24 de outubro de 2022

Notícias em 24/10/2022

Imagem em destaque

Cordilheira Cantábrica
Esta cordilheira, no norte da Espanha, é uma barreira montanhosa localizada paralela à costa atlântica, ao longo de 480 km, com cumes que se elevam entre 2.000 e 2.500 m de altitude. Ela é delimitada pelo Golfo de Biscaia ao norte e pela Bacia de Foreland do Douro ao sul. Estende-se do Maciço Galego-Leonês até a Depressão Basca, passando pela região chamada Picos de Europa. Juntamente com o Maciço Astur-Leonês, a Cordilheira Cantábrica, em termos geológicos, avança até o sopé dos Pirineus, representando a continuação ocidental do sistema orogênico Pirineus-Cantábrico.
Nos últimos 350 milhões de anos, choques de várias placas tectônicas fazem parte da história da Cordilheira Cantábrica, com elevações e consequentes processos erosivos. Esta cordilheira foi afetada por duas orogenias, a Varisca e a Alpina. Nesta última, houve deformação devido à convergência entre as placas tectônicas Ibérica e Europeia.
Quartzitos, arenitos, ardósias, conglomerados, camadas de carvão e calcários se acumularam durante a história da cordilheira e foram comprimidos, dobrados e fraturados, durantes as orogenias Varisca e Alpina. As rochas menos resistentes foram removidas pela erosão resultante da ação de rios, geleiras e outros processos para formar a topografia atual.
Diz a lenda, que na Cantábria há três tipos de duendes, Trastollillo, Trenti e Zahorí. O primeiro é simpático e brincalhão. Apesar de ser o mais conhecido, é muito difícil de ser encontrado porque é muito pequeno e tem a pele escura. Tem olhos verdes e brilhantes, cabelos compridos e dois pequenos chifres. Cobre-se com um manto avermelhado feito de casca de árvore. O segundo duende, Trenti, é ainda mais travesso e rebelde e, felizmente, reside longe de áreas habitadas. Sua roupa também é feita de casca de árvore, mas é de cor marrom e verde, o que facilita a sua camuflagem. Só é visto por crianças e gosta muito de milho e leite, mas não pode beber água, que é um veneno para ele. O terceiro duende, Zahorí, ao contrário dos outros, prefere ajudar os cantábricos quando estes perdem algo importante ou valioso. Basta invocar sua ajuda com uma oração. Se a pessoa que perdeu algo tem bom comportamento, Zahorí logo se põe a procurar o objeto perdido.
Na imagem acima, não é possível avistar estes duendes, apenas observam-se picos do maciço central da Cordilheira Cantábrica e a aldeia de Sotres, em Cabrales, Astúrias, na Espanha.
(Crédito da imagem: Mick Stephenson - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

Assuntos do dia
economia, mineração, petróleo, mercado, água, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Economia
Com mudanças mundiais, balança comercial do Brasil pode encolher


    Mineração
Multipath: Influências externas no monitoramento de cavas
    O monitoramento de barragens, cavas de minas, taludes naturais, pilhas, aterros e cortes é de suma importância para o gerenciamento da segurança destas estruturas.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

Metais estratégicos na transição climática: uma nova dependência após o petróleo?
    (Por AFP) Após um século de tensões geopolíticas sobre o acesso ao petróleo, os especialistas temem que a transição energética crie, especialmente na Europa, novas dependências de países produtores de metais cruciais para tecnologias de baixo carbono e eletrificação do planeta.
    LEIA MAIS em www.swissinfo.ch


    Petróleo
Enauta começará nova campanha de perfuração de poços no Campo de Atlanta


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Gabriel Bueno da Costa / Estadão Conteúdo) Petróleo fechou a semana passada em alta, com ajuda do câmbio e notícias do setor em foco.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br

Mercado do cobre

Mercado do ferro

Mercado do ouro


    Água
A importância da água no organismo - funções da água


    Energia alternativa
Com custo de R$ 200 milhões, nova usina para geração de energia solar poderá faturar mais de R$ 3 bilhões por ano no PR

Hidrogênio verde do Nordeste pode ser vetor de descarbonização da mobilidade
    (Por Millena Brasil) Relatório da SAE Brasil indica iniciativas públicas e privadas para desenvolver o mercado de H2V na região.
    LEIA MAIS em www.ne9.com.br

MG e PE se unem para projeto de usinas flutuantes de produção de energia solar nos estados

Florianópolis lidera o ranking das cidades brasileiras com maior geração de energia solar


    Geologia
Pesquisadores descobrem mineralogia anteriormente desconhecida da Terra profunda
    Novos experimentos indicam que a maior parte do manto inferior tinha um único mineral estruturado em perovskita, o que significa que a mineralogia diferia do manto inferior atual.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com

Quantos anos tem o vale de Yosemite na Califórnia?

O teor de cálcio determina a razão de intensidade de pico devido aos íons de ferro nos espectros de Mössbauer em piroxênio
    Usando a espectroscopia Mössbauer, cientistas da Universidade Metropolitana de Osaka investigam o status de íons de ferro dos piroxênios. Seu estudo revelou que em cristais de piroxênio consistindo em aproximadamente 50% de cálcio, o tensor que determina as proporções de íons de ferro nos picos espectrais de Mössbauer é independente do teor de ferro, mas dependente do teor de cálcio.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Paleontologia
Lagarto de Massachusetts é oficialmente elevado a dinossauro
    (Por Júlio Possa) O Podokesaurus holyokensis, descoberto em 1910, viveu no leste dos EUA há pelo menos 200 milhões de anos.
    LEIA MAIS em gizmodo.uol.com.br

Dentes fósseis de 439 milhões de anos estão derrubando visões de longa data sobre a evolução
    (Por Julinha Trindade) Uma equipe internacional de cientistas descobriu estes fósseis que indicam que os ancestrais dos condrichthyes (tubarões e raias) e ossículos (peixes com nadadeiras lobadas) surgiram muito antes do que se pensava anteriormente.
    LEIA MAIS em atibaiaconnection.com.br


    Vulcanismo
Atividade de magma encontrada sob o Monte Edgecumbe do Alasca
    O magma sob o vulcão Edgecumbe, há muito adormecido, no sudeste do Alasca, está se movendo para cima através da crosta terrestre.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com

Vulcão Cotopaxi

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch e Bazymianny na Rússia, Alaid no Alasca, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Semeru e Kerinci na Indonésia, Fuego na Guatemala, Sangay no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Organismos marinhos sedimentados no fundo mar podem influenciar o próximo terremoto de intensa magnitude na Nova Zelândia
    (Por Karen Teixeira) Estudos liderados por uma equipe de cientistas da University of Wellington, têm observado um penhasco rochoso na falha de Hungaroa, localizada às margens da zona de duas placas tectônicas de Hikurangi.
    LEIA MAIS em www.tempo.com

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 23, no sul de Xinjiang, China (5,0 graus).
    Dia 24, em Mindanao, Filipinas (5,3 graus), no norte do Peru (5,1) e em Tonga (5,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 23, na Costa Rica (4,5 graus), nas Ilhas Bonin, região do Japão (4,9), em Hokkaido, região do Japão (4,5), no sul de Xinjiang, China (4,7), na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,5), e dois nas Ilhas Izu, região do Japão (4,9 e 4,5).
    Dia 24, em Leyte, Filipinas (4,7 graus), no mar de Celebes (4,7), em Kalimantan, Indonésia (4,7) em Tonga (4,7), no Panamá (4,9), e dois em Hokkaido, região do Japão (ambos de 4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Artefatos mostram como autoimagem de vikings foi influenciada por romanos
    Com uma diferença de 600 anos, túmulo viking possui armas, escudos, chifres e esporas que copiam sepultura do Império Romano, além de construção ser muito semelhante.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Ciência espacial
Estudo de amostras coletadas por sonda lunar chinesa explica vulcanismo jovem na Lua
    Um grupo chinês analisou amostras lunares trazidas pela missão Chang'e-5, da China, e propôs um novo mecanismo sobre como vulcões mais jovens se formaram há 2 bilhões de anos na Lua em resfriamento.
    LEIA MAIS em portuguese.xinhuanet.com


    Eventos
Reuniões virtuais do Subcomitê de Ensaios Físicos e Metalúrgicos da ISO para Minério de Ferro (ISO/TC 102/SC 3)

Conferência anual do International Committee for Study of Bauxite, Alumina e Aluminium (ICSOBA) 2022

"200 anos da Ciência brasileira: SBPC e Sociedades Afiliadas" na 74ª Reunião Anual da SBPC

Infraestrutura verde das cidades para resfriamento urbano (GreenCities)

Simpósio do PPGArq/UFPI
    Acontece de 18 a 20 de janeiro de 2023 em homenagem aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (PPGArq/UFPI).
    LEIA MAIS em ufpi.br

360 Solar

Brazil Windpower
    Este congresso e feira de negócios da América Latina sobre energia eólica e fecha sua realização apontando um crescimento significativo no uso da geração eólica de energia.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Live "O problema das enchentes"

Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27)

29ª edição do Congresso Internacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore


    Extra
A guerra na Ucrânia

A mineração e a comunidade
    Com patrocínio da Mineração Usiminas, "A Cidade Conversa" leva música e arte para a comunidade de Itaúna. O projeto passará ainda por Mateus Leme e Itatiaiuçu.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


Notícias em 21/10/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *