16 de junho de 2022

Notícias em 16/06/2022

Imagem em destaque

Rastro de São Pedro
Esta formação rochosa está localizada do município Arcos, que faz parte da região do Alto São Francisco, na mesorregião oeste de MG. É uma zona de planaltos dissecados em áreas cársticas acompanhada por uma área de embasamento. Na região, o Cráton São Francisco é considerado uma estrutura intracontinental de longa estabilidade tectônica, tendo se consolidado ao final do ciclo transamazônico. É recoberto na região pelo Grupo Bambuí que faz parte do Supergrupo São Francisco. Ao grupo Bambuí pertencem as formações Serra de Santa Helena e Sete Lagoas. A primeira possui pelitos, com predomínio de folhelhos, argilitos, margas e siltitos. A Formação Sete Lagoas possui calcipelitos laminados e calcários cinzentos a negros, constituídos por calcários, calcários dolomíticos, dolomitos, folhelhos, margas e calcarenitos, sendo a maioria proveniente de ambiente deposicional litorâneo raso. A porção oeste do município está inserida na Província Cárstica de Arcos-Doresópolis-Pains, com paredões de calcários e grutas. Esta região cárstica do grupo Bambuí, em Arcos, é marcada pela presença de maciços calcários a sudoeste, sendo, no restante, bem plana ou com colinas suaves. Na área dos maciços calcários, as feições exocársticas são representadas por sistemas de sumidouros-ressurgências, dolinas de dissolução e de abatimento, uvalamentos, torres e lapiás. O endocarste é composto por condutos subterrâneos e seus depósitos químicos, físicos e orgânicos, cavernas com desenvolvimento sub-vertical nos calcários, com acamamento horizontal, e cavernas com desenvolvimento sub-horizontal nos calcários dobrados, com influência das dobras na forma das entradas. A extração de rochas carbonáticas é significativa para o município. A região possui relevância internacional pela presença de paredões de calcários, sítios arqueológicos e paleontológicos e por ser uma rica província espeleológica. Povos caçadores-coletores viviam no Alto São Francisco desde 11.000 anos atrás. Deixaram objetos com pontas de projéteis feitos de pedras lascadas. São encontrados também objetos de pedras polidas de 6.000 a 3.000 anos e artefatos de cerâmica de 3.000 a 500 anos. O principal sítio arqueológico de Arcos é o da Posse Grande, na Vila Corumbá. Atualmente, há fauna cavernícola endêmica e vegetação com pastagens, eucaliptos e mata nativa decídua e semidecídua. Um dos locais mais conhecidos do município é o Rastro de São Pedro, onde o imaginário da população identifica a marca de um pé que representa uma pegada deixada por São Pedro quando andou pela região.
(Crédito da imagem: Mateusskarcos - fonte)

Assuntos do dia
projeto, petróleo, mercado, gestão pública, política, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, asteroides, eventos, vagas e outros.

      Petróleo
    Petrobras contrata PXGEO para realizar pesquisa sísmica 3D


      Mercado
    Mercado do petróleo

    Mercado do cobre


      Gestão pública
    RenovaBio: ANP aprova consulta e audiência públicas sobre redução das metas
      A Diretoria da ANP aprovou ontem (15/6) a realização destas consulta e audiência públicas.
      LEIA MAIS em www.gov.br


      Política
    CTAPME habilita dois novos projetos minerários na Política Pró-Minerais Estratégicos
      Os projetos irão colaborar para o aumento das reservas e da produção brasileira de minerais estratégicos, além de viabilizarem novos investimentos.
      LEIA MAIS em www.gov.br

    Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações lançou chamada pública no valor de R$ 50 milhões

    O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) aprova nova regra para cobrança do ICMS pelos estados


      Energia alternativa
    O estado do PI receberá R$ 6 bilhões em investimentos para construção de 27 novas usinas eólicas

    Neoenergia iniciou a operação em teste dos sete primeiros aerogeradores do Neoenergia Oitis, um complexo eólico entre os estados do PI e da BA


      Meio Ambiente
    Satélite detecta maior vazamento de metano do mundo em mina de carvão russa
      (Por Ivana Kottasováda) A Mina Raspadskya, na região de Kemerovo, no sul da Rússia, está emitindo quase 90 toneladas de metano a cada hora.
      LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br

    Crise hídrica do Chile está chegando ao ponto de ruptura
      Seca sem precedentes torna a água um problema de segurança nacional, já que mais da metade da população de 19 milhões do Chile vivia em área com "grave escassez de água" até o final de 2021.
      LEIA MAIS em www.theguardian.com

    Dar metal a micróbios pode reduzir gases de efeito estufa
      (Por Universidade de Washington em St Louis) Nova pesquisa descobre que quando os micróbios não obtêm os metais de que precisam, o resultado pode ser a produção de mais óxido nitroso do que se pensava anteriormente.
      LEIA MAIS em www.sciencedaily.com

    Micróbios podem ser capazes de causar danos a instalações nucleares?
      Pesquisadores da Universidade de Toronto estão estudando se a argila bentonita, um material usado para embrulhar tanques de combustível nuclear, pode sustentar vida microbiana com poder de danificar os recipientes.
      LEIA MAIS em www.mining.com


      Geologia
    Núcleo da Terra oscila e pode mudar a duração dos dias
      (Por Matheus Manente) Cientistas descobrem variações na velocidade de rotação do núcleo terrestre, capazes, inclusive, de alterar a duração dos dias no planeta. A descoberta contradiz modelos anteriores, que postulavam uma rotação constante e rápida.
      LEIA MAIS em www.tempo.com


      Paleontologia
    Fósseis de floresta encontrados no PR são janela para o passado
      (Por Isadora Deip e Mônica Ferreira) Segundo a pesquisadora da UFPR, responsável pela descoberta destes fósseis de 290 milhões de anos, destaca que a floresta de licófitas preservada em Ortigueira é rara em diversos aspectos.
      LEIA MAIS em ricmais.com.br


      Vulcanismo
    Vulcão Cumbre Vieja
      Cientistas estudam amostras de cinzas vulcânicas jovens deste vulcão de La Palma, das Canárias, para avaliar seu potencial de uso na fabricação de cimento e concreto.
      LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

    Vulcão Popocatepetl

    Vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha?apai
      Este vulcão próximo a Tonga lançou concentrações de aerossóis estratosféricos que se dispersaram pelo mundo, mas triplicaram em quantidade acima da Nova Zelândia desde abril.
      LEIA MAIS em www.smh.com.au

    Outros vulcões em destaque
      Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Krakatau e Dukono na Indonésia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
      LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


      Terremotos
    Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
      Dia 15, na Ilhas Volcano, região do Japão (5,0 graus).
      Dia 16, na região das Ilhas Philippine (5,1 graus) e em Shikoku, Japão (5,0).
      LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

    Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
      Dia 15, no sul das Ilhas Fiji (4,5 graus).
      Dia 16, no sul do Irã (4,6 graus), no sul da dorsal Meso-Atlântico (4,9), no oeste da dorsal Indiana-Antártica (4,7), no sul das Ilhas Fiji (4,6), em Minahasa, Indonésia (4,8), na Costa Rica (4,6) e na costa oeste de Sumatra do Norte (4,8).
      LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


      Arqueologia
    Concessionária descobre sítio arqueológico em obra do metrô em São Paulo
      (Por Clayton Freitas) Materiais estão a três metros de profundidade da futura estação 14 Bis da linha 6-laranja do metrô e ainda serão resgatados para análise.
      LEIA MAIS em vejasp.abril.com.br


      Ciência espacial
    Missão de exploração chinesa encontra evidências de água na Lua

    Robô Perseverance encontra lixo de papel alumínio em Marte

    Astrônomos descobrem um sistema multiplanetário próximo
      (Por Jemmofer Chu) Localizado a apenas 33 anos-luz da Terra, o sistema parece hospedar dois planetas rochosos do tamanho da Terra.
      LEIA MAIS em scitechdaily.com


      Asteroides
    Como o asteroide mais azul do sistema solar ganhou sua cor
      (Por Tereza Pultarova) Novo estudo sugere que a órbita única de Phaethon é responsável pela tonalidade estranha da rocha espacial.
      LEIA MAIS em www.space.com

    A missão europeia do asteroide Hera dá um grande passo
      O modelo de voo do Módulo de Propulsão da missão Hera da ESA para defesa planetária foi entregue em Avio, a sudeste de Roma, onde serão integrados tanques de propulsão, propulsores e tubos e válvulas associados.
      LEIA MAIS em www.parabolicarc.com

    Cientistas mapearam 16 Psyche em alta resolução

    Marte como base para exploração e mineração de asteroides
      (Por Addrew Shawn) A mineração provavelmente começará com objetos próximos da Terra (NEOs), asteroides cujos caminhos cruzam o caminho orbital da Terra.
      LEIA MAIS em vervetimes.com

    Pela primeira vez, astrônomos flagram cometa se desintegrando perto do Sol
      (Por Flavia Correia e André Lucena) Pesquisa publicada ontem (15/06) no periódico científico The Astronomical Journal descreve a trajetória do corpo espacial denominado 323P/SOHO.
      LEIA MAIS em olhardigital.com.br

    Meteorito marciano perturba teoria da formação de planetas
      (Por UC Davis) Novo estudo de um meteorito antigo contradiz o pensamento atual sobre como planetas rochosos como a Terra e Marte adquirem elementos voláteis como hidrogênio, carbono, oxigênio, nitrogênio e gases nobres à medida que se formam.
      LEIA MAIS em phys.org


      Eventos
    (Geo)Science Happy Hour da SBGf

    SBGF Live: "Programação do Workshop de Exploração e Produção em Bacias Terrestres"

    Juntos para Transformar: primeiro episódio traz riquezas da Reserva Natural Vale

    Terceiro Seminário de Mineração do Norte de MT

    Levantamento de Geodiversidade dos Municípios de RO

    Missão Espacial Gaia: revolução na base do conhecimento astronômico


      Vagas
    UFRJ divulga retificação de Concurso Público com 50 vagas
      A Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ divulgou retificação de concurso com vaga para Geologia de Engenharia / Pedologia / Hidrogeologia / Geologia Geral (1), Petrologia Sedimentar / Geologia de Campo / Geologia Geral (1) e outras.
      LEIA MAIS em www.pciconcursos.com.br


      Extra
    A guerra na Ucrânia
      Estará a Rússia usando a Índia para exportar petróleo para a Europa e EUA? Refinarias indianas compram neste momento cerca de 18% da produção de petróleo da Rússia e voltam a colocar no mercado.
      LEIA MAIS em away.iol.pt


    Notícias em 15/06/2022

    Nenhum comentário:

    Traduzir

    Formulário de contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *