17 de novembro de 2022

Notícias em 17/11/2022

Imagem em destaque

O Arco da Tasmânia
Conhecido como "The Arch", esta estrutura rochosa constituída pelo famoso dolerito da Tasmânia, está localizada na Austrália, em Eaglehawk Neck, na Península da Tasmânia, no Parque Nacional da Tasmânia.
O dolerito da Tasmânia é uma rocha do Jurássico, com cerca de 180 milhões de anos, correlacionável a formações semelhantes na Antártica e na África do Sul. Quanto houve a fragmentação do Gondwana, grandes quantidades de lava subiram das profundezas da terra através de pontos fracos na crosta terrestre. Ela resfriou lentamente entre camadas de rochas sedimentares, formando grandes cristais e produzindo uma rocha muito resistente. Na Tasmânia, formou muitas montanhas e falésias costeiras. Este dolerito influenciou o desenvolvimento da Tasmânia, contribuindo para localização de estradas, ferrovias, minas, agricultura e, até mesmo, na localização de habitats únicos para plantas e animais.
Apesar de ser uma rocha muito dura, o dolerito da Tasmânia tem um ponto de fraqueza revelado na mais recente Idade do Gelo. Ele estava na latitude adequada para sofrer com a erosão causada pelos processos de congelamento-degelo. Esta fraqueza é observada, por exemplo, no Arco da Tasmânia, onde o ar salgado e as ondas do mar esculpiram a forma atual atingindo juntas verticais. O que era uma caverna marinha acabou se transformando no arco atual cujo teto está a 52,7 m acima do nível do mar.
A Península da Tasmânia já abrigou prisioneiros, mas atualmente serve como um refúgio para os observadores da natureza, tendo "The Arch" como uma das suas atrações turísticas.
O Parque Nacional da Tasmânia protege diversas florestas e o litoral do Cabo Surville até as baías Waterfall e Fortescue e do Cabo Hauy até o Cabo Pillar e Cabo Raoul. Incorpora também várias ilhas, incluindo as ilhas Fossil e Hippolyte Rocks, além da Ilha da Tasmânia. Ele faz parte da Área Importante de Aves do Sudeste da Tasmânia, de relevância ecológica devido a sua avifauna, como o papagaio rápido e o pardalote de quarenta pintas. O parque abriga uma grande variedade de animais terrestres e marinhos e várias espécies de plantas raras.
(Crédito da imagem: Jerrye & Roy Klotz - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

Assuntos do dia
mineração, petróleo, mercado, infraestrutura, energia alternativa, meio ambiente, geologia, mineralogia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Mineração
Veículos elétricos ampliam demanda por minérios


    Petróleo
Receita com petróleo deve bater recorde de R$ 368 bi no atual governo
    (Por Carolina Nalin) Disparada do barril, dólar alto e a expansão da produção nacional explicam desempenho nos últimos quatro anos.
    LEIA MAIS em oglobo.globo.com


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro

Mercado do níquel

Mercado do ouro


    Infraestrutura
Movimentação portuária no 3º trimestre registra crescimento de 2,1%
    Julho e setembro apresentaram alta de 2,7% e 6,8%, de acordo com dados da ANTAQ. Navegação interior cresceu 25,5% no período.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
Com projeto de impacto mundial, Hitachi Energy e Equinor investem em tecnologias potentes de energia renovável para alcançar economia de baixo carbono
    (Por CPG Informes Corporativos) A Hitachi Energy e a Equinor assinaram um acordo para colaborarem entre si para a geração de energia renovável e economia de baixo carbono em suas sedes espalhadas em todo o mundo. O acordo, entretanto, não foi assinado no Brasil.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Eneva recebeu aval para operação comercial da Termelétrica Parnaíba V


    Meio Ambiente
Mais de 95% do consumo mundial de carvão ocorre em países com compromissos net zero
    (Por Nayara Machado) Agência Internacional de Energia alerta que longe de diminuir, demanda global por carvão tem se mantido estável em níveis recordes na última década.
    LEIA MAIS em epbr.com.br


    Geologia
Especialistas do Serviço Geológico dos EUA e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico fizeram visita técnica à bacia do rio Solimões

SGB-CPRM apresentou proposta à Câmara para recuperação ambiental em SC
    A mineração do carvão executada há mais de um século na região sul do estado de Santa Catarina produziu um extenso passivo ambiental.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Mineralogia
Cientistas aprendem o que é preciso para desenvolver metamateriais à base de ouro
    Uma equipe de pesquisadores da Finlândia, Cingapura e Arábia Saudita alcançou os primeiros insights sobre o crescimento de cristais de engenharia por nanoaglomerados de metal atomicamente precisos.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl
Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch e Ebeko na Rússia, Fuego na Guatemala, San Miguel em El Salvador, Sabancaya no Peru e Copahue em Chile/Argentina.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 16, em Sumatra do Sul, Indonésia (5,1 graus), no oeste do Texas, EUA (5,4), e na Ilha de Santa Cruz (5,8).
    Dia 17, no costa leste de Honshu, Japão (5,1 graus), no Equador (5,2) e na região de Nova Irlanda, Papua Nova Guiné (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 16, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,7 graus), dois na região de Fiji (4,6 e 4,5), na região de Taiwan (4,5), em Taiwan (4,5), no sudoeste de Sumatra, Indonésia (4,5), e na região de Kepulauan Aru, Indonésia (4,8).
    Dia 17, no Mar de Molucca (4,5 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Nem Lua, nem Marte: Próximo destino de missão chinesa deve ser Vênus
    (Por Vitor Paiva) Depois da missão Tianwen ser lançada com sucesso para Marte, o Programa Espacial Chinês anunciou planos de enviar uma sonda para Júpiter e, mais recentemente, incluiu o lançamento de um satélite ao redor de Vênus como possível objetivo próximo.
    LEIA MAIS em www.hypeness.com.br


    Tecnologia
Empresa da França desenvolve telhado capaz de gerar energia solar e eólica simultaneamente

Pégaso é o maior e mais ecoeficiente supercomputador da América Latina
    A Petrobras ocupa o 1º lugar em computadores de alto desempenho e ecoeficiência da América Latina pelo quarto ano consecutivo. O Pégaso é também o 5º maior da indústria petrolífera mundial.
    LEIA MAIS em www.agenciapetrobras.com.br

Cientistas brasileiros estudam produção de plástico sustentável sem uso de derivados do petróleo


    Eventos
V Fórum do Mar
    No dia 18 de novembro, às 09h, a Fazenda Marinha da Vale realiza este evento, onde serão apresentados os projetos de responsabilidade socioambiental realizados pela empresa em Portos Sul.
    LEIA MAIS em www.vale.com

Oil and Gas Conference ARPEL 2022

ANP abre nova consulta ao seu Conselho de Usuários
    Esta consulta para avaliação dos serviços da Agência ficará disponível até o dia 16/12.
    LEIA MAIS em www.gov.br

CBPM e SGB-CPRM lançam Cartas de Anomalias FIOL nesta quinta (17)

COP 27
    O Inesc chama a atenção que o Brasil, a despeito de ter campos de petróleo muito eficientes, que não necessitam de incentivos fiscais para serem rentáveis, como o pré-sal, ofereceu R$ 40 bilhões para essa finalidade.
    LEIA MAIS em meioambienterio.com
    (Por Ziad Al-Qattan) Como poluição por petróleo no anfitrião da conferência ameaça uma das principais barreiras de coral do mundo.
    LEIA MAIS em www.bbc.com

Prêmio ANP 2022
    O Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), do Centro de Tecnologia (CTEC), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) teve dois projetos indicados para concorrer ao Prêmio de Inovação Tecnológica da ANP.
    LEIA MAIS em ufal.br

6ª Conferência Municipal do Meio Ambiente em Porto Alegre
    (Por RBS TV) Evento vai até sábado (19/11). Especialistas estarão reunidos para discutir as mudanças climáticas e temas de interesse da cidade. Inscrições são gratuitas.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Extra
A mineração e a comunidade


Notícias em 16/11/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *