12 de agosto de 2022

Notícias em 12/08/2022

Imagem em destaque
O jaspilito de Carajás
As jazidas de minério de ferro da Província Mineral de Carajás, uma das mais importantes províncias minerais do mundo, estão localizadas na porção leste-sudoeste do PA, na parte leste do craton amazônico. Esta província é dividida em dois blocos tectônicos arqueanos: o terreno granito-greenstone Rio Maria, ao sul, e o cinturão de cisalhamento Itacaiúnas, ao norte. Na província, caracterizada por depósitos de minério de ferro e de outros minerais, o Grupo Grão Pará (do Supergrupo Itacaiúnas) aflora ao longo dos flancos da dobra Carajás, uma estrutura sinclinal. No flanco norte desta dobra são encontrados os depósitos de minério de ferro da Serra Norte e no flanco sul, os depósitos da Serra Sul. Os depósitos da Serra Norte, mais conhecidos, são numerados de N1 a N9. Estes depósitos estão hospedados em sequência metavulcano-sedimentar do Neoarqueanao, pertencente à Formação Ferrífera Carajás do Grupo Grão Pará. Os minérios se caracterizam pelos tipos hematita-martita e hematita, podendo ser bandados, maciços e/ou brechados, estando intercalados em rochas vulcânicas máficas do Grupo Grão Pará. O minério de ferro com alto teor, com idade paleoproterozoica, é encontrado em jaspilitos, principalmente na Serra Norte. Eles constituem um tipo de Formação Ferrífera Bandada (BIF - Banded Iron Formation) com alternâncias de quartzo microcristalino e jaspe vermelho com hematita esferulítica, maghemita, martita e magnetita subordinada. Vários graus de alteração hidrotermal afetaram o jaspilito, produzindo o minério de ferro. Esta mineralização envolveu fluidos hidrotermais provavelmente em condições epizonais, preservados em condições crustais rasas e de baixa temperatura. A permissão de manejo dos recursos naturais é amparada por programas de Plano Diretor elaborado pelo Ibama na área da Reserva Florestal de Carajás, criada 1998. Nesta Unidade de Conservação, a principal cobertura vegetal é a "Floresta Ombrófila Aberta". Nas áreas escarpadas predomina a "Floresta com cipó", que se caracteriza por uma biomassa mediana com baixa densidade. Nos platôs a floresta é mais densa. São identificadas mais de 230 espécies pertencentes a avifauna, 6 espécies de primatas, mais de 30 espécies de ofídios e 37 espécies de morcegos. A densidade populacional dos insetos é da ordem de cem mil indivíduos por km². Por outro lado, o lado da mineração, o teor do minério de ferro mais rico na Província Mineral de Carajás é de mais de 65% Fe. Na imagem acima, observa-se um detalhe do jaspilito da cava da Mina N4E, da Serra Norte.
(Crédito da imagem (figura 3c, Artigo 1 da fonte1): Ana Paula Justo - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
projeto, mineração, barragem, petróleo, produção, mercado, gestão pública, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, asteroides, eventos e outros.

    Projetos
Águia Fertilizantes dá mais um passo rumo ao licenciamento do Projeto Fosfato Três Estradas no RS

MCTI e CNPq: Chamadas para projetos de grafeno e nióbio
    As chamadas têm parcela mínima de 30% dos recursos para serem destinados a projetos cuja instituição esteja nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Mineração
As 200 maiores empresas brasileiras de mineração

Maiores mineradoras investem em aumento de capacidade e melhoria da produtividade
    (Por Francisco Alves) No universo das 200 Maiores, um total de 45 companhias atuam na produção de minério de ferro, respondendo por 74,7% do valor total da PMB no ano.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Barragem
Vale firma acordo com Ministério Público de MG para utilizar padrões internacionais de barragens


    Petróleo
Petro-Victory expande campanha de exploração na Bacia Potiguar

CNPE aprova resolução para estimular produção de petróleo e gás em campos de economicidade marginal
    Resolução no âmbito do Promar contempla a possibilidade de redução de royalties para o mínimo legal e prevê a desburocratização de processos da ANP.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Produção da 3R Petroleum cresceu 3,1% em julho

China anuncia nova reserva de petróleo e gás
    Empresa chinesa extraiu petróleo bruto e gás natural de uma reserva recém-perfurada com cerca de 8.000 metros de profundidade na Bacia de Tarim, Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste do país.
    LEIA MAIS em monitormercantil.com.br


    Produção
Alumínio: CBA lucra R$ 511 milhões no trimestre

Aura Minerals: Produção cai, mas expectativa é positiva para 2022

Morro Verde vai dobrar produção de fosfato

Maior lucro líquido da história da Tupy no trimestre


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro

Mercado do cobre

Mercado dos metais
    Todos os metais comercializados na bolsa londrina tiveram queda de preços no mês passado, com destaque para o cobalto, que registrou um recuo de -22%. Voltarão a subir?
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Gestão pública
ANP retoma funcionamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)


    Meio Ambiente
Setor de mineração investe em energia renovável

Rios despoluídos: 5 exemplos que mostram que a revitalização é possível
    (Por Bruna Soldera) A ocupação do entorno do rio e o crescimento das cidades trazem uma série de conflitos e dentre eles a poluição dos nossos corpos hídricos.
    LEIA MAIS em www.aguasustentavel.org.br


    Geologia
CBPM e XCalibur realizam estudo Aerogeofísico inovador

CVP anuncia grande descoberta de minério de ferro na BA
    As estimativas, segundo a Companhia Vale do Paramirim (CVP), indicam a determinação de uma reserva de minério de ferro de classe mundial superior a 500 milhões de toneladas.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Paleontologia
Fóssil de Rio Negro, Argentina, revela primeiro dinossauro bípede e "blindado" da América do Sul
    Herbívoro pré-histórico de 1,5 metro de comprimento contava com fileira de armadura óssea dérmica em forma de escudos ao longo do pescoço, dorso e cauda.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Cientistas descobrem como os dinossauros suportavam seu peso
    (Por Augusto Dala Costa e Luciana Zaramela) Através de modelagem 3D e reconstrução digital foram testadas as funções dos ossos das patas de vários saurópodes diferentes.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Piolhos de múmias revelam informações sobre povos da América do Sul há 2 mil anos


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch na Rússia, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Ibu na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 11, dois nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,0 e 5,1 graus).
    Dia 12, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,4 graus) e em Guerrero, México (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 11, dois no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (ambos de 4,6 graus).
    Dia 12, no oeste das Ilhas Gálapagos (4,5 graus), na fronteira Peru-Equador (4,6), em Tonga (4,6), na costa norte de Papua, Indonésia (4,6), no mar de Banda (4,6), em Hokkaido, região do Japão (4,5), ns região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,9), na região de Hindu Kush, Afeganistão (4,5), em Luzon, Filipinas (4,5), na costa leste de Honshu, Japão (4,6), no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,5), e nas Ilhas Kuril (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Asteroides
Eventos de ejeção e redeposição de partículas na superfície do asteroide 101955 Bennu
    (Por Xin Yang, Romy D. Hanna, Andrew M. Davis, April I. Neander e Philipp R. Heck ) Foram observados frequentemente pela missão OSIRIS-REx da NASA.
    LEIA MAIS em www.nature.com

Gases nobres são outra pista para a origem da Lua
    Pesquisadores de Zurique mediram as partículas de vidro submilimétricas nos meteoritos e descartar o vento solar como fonte dos gases detectados.
    LEIA MAIS em www.la-razon.com

Uma cápsula do tempo do Sistema Solar primitivo está a caminho da Terra
    Quando a amostra do asteroide Bennu pousar na Terra no próximo ano, será a maior quantidade de material já retornado de um mundo além da nossa Lua.
    LEIA MAIS em eos.org


    Evento
Live "Água e planejamento: conheça os desafios dessa combinação"
    Esta live faz parte do programa "Porque O Mundo Precisa de Água" do Instituto Água Sustentável (IAS).
    ASSISTA em www.youtube.com


    Extra
A mineração e a comunidade
    Com o objetivo de promover a conscientização ambiental e auxiliar na geração de renda de comunidades quilombolas no município de Oriximiná, no Oeste do Pará, a Mineração Rio do Norte (MRN) retoma as atividades do Projeto de Educação Ambiental e Patrimonial (PEAP) após suspensão, devido à pandemia da Covid-19.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Ancient Earth

Sumidouro próximo à mina Alcaparrosa em Minera Ojos del Salado, no Chile
    Lundin Mining Corporation continua a investigar sua causa. Ao contrário do divulgado na mídia, o tamanho do sumidouro não mudou significativamente desde 30 de julho.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br

Obra à prova de terremoto que não usa cimento


Notícias em 11/08/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *