Em breve:
A geologia das praias coloridas do Oceano Pacífico - Parte II - Sudeste da Ásia

13 de agosto de 2022

Notícias em 13/08/2022

Imagem em destaque

Falésias de Yesnaby
Estas falésias são encontradas em Yesnaby, um trecho de Sandwick entre Stromness e Skara Brae, na costa oeste de Orkney Mainland, a principal ilha do Arquipélago Órcades ("Orkney islands"), no norte da Escócia. A região deste arquipélago, há 400 milhões de anos, ficava em latitudes equatoriais onde o clima era seco e quente e onde surgiram desertos ao longo das margens do Lago Orcadie, um lago de água doce. Um material constituído por lama e areia se depositou oriundo da erosão em regiões próximas mais elevadas. Assim, os já existentes granitos, gnaisses e xistos do embasamento foram cobertos e, ao longo de milhões de anos. restos de peixes foram fossilizados no leito daquele lago. Estes sedimentos, 20 milhões de anos depois, já haviam se transformado no Old Red Sandstone (ORS) no norte e leste da Escócia. A atividade tectônica subsequente produziu dobras e falhas nas rochas, gerando cadeias de colinas simultaneamente com extravasamento de fluxos de lava. As colinas sofreram, então, milhões de anos de erosão e submersão parcial pelo mar. Os remanescentes destas colinas estão presentes no Arquipélago Órcades. O embasamento ainda aflora no arquipélago no norte e oeste de Stromnes, em Graemsay e mesmo em Yesnaby. Com exceção destes afloramentos, há grande predomínio de rochas sedimentares do Devoniano suavemente inclinadas pertencentes ao ORS. Estas rochas sofreram a ação de várias eras glaciais do Quaternário, tendo a última ocorrido por volta de 18.000 anos atrás. A costa de Yesnaby é conhecida pelo cenário de falésias com pilhas marinhas e pináculos formados pelo Arenito Yesnaby, que faz parte do ORS. Nestas falésias, tem destaque o chamado "Castelo Yesnaby" ("Yesnaby Castle", isolado na imagem acima), uma pilha marinha que enfrenta as ondas do Oceano Atlântico. Órcades também abriga alguns dos sítios neolíticos mais antigos e mais bem preservados da Europa, incluindo o "Heart of Neolithic Orkney", que é Patrimônio Mundial da UNESCO. Durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, um grande número de estações de defesa costeira da Marinha Real britânica foram instaladas ao longo das falésias de Órcades, inclusive nas de Yesnaby. A maioria estava armada com canhões antiaéreos e torres de holofotes para identificação de aeronaves inimigas.
(Crédito da imagem: Julian Paren - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
petróleo, produção, mercado, fiscalização, política, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, asteroides, conhecimento e outros.

    Petróleo
Os 10 países que mais produzem gás natural


    Produção
Estado da BA mantém posição de terceiro maior produtor mineral do país


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro

Mercado do ouro
    (Por Notícias Bloomberg) Preço do ouro definido para quarto ganho semanal em meio à redução da inflação, fala do Fed.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Fiscalização
Polícia Rodoviária Federal apreendeu 51 g de Ouro bruto e uma tonelada de cassiterita


    Política
MP busca dinamizar mineração nuclear e atrair investimentos privados no Brasil
    Medida Provisória atualiza legislação do setor mineral e cria novas oportunidades de negócios para a INB, gerando investimentos para o País.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Resolução do governo federal diminui para 5% a cobrança de royalties em campos de economicidade marginal


    Paleontologia
Novo ancestral argentino dos mamíferos é descoberto com máquina de nêutrons
    (Por Augusto Dala Costa e Luciana Zaramela) Cientistas de Alemanha e Argentina, em trabalho colaborativo, utilizaram nêutrons para identificar fósseis de espécies extintas há 220 milhões de anos.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

A velocidade com que os dentes dos espinossaurídeos foram substituídos explica sua superabundância em locais do Cretáceo
    Os cientistas reavaliaram restos de mandíbulas fósseis publicados por Viera e Torres em 1995 e encontrados em 1983 em um sítio do Cretáceo Inferior em Igea (La Rioja, Espanha).
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Vulcanismo
As supererupções vulcânicas estão em formação há milhões de anos – seguidas por um surto rápido
    Pesquisadores descobriram que as supererupções ocorrem quando enormes acumulações de magma nas profundezas da crosta terrestre, formadas ao longo de milhões de anos, movem-se rapidamente para a superfície, interrompendo a rocha pré-existente.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com

Vulcão Kilauea

Vulcão Sangay

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Stromboli na Itália, Fagradalsfjall na Islândia, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Semeru e Dukono na Indonésia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismo no RN

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 12, na região central do mar Mediterrâneo (5,3 graus).
    Dia 13, em Panay, Filipinas (5,1 graus), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,1), no Golfo Moro, Filipinas (5,8), e dois em Vanuatu (5,8 e 5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 12, em Antofagasta, Chile (4,5 graus), e na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,8).
    Dia 13, no sul de Sumba, Indonésia (4,8 graus), na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,5), na costa do Equador (4,8), nas Ilhas Fox, Alasca (4,6), no norte da Colômbia (4,6), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,8), na região de Guam (4,6), na costa norte do Peru (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
O calor radioativo em Ceres levou à geologia fraturada do planeta anão


    Asteroides
Cientistas encontram meteorito expelido de asteroide
    (Por Isabela Valukas Gusmão e Lucas Soares) Estudo do meteorito Águas Zarcas, que caiu em Porto Rico em 2019, revelou que alguns asteroides expelem rochas como o meteorito Bennu.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

Evidências de que impactos de meteoritos gigantes criaram os continentes
    A ideia de que os continentes originalmente se formaram em locais de impactos de meteoritos gigantes existe há décadas, mas até agora havia poucas evidências sólidas para apoiar a teoria.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Tecnologia
Mineradora estatal chilena aplica Inteligência Artificial para extrair cobre de antigas minas
    Quando a qualidade do minério diminui, as empresas precisam mover mais rochas para produzir a mesma quantidade, aumentando os custos.
    LEIA MAIS em www.memo.com.ar


    Conhecimento
Anuário do Petróleo no Rio 2022


    Extra
A guerra na Ucrânia

A mineração e a comunidade


Notícias em 12/08/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *