11 de agosto de 2022

Notícias em 11/08/2022

Imagem em destaque

Complexo Santa Quitéria
O complexo granitoide Santa Quitéria representa um arco magmático continental localizado no noroeste da Província de Borborema, no CE. Este arco neoproterozoico possui forma sinuosa, com eixo maior na direção NNE-SSW e comprimento de cerca de 220 km. Ele se instalou, por subducção, na placa cavalgante representada pelo Domínio Ceará Central. O arco magmático está inserido em um contexto de convergência e colisão resultantes de sucessivos episódios tectometamórficos, com formação de granitos de subducção e colisão, embricamento tectônico e metamorfismo reverso, transcorrências, anetexia, magmatismo granítico pós-tectônico e depósitos vulcano-sedimentares molássicos. É produto de evolução de vários arcos magmáticos, desde um arco juvenil (há 870-800 milhões de anos) até a colisão continental (há 625-600 milhões de anos). O arco magmático Santa Quitéria é composto por uma série de corpos com composição de sienogranitos a quartzos monzodioritos, com diferentes intensidades de migmatização (diatexitos e metatexitos) e deformações. A presença de magmatismo com afinidade mantélica e diatexitos sugerem que a manifestação magmática evoluiu em ambiente colisional, associada ao processo de rompimento da placa tectônica durante a amalgamação da porção oeste do supercontinente Gondwana. Na imagem acima, observa-se um biotita gnaisse migmatizado com granada e bandas dobradas encontrado na borda leste do arco magmático Santa Quitéria, no município de Apuiarés, CE. Aliás, o nome desta cidade tem origem nos indígenas Tapuaias, que habitavam a região, e significa "raiz com gosto de fruta" ("apu" = "raiz, origem" e "are" = "gosto de fruta"). Uma origem bem diferente tem o substantivo "gnaisse". Ele vem do inglês "gneiss", que deriva do alemão "gneis", que já era usado por Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). A palavra alemã deriva do termo de mineração "Geneuß", possivelmente vindo do tcheco "hniso" e do russo "gnisdo", significando "ninho", fazendo referência aos agregados minerais em forma de ninho na rocha.
(Crédito da imagem: Alexis Lourenço e Ticiano Santos - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

Assuntos do dia
mineração, petróleo, mercado, fiscalização, infraestrutura, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, asteroides, conhecimento, eventos e outros.

    Mineração
A solução biotecnológica de uma startup chilena Domolif para o setor de mineração
    Sob o conceito de economia circular, a Domolif se concentra tanto na produção de material de construção, usando rejeitos de mineração, quanto em formas de retardar a corrosão de aquedutos.
    LEIA MAIS em www.bnamericas.com


    Petróleo
PetroRecôncavo registra aumento de 177% no segundo trimestre


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Sergio Caldas / Estadão Conteúdo) Opep corta previsão de alta na demanda global por petróleo a 3,1 milhões de barris por dia.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br

Mercado do ferro

Mercado do ouro

Mercado do carvão

Mercado do cobre

Mercado do alumínio


    Fiscalização
Polícia desarticula garimpo ilegal no Nortão, MT
    Foi uma ação conjunta entre o batalhão ambiental da Polícia Militar, Batalhão de Operações especiais e Centro Integrado de Operações Aéreas na Operação Guardiões do Bioma em Nova Bandeirantes.
    LEIA MAIS em www.sonoticias.com.br


    Infraestrutura
Vale inicia neste mês de agosto primeira etapa de obras do projeto da nova ponte sobre o rio Tocantins em Marabá
    Vai contribuir para a mobilidade urbana do município e para a logística do transporte de minério e carga geral, como soja, milho e combustível.
    LEIA MAIS em portalcanaa.com.br


    Energia alternativa
Exus Brasil investe R$ 3,5 bilhões no país e adquire 20 usinas solares
    (Por Valdemar Medeiros) Serão responsáveis pela geração de 2.500 empregos diretos e indiretos e promete gerar energia para milhões de residências.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Fonte de energia fotovoltaica se expande no mês de julho e ultrapassa usinas eólicas, térmicas e hídricas
    (Por Roberta Souza) As usinas fotovoltaicas de energia foram responsáveis por 47% do crescimento da matriz elétrica, produzindo cerca de 330,51 MW de energia em julho.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Geração de energia a partir de ondas do mar está no radar dos EUA

Eneva atinge marca de 70% em complexo solar na BA


    Meio Ambiente
MG tem inventário positivo de remissões de gases de efeito estufa

O Ártico está aquecendo quatro vezes mais rápido que o restante do planeta
    (Por Rachel Ramirez) O fenômeno, chamado de amplificação do Ártico, é causado pelas emissões de retenção de calor da queima de combustíveis fósseis.
    LEIA MAIS em edition.cnn.com

O norte do México tem escassez histórica de água

Cientistas dizem que aterros sanitários liberam mais metano que aquece o planeta do que se pensava
    (Por Associated Press) Os cientistas usaram dados de satélite de quatro grandes cidades do mundo – Delhi e Mumbai na Índia, Lahore no Paquistão e Buenos Aires na Argentina – e descobriram que as emissões de aterros sanitários em 2018 e 2019 foram 1,4 a 2,6 vezes maiores do que as estimativas anteriores.
    LEIA MAIS em www.opb.org


    Geologia
Oxigênio no subsolo da crosta terrestre ajudou a vida a evoluir sem fotossíntese
    (Por Daniele Cavalcante e Rafael Rigues) Cientistas descobriram uma fonte subterrânea de oxigênio, que pode ter influenciado a evolução da vida na Terra antes da origem da fotossíntese, ou até mesmo afetado a própria origem da vida em ambientes quentes do planeta.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br


    Paleontologia
Fóssil de 100 milhões de anos em âmbar revela predador com visão 360º
    Encontrado em mina de Myanmar, inseto extinto fossilizado na resina tinha visão privilegiada para caçar artrópodes menores do que ele durante o período Cretáceo.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Vulcanismo
Vulcão de lama no Azerbaijão
    Um vulcão de lama entrou em erupção no distrito de Garadagh, em Baku. É um dos cinco vulcões de lama mais ativos do mundo.
    LEIA MAIS em www.azernews.az

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Mauna Loa
    Este vulcão do Havaí, considerado o maior do mundo, com 3.962 metros acima do nível do mar e outros 12.802 metros abaixo, pode entrar em erupção em breve.
    LEIA MAIS em www.tempo.pt

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Fagradalsfjall na Islândia, Shiveluch e Ebeko na Rússia, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 4,5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 10, em Hokkaido, região do Japão (4,5 graus), e dois na região de Fiji (4,5).
    Dia 11, em Antofagasta, Chile (4,9 graus), dois no sul de Xinjiang, China (ambos de 4,5), na região central do Peru (4,8) e em Mindanao, Filipinas (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Mais de 140 relíquias culturais são escavadas na China
    Arqueólogos desenterraram mais de 140 relíquias culturais a partir de seis túmulos da Dinastia Han Oriental em Xi'an, capital da Província de Shaanxi, noroeste da China.
    LEIA MAIS em portuguese.xinhuanet.com

A misteriosa civilização que desapareceu de repente e foi confundida com a lendária Atlântida
    (Por Andrew Lofthouse / BBC Travel) Os tartessos são uma misteriosa sociedade que se desenvolveu na Península Ibérica entre os séculos 9 e 5 a.C. cuja cultura e colapso arqueólogos tentam entender.
    LEIA MAIS em www.uol.com.br


    Ciência espacial
Sonda InSight não encontra água subterrânea em Marte


    Asteroides
Rochas encontradas na Antártida indicam que a Lua herdou elementos químicos do interior da Terra
    (Por Flavia Correia e Lucas Soares) Nova análise de seis meteoritos lunares encontrados na Antártida traz a primeira prova definitiva.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


    Tecnologia
Empresa desenvolve moradia em formato de ovo que gera energia limpa


    Conhecimento
Anuário do Petróleo no Rio


    Eventos
Webinar "Mineração na Amazônia: Desafios do Desenvolvimento Sustentável"

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2022)

1º Encontro Nacional de ACO – PAEBM

Fórum Permanente sobre SMR

Projeto de Desenvolvimento das Empresas da Cadeia de Valor do Setor Nuclear
    Será lançado no dia 25 de agosto por Sebrae/RJ, Eletronuclear e Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan).
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Extra
A mineração e a comunidade
    Mentes Digitais dá início a semestre com cursos gratuitos. Tem o apoio da Mineração Usiminas, por meio do Fundo Municipal da Infância e da Adolescência– FIA.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Importação de fertilizantes do Canadá tem aumento de 174%
    Brasil e Canadá caminham para registrar em 2022 o maior nível já visto em toda a história do intercâmbio comercial entre os dois países.
    LEIA MAIS em www.folhadoabc.com.br

A Prata de Itabaiana
    (Por Antonio Samarone) Antes da chegada dos Sesmeiros para fundarem o Arraial de Santo Antonio e Almas de Itabaiana, no Sergipe, os europeus por aqui andaram esgravatando a Serra em busca de prata.
    LEIA MAIS em 93noticias.com.br


Notícias em 10/08/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *