10 de agosto de 2022

Notícias em 10/08/2022

Imagem em destaque

Parque Nacional Kennedy Range
O Parque Nacional Kennedy Range está localizado a cerca de 830 km ao norte de Perth e cerca de 150 km a leste de Carnarvon, na Austrália Ocidental. Cobre uma área de aproximadamente 1.400 km², estendendo-se ao norte do rio Gascoyne por cerca de 100 km, com uma largura entre 20 e 30 km de leste a oeste. A escarpa oriental da Cordilheira Kennedy tem até 100 m de altura com numerosos desfiladeiros não muito longos. Por outro lado, a margem ocidental foi mais dissecada apresentando riachos que se estendem por cerca de 15 km a partir da dela. Os afloramentos rochosos da Cordilheira Kennedy mostram evidências de muitas fases de mudanças climáticas, desde a glaciação de 300 milhões de anos (quando a Austrália estava mais próxima do Polo Sul, fazendo parte do Gondwana) até climas mais quentes e úmidos recentes, quando grande parte dos "ironstones" (lâminas e nódulos duros, pretos e marrons, criados por precipitação de óxido de ferro) e dos "mookaites" (pedras ornamentais encontradas a oeste da cordilheira) se formaram. Há 275-265 milhões de anos (no Permiano médio), camadas sucessivas de areia, lodo e lama começaram a ser depositadas em uma estreita via marítima que se abria para o norte e que se estendia ao longo da borda ocidental do oeste da Austrália, na época, provavelmente até o sul da atual posição de Perth. Fósseis marinhos confirmam que esta área já esteve sob o mar. Aquelas camadas começaram a se solidificar logo após serem depositadas quando novos sedimentos foram sendo acrescentados, um processo que continuou por vários milhões de anos. A cordilheira começou a se desenvolver há 240-130 milhões de anos (do Triássico ao Cretáceo Inferior), quando as rochas da área foram dobradas, inclinadas, soerguidas e erodidas, especialmente quando o Gondwana começou a se fragmentar. A elevação inicial foi suave, com pouca dobra associada, mas os movimentos se intensificaram quando a Austrália e a Índia finalmente se separaram, há cerca de 130 milhões de anos. Uma última fase de erosão que criou o platô atual teve início antes de 25 milhões de anos atrás. Neste local acidentado e remoto, o vento e a água esculpiram e continuam a modelar as rochas, fazendo cair pedregulhos nas trilhas a partir das falésias de arenito. Na imagem acima aparece um detalhe da Desfiladeiro Honeycomb, pertencente ao parque, com a textura em favo de mel que lhe dá nome. O intemperismo em favo de mel se desenvolveu a partir da ação do sal e do vento em ambiente costeiro e semiárido. A umidade e espaços porosos permitiram que o sal penetrasse na rocha e, depois de muitos ciclos de umedecimento e secagem, houve cristalização de fluidos salgados e grãos de rocha foram retirados pelo vento produzindo as concavidades que caracterizam esta textura.
(Crédito da imagem: Governo da Austrália Ocidental - fonte)

Assuntos do dia
projeto, mineração, petróleo, produção, mercado, gestão pública, política, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, asteroides, eventos e outros.

    Projeto
Horizonte Minerals avança no cronograma de construção do Projeto Araguaia
    Foram assinados contratos que totalizam US$ 293 milhões. O Projeto Araguaia é o maior investimento em níquel do Brasil.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Petróleo
Petro-Victory anuncia perfuração de novo poço no Campo de Andorinha, na Bacia Potiguar


    Produção
Cotações de minérios sobem e levam 40 maiores mineradoras do mundo a faturar 32% mais em 2021

CBA tem lucro 29% maior no 2º tri com avanço de preço do alumínio


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro

Mercado do ouro

Mercado da prata


    Gestão pública
ANM retoma oferta pública de disponibilidade de áreas

Aneel decidiu revogar as outorgas para as usinas termelétricas flutuantes que seriam instaladas na Baía de Sepetiba (RJ)


    Política
Fronteira terrestre poderá ser dividida em subfaixas para flexibilizar uso de áreas


    Energia alternativa
Siemens Gamesa coloca em operação a sua primeira turbina eólica gigante com pás recicláveis

Japão muda matriz energética e investe em energia renovável eólica e solar no oceano (offshore)

Revisão do Marco Regulatório Nuclear permitirá ciclo positivo de investimentos
    A fonte nuclear está despertando interesse por conta de suas características – baixa emissão de gases do efeito estufa e grande capacidade de gerar energia por longos períodos.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Meio Ambiente
Parque Zoobotânico Vale agora é BioParque Vale Amazônia

Empresa catarinense instala o primeiro equipamento de medição de dados atmosféricos com tecnologia 100% brasileira na Antártica
    (Por Valdemar Medeiros) Em grande parte das vezes, as pesquisas são realizadas na região da Estação Antártica Comandante Ferraz, uma base do Brasil situada na Ilha do Rei George.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


      Paleontologia
    O mistério da enorme abundância de certos dentes de dinossauro
      A aparente abundância excessiva de dentes de dinossauros espinossaurídeos em sítios paleontológicos do Cretáceo agora tem uma explicação convincente e aparentemente definitiva.
      LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

    A espécie de lagartixa mais antiga do mundo vivia na Bélgica

    Novo dinossauro de pescoço comprido ajuda a reescrever a história evolutiva dos saurópodes na América do Sul
      (Por Jim Erickson e Nardy Baeza Bickel) Um dinossauro saurópode de tamanho médio habitou a área de floresta tropical de planície da Serranía del Perijá, no norte da Colômbia, aproximadamente 175 milhões de anos atrás.
      LEIA MAIS em global.umich.edu


      Vulcanismo
    Vulcão Nevado del Ruiz

    Vulcão Tajogaite (ex-Cumbre Vieja)
      Este vulcão de La Palma, Canárias, teve um grande colapso em 25 de setembro, em sua última erupção, desabando um terço de todo o material acumulado.
      LEIA MAIS em www.efe.com

    Vulcão Popocatepetl

    Outros vulcões em destaque
      Registram atividade vulcânica significativa: Fagradalsfjall na Islândia, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Ibu na Indonésia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
      LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


      Terremotos
    Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
      Dia 09, a oeste da dorsal do Chile (5,1 graus) e na região das Ilhas Sanduícha do Sul (5,0).
      Dia 10, em Vanuatu (5,2 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,1) e em Hokkado, região do Japão (5,1).
      LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

    Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
      Dia 09, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,8 graus), nas Ilhas Fox, Alasca (4,6), e em San Juan, Argentina (4,8).
      Dia 10, nas Ilhas Santa Cruz (4,8 graus), no mar de Molucca (4,6), na região de Guam (4,9), na região das Ilha Admiralty, Papua Nova Guiné (4,9), em Papua, Indonésia (4,5), na região do Timor, Indonésia (4,8), dois em Hokkaido, região do Japão (4,7 e 4,6), e na região de Fiji (4,8).
      LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


      Arqueologia
    Estudo resolve mistério sobre como antigos chineses produziam bronze
      Pesquisadores identificaram dois ingredientes misteriosos para a fabricação do metal no primeiro milênio aC, descritos em texto chinês de 2,3 mil anos como "Jin" e "Xi".
      LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


      Ciência espacial
    Cientistas encontram planeta alienígena bebê que pode estar formando luas
      (Por Elizabeth Howell) Um conjunto de telescópios fez a primeira detecção de gás em um disco ao redor de uma estrela distante, e essa detecção sugere que um bebê, exoplaneta com a massa de Júpiter, pode ter sido o responsável.
      LEIA MAIS em www.space.com


      Asteroides
    Continentes teriam formação desencadeada por impactos de meteoritos gigantes durante o início da história da Terra


      Tecnologia
    Painel solar de aço laminado pode reduzir as emissões de dióxido de carbono em 94%


      Eventos
    Casa Brasil Londres
      Rochas brasileiras serão destaque em Londres. Representantes capixabas do setor de rochas estarão no Reino Unido para participar deste evento.
      LEIA MAIS em esbrasil.com.br

    Energia 50+50


      Extra
    A mineração e a comunidade

    Poeira e sal na América do Sul
      Mar Chiquita, no centro da Argentina, é um lago raso, salgado e variável. Quando o nível da água está baixo, expõe salinas expansivas e planícies de lama ao longo de sua costa norte.
      LEIA MAIS em earthobservatory.nasa.gov

    A guerra na Ucrânia


    Notícias em 09/08/2022

    Nenhum comentário:

    Traduzir

    Formulário de contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *