25 de outubro de 2022

Notícias em 25/10/2022

Imagem em destaque

Eolianitos do CE
Eolianito é uma rocha formada pela litificação de depósito eólico através da cimentação de seus grãos, principalmente através da dissolução de fragmentos de conchas por carbonato e sulfato de cálcio. Em alguns casos, a partir dos níveis mais altos nas dunas, há percolação da água per descensum até atingir o lençol freático, com consequente precipitação como cimento. Os eolianitos têm papel importante na conservação das linhas de costa e ocorrem desde regiões equatorianas até aquelas de 40 graus de latitude.
Os Eolianitos do CE estão distribuídos, de forma descontínua, ao longo de quase toda a costa noroeste do CE, por 570 km, em faixas que variam de algumas dezenas até centenas de metros de largura. São mais comuns entre as localidades de Pecém e Acaraú e têm boa representatividade das estruturas internas das rochas e dos afloramentos entre Flecheiras e Mundaú.
Formam pacotes do Holoceno, constituídos por rochas arenosas, quartzo-bioclásticas, com cimento de carbonato de cálcio. A cimentação deste material exigiu:
(i) acumulação de carbonato biogênico em ambiente marinho raso e litorâneo;
(ii) rebaixamento relativo do nível marinho, com recuo do mar, expondo os sedimentos da plataforma continental à ação eólica;
(iii) transporte dos sedimentos, com grande conteúdo de carbonatos biogênicos, para a zona costeira, onde, misturados com outros sedimentos, formaram dunas;
(iv) estabilização das dunas, quando a ação das águas pluviais dissolveram os fragmentos de conchas e carapaças biogênicas;
(v) infiltração da água rica em carbonato de cálcio nas dunas;
(vi) evaporação da água próxima à superfície com cristalização dos carbonatos nos poros das areias, atuando como cimento que solidificou as dunas; e
(vii) erosão que continua até hoje, modelando o relevo ruiniforme exibido pelos eolianitos.
Os depósitos eólicos do CE incluem
(i) palaeodunas do Pleistoceno, logo acima da Formação Barreiras, constituídas por areias quartzosas não consolidadas, com coloração vermelho escuro;
(ii) dunas parabólicas estabilizadas formadas por areias quartzosas não consolidadas, com cores que variam de laranja a cinza;
(iii) eolianitos friáveis ou fortemente litificados, formados por areias quartzosas cimentadas por carbonato de cálcio, do Holoceno superior; e
(iv) dunas ativas atuais, incluindo barcanas, barcanóides e lençóis de areia, formados por areias quartzosas.
Observam-se estruturas sedimentares primárias, incluindo estratificação de grande porte, planoparalelas e cruzadas e algumas acanaladas ou festonadas. As formas do relevo são ruiniformes, geradas por abrasão eólica, conhecidas localmente como "cascudos". Geomorfologicamente, constituem baixos platôs sedimentares sustentados pela Formação Barreiras.
Nos eolianitos, constituindo 15% do total dos grãos, predominam moluscos seguidos de algas, foraminímeros e briozoários.
Rochas, com estas características, são encontradas em região onde a toponímia têm origem preferencialmente indígena, o que é comum no CE. Eis alguns exemplos:
Acaraú tem origem no nome do Rio Acaraú, que significa "rio das garças" em tupi-guarani;
Flecheiras (ou Flexeiras) está associada a uma lenda local que conta que mulheres indígenas da região desciam os morros e praticavam pesca com suas flechas;
Mundaú tem origem no nome do Rio Mundaú, que em tupi significa "bebedojuro dos ladrões"; e
Pecém originalmente seria "Upecem" que em tupi significa "praias entrecortadas por sucessivos córregos".
(Crédito da imagem: Alexandre Medeiros Carvalho - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5 - fonte6)

Assuntos do dia
mineração, barragem, petróleo, mercado, gestão pública, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, asteroides, eventos e outros.

    Mineração
Direito a exploração de caulim, cobre e fosfato terá leilão em 07 de dezembro


    Barragem
CBA realiza mais um Simulado de Emergência de Barragem em Miraí
    O objetivo é fortalecer a cultura de segurança de suas operações e em iniciativas de prevenção no entorno de suas Unidades na Zona da Mata Mineira.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Petróleo
Oferta Permanente de Partilha (OPP): mais cinco empresas qualificadas
    Foram qualificadas mais cinco empresas inscritas na OPP para participação no 1º Ciclo, que será realizado em 16/12/2022: BP Energy do Brasil Ltda, Ecopetrol Óleo e Gás do Brasil Ltda, Petronas do Brasil Ltda, Qatar Energy do Brasil Ltda e Total Energy EP do Brasil Ltda.
    LEIA MAIS em www.gov.br

ANP publica estudos e relatórios de impacto ambiental de campos produtores
    Estão disponíveis no site da ANP os Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta e da Etapa 4 do Polo do Pré-sal da Bacia de Campos.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Petróleo do pré-sal representa 73% da produção total da Petrobras no 3º trimestre de 2022
    Companhia mantém sólida performance operacional: produção média foi de 2,64 milhões de barris de óleo equivalente por dia e fator de utilização das refinarias ficou em 88%.
    LEIA MAIS em www.agenciapetrobras.com.br

CNOOC anuncia descoberta de grande campo de gás natural em águas profundas

Petro-Victory coloca o campo de Alto Alegre novamente em operação


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro


    Gestão pública
ANM divulga lista retificada de CFEM de municípios impactados por estruturas de mineração
    É disponibilizada Nota Técnica com os requerimentos dos municípios que não constaram da lista retificada divulgada em 10/10/2022, referente às estruturas de mineração, para o período de 05/2022 a 04/2023.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
China planeja construir parque eólico offshore maior do que todas as usinas da Noruega juntas

Fonte nuclear estará no centro dos principais fóruns globais de energia até o final deste ano


    Meio Ambiente
Fertilizantes e Zaraplast inovam em projeto de big bags, utilizando plástico reciclado da Braskem
    Serão utilizados nas embalagens big bags da Mosaic Fertilizantes inicialmente 30% de resina reciclada pós-consumo (PCR), produzido pela Braskem.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Projeto patrocinado pela Petrobras recupera 600 mil m² da vegetação em torno da Lagoa do Piató

Modelos climáticos sem considerar a leveza do vapor d'água arriscam incerteza em simulações de nuvens
    Incluir a leveza do vapor de água nos modelos climáticos pode melhorar as simulações de nuvens e a precisão das previsões de mudanças climáticas.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Geologia
As placas tectônicas já operavam há 3.250 milhões de anos
    (Por Europa Press) Amostras das rochas mais antigas do planeta fornecem fortes evidências de que a crosta terrestre já operava de maneira semelhante às placas tectônicas há pelo menos 3,25 bilhões de anos.
    LEIA MAIS em www.notimerica.com


    Paleontologia
Encontrado fóssil de dente de tiranossaurídeo de 80 milhões de anos


    Vulcanismo
Detectada grande reserva de magma sob a ilha de La Palma
    (Por EFE) Também é confirmada a possível existência de grandes reservas de magma sob outras ilhas do arquipélago das Canárias.
    LEIA MAIS em www.laprovincia.es

Vulcao Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch e Alaid na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Krakatau na Indonésia, Fuego na Guatemala, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Villarrica no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismo no CE

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 24, em Samar, Filipinas (5,4 graus), nas Ilhas Salomao (5,1) e na região de Pagan, Ilhas Mariana do Norte (5,3).
    Dia 25, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (6,3 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 24, em Hokkaido, região do Japão (4,9 graus), em kepulauan Barat Daya, Indonésia (4,7), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,7), e no sul do Panamá (4,5). Dia 25, na costa de Michoacan, México (4,5 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,9), na região de Sumbawa, Indonésia (4,5), e dois na dorsal de Reykjanes (4,5 e 4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Encontrado na Alemanha um dos cemintérios mais antigos da história da humanidade

Mosaico romano com mais de 1.600 anos é encontrado na Síria

Encontrado cinto de ouro que remonta ao século 14 aC


    Ciência espacial
DART: o que a NASA aprendeu sobre Dimorphos desde o impacto até agora
    (Por Rodrigo Mozelli) Há quase um mês, em 26 de setembro, a missão DART, da NASA, que tinha como objetivo desviar a rota do asteroide Dimorphos foi bem-sucedida. Ela indicou que temos capacidade de tentar evitar que um objeto espacial como esse atinja a Terra e varra a humanidade do planeta.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o Comando da Aeronáutica celebraram protocolo de intenções para o projeto SelenITA
    O programa Artemis desenvolve o projeto SelenITA, que visa estudar tanto o clima espacial quanto de geofísica da Lua, por meio de um pequeno satélite propulsado.
    LEIA MAIS em noticiasconcursos.com.br


    Asteroides
O asteroide Ryugu nasceu no frio, nos primeiros dias do sistema solar
    (Por Keith Cooper) O asteroide Ryugu se formou longe do Sol, nas profundezas frias do sistema solar exterior, de acordo com uma nova análise de amostras retornadas pela missão japonesa Hayabusa2.
    LEIA MAIS em www.space.com


    Tecnologia
Turbinas sem pás podem revolucionar usinas eólicas e mudar o mundo da energia renovável

Liga de alumínio altamente resistente a radiação pode proteger espaçonaves
    (Por Danielle Cassita) Pesquisadores da Universidade de Leoben, da Áustria, produziram uma liga de alumínio 100 vezes mais resistente a doses de radiação quando comparada ao alumínio 6061, amplamente usado em espaçonaves.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Presidente da CBMM apresenta ao ministério projeto de baterias para veículos elétricos
    Foram expostas propostas de novos desenvolvimentos para baterias de íons de lítio mais estáveis e seguras, que realizam a recarga ultrarrápida de um veículo em 15 minutos.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Eventos
Encontro virtual do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM)
    Este encontro entre a direção do IBRAM e diversos dirigentes de empresas associadas debateu o desempenho do setor mineral no 3º trimestre.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Dez anos da Casa da Mineração: uma parceria harmônica em prol da indústria da mineração no PA
    No dia 27 de outubro, às 16h00, serão debatidos vários temas relevantes, entre os quais, as políticas públicas da região, o fomento para o setor mineral apoiar a retomada do crescimento socioeconômico sustentável do Brasil e as projeções do setor para 2023.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil 2022 recebe inscrições de 40 cases
    A cerimônia para anunciar os vencedores do Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil 2022 será no dia 22 de novembro, em Belo Horizonte.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Live "Variações geomagnéticas e dos raios cósmicos galácticos: Possível influência no clima"


    Extra
A guerra na Ucrânia


Notícias em 24/10/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *