22 de abril de 2022

Notícias em 22/04/2022

Assuntos do dia:
danos, petróleo, mercado, cooperação, infraestrutura, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, eventos e outros.

Arquipélago de Abrolhos
Abrolhos está inserido na plataforma continental brasileira, a aproximadamente 60 km a leste da cidade de Caravelas, na BA. Ocupa a porção norte do banco de Abrolhos, no Oceano Atlântico. É uma Área de Proteção Ambiental que faz parte do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Os navegadores portugueses no século XVII adotaram este nome, já que na época era muito comum usarem a expressão "abra os olhos" devido ao risco dos corais para as embarcações. Suas cinco ilhas, Siriba, Redonda, Santa Bárbara (a maior), Guarita e Sueste, estão distribuídas em uma área de 912 km². Estas ilhas são formadas por rochas vulcânicas e sedimentares pertencentes à Bacia sedimentar de Mucuri, pertencente ao Complexo Vulcânico de Abrolhos. Este complexo é constituído por uma província magmática basáltica, intraplaca, de caráter toleítico a alcalino, implantada sobre crosta continental estirada durante a fase de rifte. O magmatismo ocorreu entre 60-40 milhões de anos, estando correlacionado ao intervalo do Paleoceno ao Mesoeoceno. As rochas sedimentares aflorantes no arquipélago incluem arenitos grosseiros e conglomerados em canais, arenitos com estratificação concordante, siltitos e folhelhos. O complexo recifal de Abrolhos abrange a mais extensa área de recifes de coral do Brasil e do todo o oceano Atlântico Sul, abrangendo 6.000 km². Constitui um pouco menos de um por cento dos ecossistemas recifais do planeta Terra. São os maiores e os mais ricos recifes de corais do Brasil, tendo como principais espécies os corais negros, os hidro corais (corais-de-fogo), os corais pétreos e os octocorais. Sua fauna, na parte terrestre, é composta, principalmente, por aves, destacando-se atobá-branco, atobá-mascarado, atobá-marrom, fragata, benedito e grazina. Suas ilhas são o principal berçário para a baleia Jubarte no Atlântico Sul.
(Crédito da imagem: Equipe Tête-à-Tête - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Mineração
Estado de emergência no Peru devido a protestos atingirem a produção de cobre

    Danos e reparos
Defesa Civil instala novos sensores de movimento em Petrópolis


    Petróleo
Petrobras e Equinor iniciam produção do projeto IOR em Roncador
    A Petrobras, como operadora, e a Equinor iniciaram com sucesso a produção dos dois primeiros poços do projeto de aumento de recuperação de petróleo (IOR) em Roncador.
    LEIA MAIS em www.portosenavios.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro

Mercado do lítio


    Cooperação
Brasil e Índia forjarão aliança para a promoção da bioenergia e dos biocombustíveis
    MME realiza visita oficial à Índia acompanhado do Ministério das Relações Exteriores, da Economia, da Empresa de Pesquisa Energética e de lideranças empresariais brasileiras dos setores de biocombustíveis, automotivo, petróleo e gás.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Infraestrutura
Mineradora Vale fará investimento de R$ 3,9 bilhões em obras para ponte sobre o Rio Tocantins


    Energia alternativa
Voltalia faz comissionamento de seu maior projeto de energia solar no RN
    (Por Ruth Rodrigues) As usinas de energia solar Serra do Mel I e Serra do Mel II serão integradas e operarão o maior projeto de geração de energia a partir dessa fonte.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

RJ vai disponibilizar R$ 80 milhões para subsidiar projetos de energia solar e gerar empregos


    Meio Ambiente
Dia da Terra
    A data de 22 de abril, criada para promover a consciência sobre a importância do desenvolvimento sustentável, foi instituída pela ONU em 2009.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Redatores da Constituição do Chile se preparam para debate importante sobre mineração e meio ambiente
    (Por Reuters) A Assembleia Constituinte do Chile começará a debater dezenas de artigos na quinta-feira sobre mineração, água e direitos ambientais.
    LEIA MAIS em www.mining.com

A importância da circulação de fluido hidrotermal na quimiossíntese
    (Por Instituição Oceanográfica de Woods Hole) Novo estudo, para avaliar esta importância, usa como modelo uma abordagem inovadora para examinar um sistema hidrotermal de águas rasas e a produção de micróbios in situ e quase em condições naturais.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Geologia
Quais os próximos passos no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul
    (Por Geórgia Gava) Capacitação e qualificação da mão de obra estão no topo das necessidades elencadas pelas autoridades e representantes.
    LEIA MAIS em www.4oito.com.br

Núcleo de sedimento mais profundo coletado no Oceano Atlântico
    (Por Instituição Oceanográfica de Woods Hole) Foi coletada recentemente uma amostra de sedimento cilíndrico de 11,6 metros de comprimento da parte mais profunda da Fossa de Porto Rico, quase 8 km abaixo da superfície.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Paleontologia
Como este fóssil de aranha de 23 milhões de anos ficou tão bem conservado?
    (Por Rafael Arbulu) Um fóssil de uma aranha, encontrado em Aix-en-Provence, na França, está tão bem conservado que foi possível que cientistas conseguissem tirar impressões de imagem até mesmo de seus tecidos mais leves.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

Como um dinossauro brasileiro desencadeou um movimento para descolonizar a ciência fóssil
    (Por Genoveva Resende) Um fóssil de 110 milhões de anos havia sido coletado no Brasil décadas antes – mas nenhum paleontólogo brasileiro jamais tinha ouvido falar dele.
    LEIA MAIS em n1sergipe.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karykmsky na Rússia, Ibu, Krakatau, Semeru e Dukono na Indonésia, Kilauea no Havaí, Davidof no Alasca, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 21, na região de Nias, Indonésia (5,0 graus), e na costa norte da Groenlândia (5,1).
    Dia 22, na Península do Alasca (5,3 graus) e nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,3).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 21, nas Ilhas Kuril (4,8 graus), nas Ilhas Volcano, região do Japão (4,9), em Antofagasta, Chile (4,7), na região da Martinica (4,5), em Tonga (4,7) e em Papua, Indonésia (4,8).
    Dia 22, nas Ilhas Adaman, região da Índia (4,9 graus), na região das Ilhas Filipinas (4,5), em Luzon, Filipinas (4,7), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,7) e na região de Kepulauan Aru, Indonésia (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Evento
Live "Água Subterrânea e os desafios de gestão"


    Extra
A guerra na Ucrânia

A mineração e a comunidade


Notícias em 21/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *