29 de junho de 2022

Notícias em 29/06/2022

Imagem em destaque

Chapada das Mesas
O Parque Nacional da Chapada das Mesas foi criado em 2005 e está localizado na divisa entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil. O acesso aos 160 mil hectares deste parque pode ser feito a partir dos municípios maranhenses de Estreito, Riachão, Carolina ou Imperatriz. A Chapada das Mesas está localizada na unidade geomorfológica Chapadas e Planos do Rio Farinha, com área nos estados do MA e do TO. Seu nome se deve à ocorrência de relevos residuais conhecidos como "mesas". Geologicamente, encontra-se na unidade geotectônica da Bacia Sedimentar do Parnaíba, uma bacia intracratônica de idade Paleozóica, no limite com o antigo Orógeno Tocantins. Suas formas de relevo recorrentes no território brasileiro são moldadas em uma sucessão de rochas sedimentares e vulcânicas. Pode-se considerar, na região, um substrato basicamente com rochas areníticas meso-paleozóicas das formações Itapecuru, Corda, Grajaú, Sambaíba, Motuca e Pedra de Fogo, além dos basaltos mesozóicos da Formação Mosquito. As porções mais elevadas da topografia estão sustentados pelas rochas vulcânicas da Formação Mosquito, pelas rochas areníticas da Formação Sambaíba e pelas coberturas detrito-lateríticas neogênicas, que são mais resistentes à erosão. O relevo ruiniforme representa uma das formas mais significativas de relevo cárstico encontrado nas rochas locais e decorre da erosão diferenciada em pontos da rocha com diaclasamento. A região é drenada pelas bacias hidrográficas dos rios Tocantins, Parnaíba e Mearim e se caracteriza  pelo encontro de três biomas brasileiros, Amazônico, Cerrado e Caatinga, com importante biodiversidade. Além da geomorfologia que constitui a típica paisagem de chapada, onde se destaca o Morro do Chapéu, também são encontradas cachoeiras, cavernas, pinturas rupestres nos paredões de rocha e outros pontos turísticos, como a Pedra Furada. E há ainda os buritizais que reúnem diversas espécies de animais silvestres, como macacos, sucuris, araras e corujas.
(Crédito da imagem: Embratur - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
petróleo, mercado, fiscalização, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Petróleo
Petrobrás inicia no segundo semestre perfuração do primeiro poço de petróleo na costa do AP
    (Por Cleber Barbosa) Pesquisa por hidrocarboneto se dará em águas profundas, com uma lâmina d’água de 2,8 mil metros de profundidade a 170 quilômetros de Oiapoque.
    LEIA MAIS em www.diariodoamapa.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro

Mercado do ferro


    Fiscalização
Polícia Federal encontra garimpo ilegal dentro de sítio arqueológico no TO
    (Por G1 Tocantins) Local é conhecido como Ruínas da Chapada dos Negros, um antigo arraial de mineração de ouro fundado em 1730. Investigadores encontraram danos causados por maquinários de grande porte.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Operação fecha 2º garimpo ilegal neste ano em Poconé, MT


    Energia alternativa
Brasil é o quarto no ranking global que mais cresce em energia solar

A mineração e as energias renováveis


    Geologia
Sustentabilidade: como a geologia urbana deve ser discutida
    As cidades buscam soluções inovadoras, mas a inteligência também deve levar em conta os recursos geológicos e os impactos no solo e subsolo.
    LEIA MAIS em cbncuritiba.com.br


    Paleontologia
Encontrado fóssil gigante de antiga espécie de canguru que viveu há mais de 42.000 anos
    Um fóssil gigante do ancestral dos cangurus australianos modernos foi encontrado na região central de Papua Nova Guiné.
    LEIA MAIS em g7.news


    Vulcanismo
Vulcão Fagradalsfjall
    (Por Europa Press) Magmas de várias fontes do manto afloraram neste vulcão da Islândia em erupção recente. É uma oportunidade única para estudar magmas acumulados em reservatório crustal, mas com origem no manto, a mais de 20 km de profundidade.
    LEIA MAIS em www.notimerica.com

Vulcão Bulusan

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Sakurajima no Japão, Lewotolo, Krakatau, Semeru e Dukono na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 28, na região das Ilhas Mariana (4,6 graus), em Mindanao, Filipinas (4,6), e na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,9).
    Dia 29, em Minahasa, Indonésia (4,7 graus), na região de Hindu Kush, Afeganistão (3,8), no norte da dorsal Meso-Atlântico (4,8), na costa do Equador (4,7), na região das Ilhas Filipinas (4,6) e em Myanmar (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Curiosity mede em Marte a quantidade de um elemento essencial para a vida
    (Por Danielle Cassita e Rafael Rigues) Graças a dados do rover Curiosity, da NASA, uma equipe de cientistas conseguiu medir pela primeira vez a quantidade total de carbono orgânico em rochas marcianas.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Cratera lunar do impacto de foguete desconhecido


    Tecnologia
Bureau Veritas e TotalEnergies estudam amônia como combustível marítimo
    (Por Daiane Souza) O objetivo é reduzir as emissões de dióxido de carbono no meio ambiente e colocar o ramo offshore para o centro das inovações em pesquisa sustentável para substituição de combustíveis.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Eventos
Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2022)
    Estão abertas as inscrições. Este evento será realizado entre os dias 12 e 13 de setembro e terá uma verão digital nos dias 20 e 21 de novembro.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Seminário Internacional sobre Rastreabilidade de Ouro – Programa Ouro Alvo

Café Geológico

Monumento Natural Vale dos Dinossauros
    Prefeitura de Sousa, PB, convoca paleontólogos para a realização de estudos neste monumento.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Conferência dos Oceanos das Nações Unidas
    (Por Daniela Chiaretti) Este evento articula moratória de exploração de minerais em alto mar. Prática tem potencial de causar danos graves ao bioma marinho, e especialistas apontam que boa parte do assoalho oceânico não foi mapeado.
    LEIA MAIS em oglobo.globo.com

IX GEO Políticas: Mineração, Petróleo e Geoconservação


    Extra
A mineração e a comunidade
    Implementado pela Evoluir, com o patrocínio da Equinox Gold e a parceria da Secretaria de Educação de Santaluz, o Projeto Heróis em Ação leva conceitos de cidadania a crianças e jovens da cidade.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

A guerra na Ucrânia


Notícias em 28/06/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *