16 de novembro de 2022

Notícias em 16/11/2022

Imagem em destaque

Caverna Alambari de Baixo
Esta caverna está localizada no Núcleo Ouro Grosso do município de Iporanga, em SP, na região do Alto Vale do Ribeira, em longo vale ladeado por serras, como a Serra dos Motas e a Serra dos Camargos.
O Alto Vale do Ribeira abrange parte do sudeste de SP e do nordeste do PR, correspondendo à bacia hidrográfica do Rio Ribeira do Iguape. Pertence à porção meridional do Cinturão Ribeira, um compartimento tectônico da Província Mantiqueira, do final do Neoproterozoico e do início do Paleozoico. É uma província do Escudo Atlântico Brasileiro, resultante da Orogenia Colisional Brasiliano-Pan Africana. Neste contexto, afloram rochas do Proterozoico com relevo cárstico e rico patrimônio espeleológico.
Em seus cerca de 755 m de extensão e 40 m de desnível, a Caverna Alambari de Baixo é ricamente ornamentada com espeleotemas. Seu interior é marcado por dois níveis de condutos, um superior seco e um inferior que abriga o córrego Alambari, da sub-bacia do Rio Betari, pertencente a bacia do Rio Ribeira do Iguape. Na caverna, são encontradas passagens arcadas por túneis de teto rebaixado e algumas com águas represadas que atingem mais de 1 m de profundidade. Na porção final, o córrego Alambari subterrâneo é direcionado a um conduto com cerca de 60 m de comprimento que exibe morfologia freática.
A litologia da caverna é constituída por metacalcarenitos e metacalcilutitos impuros e margosos da Formação Bairro da Serra, com níveis filíticos sulfetados e presença de pirita. O desenvolvimento principal coincide com o bandamento e o padrão litológico regional NE-SW. Feições vadosas predominam, verificando-se, em alguns pontos, forte influência da superfície deposicional da rocha encaixante. Sedimentos finos depositados no piso do salão principal e em outras porções da caverna podem estar associados à fase de entulhamento do vale do Rio Betari provavelmente causado por alterações do nível do mar durante o último período glacial (10 mil a 20 mil anos atrás).
Rochas conglomeráticas calcificadas junto ao teto são encontradas na entrada da caverna. Neste local, estalactites calcíticas predominam. São também observados sedimentos pelíticos nas porções superficiais dos depósitos clásticos e de conglomerados ao longo dos meandros do córrego subterrâneo. No primeiro salão, junto a blocos abatidos é possível observar uma cortina de escorrimento inclinada depositada antes do desmoronamento daqueles blocos.
Em 1907, a Caverna Alambari de Baixo foi descoberta e descrita pelo naturalista, zoólogo, espeleólogo, arqueólogo e pesquisador alemão Sigismund Ernst Richard Krone (1861-1017), conhecido como Major Ricardo, considerado incentivador da espeleologia brasileira.
(Crédito da imagem: Ana Taemi - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
mineração, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Mineração
EUA anunciam investimentos de US$ 30 milhões em níquel e cobalto no Brasil
    A agência federal americana US Development Finance Corporation (DFC) investirá na empresa de mineração TechMet para o desenvolvimento de instalações para transformação de cobalto e níquel no Brasil.
    LEIA MAIS em br.noticias.yahoo.com


    Meio Ambiente
Um enorme rio de água doce está fluindo sob o gelo da Antártica

Países mais ricos oferecem US$ 20 bilhões à Indonésia para acabar com o carvão
    (Por Cecília Jamasmie) Nações ricas lideradas pelos EUA e pelo Japão se comprometeram ajudar a Indonésia a mudar para energia renovável e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
    LEIA MAIS em www.mining.com

8.000.000.000 de pessoas na Terra
    (Por Carlos Oliveira) Há 74 mil anos, o vulcão de Toba quase extinguiu os humanos. Restaram menos de 10 mil pessoas. Por muito tempo, a população mundial manteve-se abaixo de 1 milhão. Há cerca de 10 mil anos, com o advento da agricultura (e da atividade pastoril), tudo mudou.
    LEIA MAIS em www.astropt.org


    Paleontologia
Como eram dois "megamamíferos" que habitavam a atual Argentina há 10 milhões de anos
    (Por Irene Hartman) Uma reconstrução foi feita a partir do levantamento de mais de 70 rastros desses animais que viveram no que hoje é La Rioja.
    LEIA MAIS em micuenta.clarin.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Stromboli na Itália, Shiveluch e Ebeko na Rússia, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Aoba em Vanuatu, Atupo na Nova Zelândia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 15, no sul da Austrália (5,0 graus) e na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,2).
    Dia 16, no sudoeste de Sumatra, Indonésia (5,5 graus), e em Sumatra do Sul, Indonésia (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 15, no sul de Xinjiang, China (4,6 graus), em Minahasa, Indonésia (4,7), na região de Taiwan (4,9), dois no oeste da Ilhas MacQuarie (ambos de 4,9), no sul do Irã (4,6), na costa de El Salvador (4,5), em Java, Indonésia (4,6), no Estreito de Sunda, Indonésia (4,9), em Coquimbo, Chile (4,8), e em Mindanao, Filipinas (4,5).
    Dia 16, na Colúmbia Britânica, Canadá (4,5 graus), na fronteira Sichuan-Yunnan, China (4,7), no Equador (4,5), no sudoeste de Sumatra, Indonésia (4,8), e na reigão das Ilhas Sanduíche do Sul (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Templo de 2.500 anos foi escavado em uma antiga capital etrusca
    (Por Europa Press) Vulci era uma das doze cidades da federação etrusca e na época pré-romana era um dos centros urbanos mais importantes do que hoje é a Itália.
    LEIA MAIS em www.elmundo.es

Seca extrema revela cidade de 3,4 mil anos no Iraque


    Ciência espacial
Como uma supernova de 1604 apresentou um desafio para os astrônomos
    (Por Kat Eschner) A supernova provou a Galileu, Kepler e outros que os céus não eram fixos – embora eles estivessem errados sobre o que causou a estrela brilhante.
    LEIA MAIS em www.smithsonianmag.com

CubeSat CAPSTONE entra em órbita lunar
    Esta espaçonave da NASA voará a 1.600 quilômetros do Polo Norte da Lua em sua maior aproximação da superfície lunar e a cerca de 70.000 quilômetros do Polo Sul em sua maior distância.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Os planetas se formam após suas estrelas?


    Eventos
PodMinerar

COP27

XI versão da conferência internacional de mineração de cobre (Copper 2022)

Nuclear Legacy 2022

Workshop com professores da rede pública da região de Rio Preto sobre paleontologia


    Extra
A guerra na Ucrânia


Notícias em 15/11/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *