15 de junho de 2022

Notícias em 15/06/2022

Imagem em destaque

Cascata do Pulo do Lobo
Esta cachoeira tem sua margem direita no Concelho de Mértola e a direita no Concelho de Serpa, ambos no Alentejo, em Portugal. Suas rochas do Devoniano Superior pertencem à Formação do Pulo do Lobo, da unidade tecto-estratigráfica Domínio do Pulo do Lobo. As águas do Rio Guadiana, na região da cascata, correm sobre xistos, siltitos e quartzitos deformados e fica evidente o controle litológico dos níveis de quartzitos, mais resistentes à erosão quando comparados com os xistos e os siltitos. O quartzo de exsudação metamórfica é característico da Formação do Pulo do Lobo, que foi afetada por três episódios de deformação tectônica, com dobramentos e clivagens associados. O metamorfismo se situa no intervalo desde o fácies superior dos xistos verdes até o inferior anfibolítico. O Rio Guadiana produziu um extenso terraço com 40 km de comprimento e até 300 m de largura, embora o cânion que esculpiu seja geralmente estreito, onde suas águas se mantêm quando não avança na planície de inundação formada. Na imagem acima é possível observar a ocorrência de marmitas. O nome "Pulo do Lobo", dizem alguns, justifica-se pela pequena largura do cânion permitindo que os lobos atravessem o rio com um só pulo. Outros contam que, na verdade, em uma das margens do Rio Guadiana vivia uma princesa e, na outra, um camponês que, atraído pela beleza da princesa, saltou o rio várias vezes para encontrá-la. Como nem tudo é perfeito, o rei, que era pai da princesa, percebeu e proibiu os pulos do camponês. Não adiantou. Então, o rei recorreu a uma bruxa que lançou um feitiço. Se o camponês pulasse novamente, seria transformado em um lobo. Não adiantou. O lobo e a princesa continuaram a se encontrar. Sem outra solução, o rei juntou toda a aldeia para caçar o lobo. O casal tentou pular juntos para o outro lado do rio, mas a princesa caiu e foi levada pela forte correnteza. Obviamente, o lobo pulou atrás dela, desta vez para as águas, e, da mesma forma, desapareceu. Restou somente o nome da cascata.
(Crédito da imagem: Igor Martins - fonte1 - fonte2)

Assuntos do dia
projeto, petróleo, produção, mercado, gestão pública, política, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, asteroides, eventos e outros.

    Projeto
Águia Fertilizantes aguarda LI para o Projeto Fosfato Três Estradas em Lavras do Sul, RS
    O projeto terá capacidade para fornecer até 300 mil toneladas anuais de fosfato natural, volume capaz de atender a cerca de 12% da demanda de fosfato do RS.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Petróleo
Com o aumento na produção Offshore de petróleo, Westwood prevê crescimento na utilização de navios de apoio no setor


    Produção
Serabi Gold produz quase três mil onças de ouro no seu Complexo Palito na região do Tapajós (PA)


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado dos metais ferrosos

Mercado do ferro

Mercado do ouro


    Gestão pública
CBPM é destaque nacional através de pesquisas e ações de fomento


    Política
"Taxação do Sol", a nova Lei que cobrará imposto sob energia solar chega a partir de janeiro de 2023
    (Por Valdemar Medeiros) Segundo a Lei 14.300, aqueles que instalarem painéis solares de energia solar a partir de janeiro do próximo ano (2023) receberão cobrança de impostos sobre a energia produzida para sua casa, fazenda ou empresa.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

PL que limita ICMS de combustíveis vai a sanção presidencial
    (Por Karine Costa) O Projeto de Lei limita a cobrança do ICMS a uma faixa de 17 a 18% sobre combustíveis, energia, transporte e comunicações, serviços considerados essenciais.
    LEIA MAIS em agenciabrasil.ebc.com.br


    Energia alternativa
Governo do RJ quer transformar o estado em um polo de energia eólica offshore

Petrobrás e Raízen assinaram acordo para avaliar, em conjunto, potenciais negócios de produção, compra e venda de biometano

TotalEnergies celebrou um acordo com Adani Enterprises Limited (AEL) para aumentar sua presença no mercado de hidrogênio verde
    A meta é a produção de um milhão de toneladas métricas do vetor energético por ano até 2030, sustentada por cerca de 30 gigawatts de nova capacidade de geração de energia renovável.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

AIEA concluiu avaliação da extensão da Usina Nuclear Angra 1


    Paleontologia
Fóssil chinês dá pistas sobre início da presença humana na Ásia
    (Por Eduardo Arai) Descoberta sugere que a Ásia pode ter sido colonizada por populações sucessivas de Homo erectus em diferentes momentos do Pleistoceno.
    LEIA MAIS em istoe.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Ibu e Krakatau na Indonésia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Terremotos de laboratório mostram como grãos nos limites das falhas levam a grandes sismos
    (Por Instituto de Tecnologia da Califórnia) Falhas antes consideradas "rastejantes", mas estáveis, podem estar em risco de grandes rupturas. Em um "túnel de vento sismológico", engenheiros demonstram o impacto de gouge na propagação do terremoto.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 14, no mar de Celebes (4,6 graus), em Tonga (4,6) e em Potosi, Bolívia (4,7).
    Dia 15, quatro no sul do Irã (5,7, 4,6, 4,9 e 4,9 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Ratanabá: arqueólogo explica por que lenda de "cidade perdida na Amazônia" não faz sentido
    (Por André Biernath) Nos últimos dias, a suposta descoberta de Ratanabá, uma civilização secreta no coração da Amazônia, espalhou-se com grande velocidade pelas redes sociais.
    LEIA MAIS em www.bbc.com


    Asteroides
Semelhança geoquímica entre o asteroide Ryugu e os outros meteoritos caídos na Terra


    Eventos
Oportunidades de Inovação e Negócios em Energias Renováveis
    (Por Valdemar Medeiros) Este evento, realizado em conjunto entre Senai e Bio Energy Hub, acontece no dia 23 de junho, às 08h00. Será aberta agenda de ações conjuntas que pode incluir a chamadas públicas e programas de aceleração.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC 2022)
    O Programa de Mapeamento Geológico do Brasil marca o encerramento, ontem (14/06), do Brazilian Mining Day no PDAC 2022.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Seminário "Criação de solos saudáveis a partir de rejeitos e estéreis da mineração"

23ª edição do Congresso Aço Brasil


    Extra
Rejeitos de minério mantêm a conservação de obras de pavimentação
    O aproveitamento de rejeitos de minério da Samarco foi o procedimento escolhido para as obras de pavimentação de estrada que liga os distritos de Constantino, Goiabeiras e Cuiabá, em Mariana.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

A mineração e a comunidade
    O cultivo de mandioca, fonte de renda para agricultura familiar em Niquelândia (GO), ganhou impulso com o Programa ReDes, uma parceria entre o Instituto Votorantim e o BNDES, com apoio da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), no Norte de GO.
    LEIA MAIS em ibram.org.br
    A Vale repassou cerca de R$ 710 milhões em recursos incentivados por meio de aportes a fundos de direitos e apoio a projetos de organizações da sociedade civil.
    LEIA MAIS em portalcanaa.com.br

Leilão de área de mineradora no PR
    No próximo dia 17 de junho será leiloada área pertence à Chimbuva Mineradora, que faz parte da Empresa Curitibana de Saneamento e Construção Civil (Empo), atualmente em Recuperação Judicial.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


Notícias em 14/06/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *