28 de junho de 2022

Notícias em 28/06/2022

Imagem em destaque

Ilhas St. Mary
As Ilhas St Mary (ISM) formam um conjunto de quatro pequenas ilhas (Coconut, North, South e Dariya Bahadurgarh) no Mar Arábico. Situam-se próximas ao porto de Malpe, cerca de 6 km da sede do distrito de Udipi do estado de Karnataka, na costa oeste da Índia. Elas são conhecidas por sua formação geológica em rocha riolítica colunar. Sua origem, ainda está em discussão. Uma das hipóteses seria a província ígnea Deccan Trap, que evoluiu devido ao derramamento vulcânico ocorrido há 69-65 milhões de anos, constituindo-se em uma das maiores destas províncias continentais no mundo. Cobriu as porções da Índia central e ocidental, estendendo-se para o Mar Arábico a oeste, com uma área de 1,5 × 106 km² e um volume de lava original estimado em 1,3 milhões de km³. Seu centro eruptivo provavelmente se situa a nordeste de Mumbai, onde a espessura do derrame alcança 3.000 m. A associação entre as rochas das ISM e a província Deccan Trap tem prós e contras. Embora os riolitos (e dacitos) destas ilhas sejam petrologicamente muito semelhantes às rochas vulcânicas félsicas de Deccan, as ISM ficam 300 km ao sul do limite das lavas daquela província. Outra hipótese de origem é indicada por datações das rochas das ISM que permitem interpretá-las como um episódio de vulcanismo félsico ocorrido há cerca de 85 milhões de anos. Este episódio corresponderia à formação da província basáltica de Madagascar, contemporânea ao início da separação entre Madagascar e a Grande Índia. Independentemente disto, no "Roteiro da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia", escrito por Álvaro Velho, marinheiro desta expedição capitaneada pelo navegador português Vasco da Gama (1469-1524), consta o seguinte. No dia 15 de setembro de 1498 foi colocado "hum padram em o dicto ilheo ao quall poseram nome ho Padram de Santa Maria. Isto porque El Rey disera ao capitam que posesem tres padrões" naquela viagem. Na história dos descobrimentos, os padrões tinham um significado nacionalista, como um registro épico e glorioso, especialmente em um período muito significativo para Portugal. Eram geralmente materializados através de colunas de pedra, por volta de 2 m de altura, encimadas por uma cruz. Foram posicionados nas costas africanas, asiáticas e americanas, como símbolos de posse, e posteriormente representados na cartografia da época.
(Crédito da imagem: Dilshad Roshan - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5 - fonte6 - fonte7)

Assuntos do dia
projeto, petróleo, produção, mercado, fiscalização, política, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, eventos e outros.

    Projeto
Águia Fertilizantes aguarda decisão judicial para iniciar projeto em Lavras do Sul, RS


    Petróleo
Macaé recebe nova base de apoio offshore da Petrobras
    Desta base faz parte o Porto de Imbetiba. Com a retomada das atividades após a pandemia, a Petrobras calcula um investimento de R$24 milhões para operação nos próximos meses.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Produção
Produção mineral comercializada da Bahia cresceu mais de 68% em maio de 2022


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Peter Nurse) Os preços do petróleo negociaram em alta na terça-feira, impulsionados pelas esperanças de aumento da demanda chinesa e de maiores restrições de oferta.
    LEIA MAIS em br.investing.com

Mercado do ferro

Mercado do ouro
Commodities enfrentam teste de recessão, mesmo com Goldman permanecendo otimista
    (Por Notícias Bloomberg) Em todos os mercados, há rumores crescentes de que os altos preços das matérias-primas serão curados apenas por recessões no segundo semestre.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Fiscalização
Mercúrio, droga e carcaças de armas são encontradas em área de garimpo no Rio Madeira em RO
    (Por G1 RO) Foram encontradas em patrulhamento fluvial em uma Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio Madeira, no município de Porto Velho.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

PF apreende 60 toneladas de cassiterita que seriam exportadas


    Política
Grupo de Trabalho (GT) na Câmara para mudar o Código de Mineração


    Energia alternativa
Investimentos mundiais em energia eólica devem dobrar até o final da década


    Meio Ambiente
RHI Magnesita dá transparência à pegada de carbono de mais de 200 mil produtos
    A partir de agora, as fichas de dados técnicos da RHI Magnesita incluirão um campo chamado "Indicadores Ambientais", onde será informada a emissão de CO2 equivalente a uma tonelada do produto.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Paleontologia
Fósseis de cavernas do "Berço da Humanidade" são mais antigos que o previsto
    Com novo método de datação, pesquisadores concluíram que as ossadas das cavernas Sterkfontein, na África do Sul, são 1 milhão de anos mais antigas do que se imaginava.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

"Cão urso" predador nos Pirineus de 12 milhões de anos


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Sakurajima no Japão, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 27, na região da Nova Irlanda, Papua Nova Guiné (5,3 graus), e dois em Taiwan (5,1 e 5,0).
    Dia 28, dois em Taiwan (5,0 e 5,4 graus) e na região do Timor, Indonésia (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 27, em Salta, Argentina (4,6 graus), na região de Pagan, Ilhas Mariana do Norte (4,5), na costa leste de Honshu, Japão (4,9), em Taiwan (4,5) e na Ilha da Madeira, região de Portugal (4,7).
    Dia 28, dois em Taiwan (ambos de 4,5 graus), nas ilhas Bonin, região do Japão (4,8), no Panamá (4,7), na costa de Tarapaca, Chile (4,9), em San Juan, Argentina (4,5), na Ilha Sul, Nova Zelândia (4,6), e em Seram, Idonésia (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Mergulhadores retiram cabeça de mármore de Hércules de um naufrágio de 2.000 anos na Grécia
    (Por Elizabeth Djinis) Pode ser a cabeça que está faltando em uma estátua de mármore de Hércules no Museu Arqueológico Nacional de Atenas.
    LEIA MAIS em www.smithsonianmag.com


    Tecnologia
Drone se torna importante ferramenta para a mineração


    Eventos
Seminário Virtual "Criação de solos saudáveis a partir de rejeitos e estéreis da mineração"

Feira Exponor no Chile

Seminário Internacional sobre Rastreabilidade de Ouro – Programa Ouro Alvo
    SGB-CPRM participou deste seminário que tem o objetivo de reunir especialistas de diversos setores para tratar sobre a origem do ouro apreendido pelas instituições de combate ao crime.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Extra
Grupo marroquino OCP fará fábrica no estado do MA


Notícias em 27/06/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *