22 de novembro de 2022

Notícias em 22/11/2022

Imagem em destaque

Pontal de Sernambetiba
Também conhecido como Pedra do Pontal ou Pontal do Recreio, esta formação rochosa está localizada na Baixada de Jacarepaguá, nas proximidades do Posto 12 da Praia do Recreio dos Bandeirantes (ou Praia da Macumba), no Bairro do Recreio dos Bandeirantes do Rio de Janeiro, no RJ. Foi tombado pelo município em 1983.
Está ligado ao continente através de um tômbolo, ou seja, uma feição deposicional provocada por erosão causada pelas ondas do mar. Tômbolos ficam visíveis durante a maré baixa. Na maré alta, o Portal de Sernambetiba se converte em uma ilha com suas paredes quase verticais. Seu cume, no entanto, pode ser alcançado com menor dificuldade a partir da praia, na maré baixa.
O Pontal de Sernambetiba é constituído por ortognaisse da unidade Granito Pedra Branca da Suíte Suruí. É uma rocha essencialmente granítica que evoluiu ao longo de tendência calcioalcalina. Está relacionado a faixas orogênicas de maior deformação e faz parte de grande corpo localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, o Maciço da Pedra Branca. Seus minerais máficos incluem biotita, hornblenda, allanita e titanita.
Do seu topo, com altitude de 125 m, é possível avistar a Pedra Bonita, a Pedra da Gávea, o Parque Ecológico Chico Mendes, a Floresta da Tijuca e a Ilha das Palmas, além da Praia do Recreio, da Barra da Tijuca e da Baixada de Jacarepaguá.
Este pontal também é conhecido como "Pontal Tim Maia" porque este artista escreveu e cantou a música "Do Leme ao Pontal", como um tributo à beleza das praias cariocas
O nome "sernambetiba" (em tupi) significa coletivo de "sernambi", que é a contração de "seruru-nambi" (também em tupi), isto é, um mexilhão que tem forma de orelha.
(Crédito da imagem: Filipo Tardim - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5 - fonte6 - fonte7)

Assuntos do dia
projeto, barragem, petróleo, mercado, energia alternativa, geologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Projeto
Horizonte Minerals iniciará produção de níquel em 2024 e dever gerar 500 empregos
    (Por Seny Lima) A Horizonte Minerals anunciou na última semana resultados do terceiro trimestre e os avanços na construção do Projeto Araguaia, no município de Conceição do Araguaia (PA).
    LEIA MAIS em portalcanaa.com.br


    Barragem
Samarco é parceira no desenvolvimento de aplicativo para monitoramento de barragens
    O aplicativo PROX informa status de riscos para a população, onde pode tirar dúvidas e receber alertas.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Petróleo
Brasil é o 4° país com maior crescimento de plantas de petróleo e gás nos próximos anos

Karoon conclui perfuração de poço em Patola e resultado de reservatório supera expectativas

MME classifica como prioritário o projeto do novo FPSO do Campo de Atlanta


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro

Mercado do alumínio


    Energia alternativa
Hapvida NDI e EDP Brasil anunciam parceria para geração de energia solar no Brasil
    (Por Luciana Ramalhao) Esta expansão se dá como resultado do crescente interesse demonstrado por ambas as partes por projetos de energia renovável.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

A mais poderosa usina eólica flutuante do mundo e primeira no planeta a produzir energia para campos de petróleo e gás é equipada com turbinas da Siemens Gamesa
    (Por Flavia Marinho) Os mares ocidental e do norte da Europa são conhecidos por fortes correntes eólicas e, portanto, devem se tornar uma das bases da energia europeia com o uso de fontes de energia renováveis.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Empresas paranaenses entram em parceria na produção de biogás para abastecer 120 casas ao mês
    (Por Bruno Teles) Uma parceria entre a Vapza e a Cooperativa Castrolanda, na região dos Campos Gerais, no PR, visa utilizar resíduos orgânicos da produção industrial para gerar biogás a fim de produzir energia elétrica.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

CNPE adota período de transição para alterar o percentual da mistura de biodiesel no óleo diesel
    Visando a previsibilidade e garantia do abastecimento, foi mantido o atual percentual de 10% até 31 de março de 2023.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Geologia
Pesquisa apresenta evidências inéditas de rochas vulcânicas e glaciomarinhas em MT
    Estudo analisa a sucessão vulcânica da Sequência Metavulcanosedimentar Nova Xavantina, no estado do MT, a fim de investigar o processo de fragmentação do supercontinente Rodínia.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Vulcanismo
Monitoramento de gases de magma "espumosos" pode ajudar a evitar desastres

Vulcão Shivulech

Vulcão Mauna Loa

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 21, nas Ilhas Fox, Alasca (5,5 graus), na costa do Oregon, EUA (5,2), e dois na costa de Kamchatka, Rússia (5,4 e 5,1).
    Dia 22, cinco nas Ilhas Salomão (entre 5,1 e 7,0 graus), na região das Ilhas dos Açores (5,3), no sul das Ilhas Fiji (5,0) e em Vanuatu (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 21, no oeste da Austrália (4,5 graus), em Tonga (4,9), no Quirjiztão (4,6), na região de Biak, Indonésia (4,8), em Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,8), na região de Bougainville, Papua Nova Guiné (4,6), no Mar de Banda (4,9), dois nas Ilhas Kuril (4,7 e 4,6) e em Salta, Argentina (4,5).
    Dia 22, nas Ilhas Fox, Alasca (4,6 graus), cinco nas Ilhas Salomão (entre 4,7 e 4,9), no sul de Xinjiang, China (4,5), e em Kepulauan Talaud, Indonésia (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Muitos planetas podem ter atmosferas ricas em hélio
    (Por Louise Lernar) Graças a novos telescópios e métodos nas últimas décadas, agora sabemos que existem milhares e milhares de planetas circulando estrelas distantes, e eles vêm em todos os tipos de formas e tamanhos.
    LEIA MAIS em news.uchicago.edu


    Tecnologia
Célula solar totalmente de perovskita que quebrou recordes
    Essa tecnologia emergente de energia solar pode ser superada por limitações significativas (incluindo custo) inerentes às células solares de silício tradicionais.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Eventos
Workshop "Apresentação de Projetos em Carteira"
    A Rede Invest Mining realizará este workshop em 30/11 durante o Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (SIMEXMIN).
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Lançamento do livro "Projeto Geoparque Corumbataí: a relevância do patrimônio geológico na valorização do território"
    O Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE/UNESP), a Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) e demais as entidades envolvidas lançam este livro hoje (22/11), às 17h00.
    LEIA MAIS em igce.rc.unesp.br

Café Geológico
    "Fitomineração de Germânio, Terras Raras e Oligoelementos de Interesse Econômico e Ambiental" foi o tema do Café Geológico da última sexta-feira (18/11).
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

ANM: Reunião Participativa que trata da Avaliação de Resultado Regulatório (ARR) da Disponibilidade de Áreas
    O procedimento de disponibilização das áreas de pesquisa e/ou lavra, desoneradas passou por expressiva mudança desde a implementação da Resolução nº 24, de 3 de fevereiro de 2020.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Prêmio CBPM de Mineração

XII Atomexpo


    Extra
Seleção para Trabalho Voluntário na SBGf
    Com objetivo de desenvolver as diversas atividades e promover maior interação com os associados estudantes, a Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) criou em 2020 a modalidade de trabalho voluntário para estudantes de graduação ou áreas afins e de pós-graduação em Geofísica ou com área de concentração em Geofísica.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br


Notícias em 21/11/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *