear Angra 2 é novamente desligada do sistema elétrico


    Meio Ambiente
Tenho uma área contaminada, e agora?
    Uma área contaminada pode ser definida como uma área, local ou terreno onde há comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural.
    LEIA MAIS em www.hidroplan.com.br

A Terra pode regular sua temperatura para permanecer habitável
    (Por Romário Nicácio) O planeta contém um mecanismo de "feedback estabilizador" capaz de impedir que o clima oscile muito em qualquer direção.
    LEIA MAIS em oportaln10.com.br

Os menores bolsões antigos de água do mar são revelados
    A água do mar selada no que hoje é a América do Norte há 390 milhões de anos abre um novo caminho para a compreensão de como os oceanos mudam e se adaptam às mudanças climáticas.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Geologia
Cartas de Anomalias revelam commodities minerais em ferrovia na BA
    Ferro, ouro, cobre, níquel e manganês são alguns dos minérios que podem ser encontrados em uma extensão de 100 quilômetros ao longo da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Isótopos de molibdênio revelam interação entre lajes e mantos de subducção
    As fontes do manto de rochas ígneas máficas do Cenozoico e do Mesozoico do norte oriental do cráton da China passaram por diversos tipos de metassomatismo em diferentes profundidades.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Paleontologia
Diversidade e importância paleontológica das serpentes do Brasil
    (Por Thiago Mariani) A espécie mais antiga do nosso país foi encontrada em rochas do Cretáceo Inferior, de aproximadamente 115 milhões de anos.
    LEIA MAIS em faunanews.com.br

Nova espécie de pterossauro encontrada na África subsaariana

Encontrado dente de tubarão extinto há cerca de 22 milhões de anos

Raras pegadas fossilizadas de dinossauros são encontradas no leste da China
    Cerca de 15 metros quadrados de pegadas de dinossauros bem preservadas com placas fósseis positivas e negativas foram desenterradas na vila de Shanghang, cidade de Longyan, Província de Fujian, leste da China.
    LEIA MAIS em portuguese.xinhuanet.com

O mistério dos braços do T. rex que a ciência tenta desvendar há 120 anos
    (Por Zaria Gorvett / BBC) Se o mais famoso carnívoro do mundo tivesse sobrevivido à extinção em massa que exterminou os dinossauros 66 milhões de anos atrás, talvez ele acabasse perdendo completamente seus braços.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Sakurajima no Japão, Semeru e Dukono na Indonésia, Fuego na Guatemala, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 20, na região do Timor, Indonésia (5,1 graus), e em Creta, Grécia (5,5).
    Dia 21, nas Ilhas Izu, região do Japão (5,2 graus), e em Java, Indonésia (5,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 20, dois no sul das Ilhas Fiji (ambos de 4,6 graus), em Hokkaido, região do Japão (4,9), em Mindanao, Filipinas (4,5), no oeste da dorsal do Chile (4,7), na Península do Alasca (4,6), na costa leste de Honshu, Japão (4,5), em Catamarca, Argentina (4,9), e na costa de Jalisco, México (4,8).
    Dia 21, no sudoeste de Sumatra, Indonésia (4,9 graus), na região das Ilhas dos Açores (4,8), no Tajiquistão (4,5), no Austrália Ocidental (4,5) e em Tonga (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Descobertos pilares de templo do século 7 aC no Egito


    Ciência espacial
Rochas vulcânicas na Terra podem revelar processos ocorridos em Vênus
    (Por Danielle Cassita) Novo estudo sugere que Vênus pode ter se tornado um planeta com condições extremas devido a centenas de anos de atividade vulcânica acompanhada de erupções.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Observando as primeiras galáxias que se formaram no universo

O vulcanismo maciço foi o culpado por tornar Vênus inabitável?
    Atividade vulcânica que durou centenas ou milhares de séculos e que ejetou grandes quantidades de material interno pode ter desencadeado o transformação de Vênus de um mundo quente e úmido para a fornalha ácida que é hoje.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Asteroides
Meteoritos podem ter trazido água para a Terra e Marte
    (Por Margaret Osborne) Rochas raras contendo carbono podem ter criado condições adequadas para a vida em ambos os planetas, sugerem dois novos estudos.
    LEIA MAIS em www.smithsonianmag.com

O meteorito que reforça tese de que água da Terra veio do espaço
    (Por Jonathan Amos / BBC) Rocha espacial que atingiu uma cidade da Inglaterra no ano passado continha água semelhante aos oceanos do nosso planeta.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Conhecimento
Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil
    Reúne os 54 dinossauros descobertos em terras brasileiras nos últimos 50 anos e faz uma breve descrição dos grupos que evoluíram a partir e também à sombra dos dinossauros.
    LEIA MAIS em www.acessa.com


    Eventos
IBRAM, Cemig e Mining Hub lançam aplicativo PROX

Programa Nacional do Hidrogênio é destacado em evento sobre tendências do setor
    Seminário realizado na ENAP tratou dos trabalhos realizados pelas câmaras temáticas do PNH2, das tendências internacionais e das políticas subnacionais para o hidrogênio.
    LEIA MAIS em www.gov.br

ANM: Reunião Participativa nº 4/2022, que trata da Avaliação de Resultado Regulatório (ARR) da Disponibilidade de Áreas
    A Agenda Regulatória da Agência Nacional de Mineração incluiu no Eixo Temático 2 - Ordenamento Mineral e Disponibilidade de Áreas, o tema "Disponibilidade de Áreas: Avaliação de Resultado Regulatório (ARR)".
    LEIA MAIS em www.gov.br

Semana Técnica UNEM-ANP debate regulação e RenovaBio em MT
    A ANP realizou, de 16 a 18/11, em conjunto com a União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), a Semana Técnica UNEM-ANP. O evento foi realizado nas cidades de Sorriso e Sinop.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Fórum Permanente do Setor de Mineração do Estado de Goiás

Live "Água, meio ambiente e urbanização"

COP27
    (Por AFP) As negociações se arrastam e os países não conseguem chegar a um acordo sobre as finanças e as medidas para reforçar o combate às mudanças climáticas.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br
    A destinação adequada de resíduos sólidos e as políticas públicas sobre reciclagem foram tema de discussões sobre sustentabilidade no último dia de painéis no Pavilhão Brasil.
    LEIA MAIS em www.pantanalnews.com.br

Conferência Municipal do Meio Ambiente em Porto Alegre, RS
    A conferência teve início na quinta-feira, 17, com palestras de especialistas sobre temas como recursos hídricos, resíduos, energia, mobilidade, prevenção a desastres, planejamento urbano, geologia e direito ambiental. Foram aprovadas 31 propostas.
    LEIA MAIS em prefeitura.poa.br

XII Atomexpo
    (Por Bruno Viggiano) Delegação brasileira viaja rumo à Rússia para participar deste que é uma das maiores feiras de tecnologia nuclear do mundo.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Extra
Geoturismo: novas trilhas mapeadas no Cariri Paraibano têm rochas gigantes, pinturas rupestres e lagoas naturais
    (Por Juliana Carneiro) Caminhos que atravessam paisagens de cinema, formações rochosas raras e vestígios da pré-história podem ser trilhados na região semiárida da Paraíba.
    LEIA MAIS em f5online.com.br

O sal rosa do Himalaia é uma farsa?
    (Por Thiago Mariani) As afirmações disseminadas não possuem aval científico e, dependendo do que levarmos em consideração, o sal rosa pode ser ainda pior que o sal comum.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Pesquisa indica que árvores causaram grandes extinções em massa

Qual a montanha mais alta do mundo?
    (Por Mychelle Araújo) Definir qual é a montanha mais alta do mundo pode parecer uma tarefa simples, mas a verdade é que vai depender bastante do ponto de vista adotado.
    LEIA MAIS em www.megacurioso.com.br

A guerra na Ucrânia

Bioeconomia: o que significa e como se aplica?
    (Por Bruna Soldera) A bioeconomia já vem se destacando no mercado uma vez que apresenta soluções para uma demanda cada vez maior de produtos e serviços, mas ao mesmo tempo contribui para a conservação de recursos naturais.
    LEIA MAIS em www.aguasustentavel.org.br


Notícias em 18/11/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *