23 de abril de 2022

Notícias em 23/04/2022

Assuntos do dia:
economia, petróleo, mercado, gestão pública, política, energia alternativa, meio ambiente, geologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

Vulcão Rincón de la Vieja
Este vulcão está localizado no noroeste da Costa Rica, a 25 km da cidade de Libéria, entre as províncias de Alajuela e Guanacaste, perto da fronteira com a Nicarágua. O complexo vulcânico Rincon de la Vieja é um estratovulcão com constituição andesítica de forma complexa e irregular. Mostra uma ampla gama de manifestações fluidas, como um lago quente de cratera hiperácida com atividade fumarólica, piscinas de ebulição e fontes termais. É formado por pelo menos nove fontes eruptivas ainda reconhecíveis, embora sua história indique sobreposição e destruição de vários edifícios vulcânicos ao longo de mais de um milhão de anos. Seu ponto mais elevado tem altitude de 1.916 m. O volume total estimado do material extravasado alcança cerca de 130 km³. Os produtos vulcânicos recentes (dos últimos 30.000 anos) correspondem a lavas e rochas piroclásticas de composição andesítica. É o maior centro vulcânico e o único ativo da Cordilheira de Guanacaste. A Costa Rica está localizada em uma área neotectônica complexa onde a subducção da placa de Cocos está ocorrendo ao longo da Fossa da América Central a uma taxa de 10 cm/ano. Esta subducção produziu intensa atividade vulcânica desde o Terciário Médio, principalmente no noroeste da Costa Rica. A atividade vulcânica neste país da América Central, nos últimos 25.000 anos, tem sido caracterizada principalmente por erupções freáticas e freato-magmáticas com raros eventos eruptivos plinianos. Uma lenda indígena conta que, enquanto isto, o cacique da tribo Curubandé descobriu que sua filha, a princesa Curubandá, estava apaixonada pelo príncipe Mixcoac, filho de um cacique inimigo. O pai de Curubandá não gostou nada desta história e jogou Mixcoac na cratera do vulcão ativo mais próximo. Devastada, Curubandá passou o resto de sua vida no alto da encosta do tal vulcão. Para amenizar sua dor, passou a estudar e entender muito sobre medicamentos naturais e, assim, desenvolveu poderes de cura para diversas doenças. A encosta do vulcão passou a ser conhecida como "Rincão da Velha" e as pessoas que procuravam curas medicinais sabiam que as encontravam naquele rincão. Mais tarde, quando os vulcanólogos precisaram dar um nome para o complexo vulcânico "Rincón de la Vieja", lembraram da lenda. Na imagem acima aparece o lago da sua cratera principal e, à direita, um cone inativo.
(Crédito da imagem: Federico Chavarría - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Economia
Arrecadação da Cfem em MG recua 30% no 1º trimestre de 2022

A arrecadação com royalties de petróleo e gás no país tem potencial de crescer mais de 80% em 2022, segundo a Firjan


    Petróleo
BW Energy compra FPSO Polvo para o Campo de Maromba

Eneva e Alvopetro notificaram à ANP sobre a descoberta de indícios de gás natural em blocos operados nas bacias de Parnaíba e Recôncavo
    A Alvopetro anunciou que concluiu a perfuração de poço que descobriu um net pay (camada produtora) de gás natural de 25 metros, com porosidade média de 8,2%. A Eneva encontrou indícios de gás natural em poço terrestre
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Rafaella Barros) Preços do petróleo dependem de vários fatores. O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás diz que não se pode afirmar que OPEP dita a precificação no mercado internacional.
    LEIA MAIS em www.poder360.com.br

Mercado do cobre

Mercado do ouro


    Gestão pública
Nota sobre acesso ao Protocolo Digital da ANM
    A ANM informa que o acesso ao Protocolo Digital e, consequentemente, aos demais sistemas institucionais, está reintegrado a partir das 12h de hoje, sábado, dia 23 de abril de 2022.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Política
Melhoria de solos por remineralizadores é tema de debate na CRA
    (Por Agência Senado) A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) vai promover uma audiência pública na quinta-feira (28/04), às 08h00, para debater a utilização de remineralizadores como alternativa de manejo e uso de solos.
    LEIA MAIS em www12.senado.leg.br


    Energia alternativa
Energia verde: com projeto de energia sustentável que demanda mais de R$ 6 bilhões, Brasil atrai olhares de investidores nacionais e internacionais
    (Por Roberta Souza) Numa área de 2 mil hectares, o gigante projeto de energia verde do Brasil conta com um parque eólico e um solar, que produzirão 3 mil GWh/ano.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

BEI irá fornecer mais de US$ 650 milhões à Enel para investimentos no desenvolvimento de projetos de energia renovável no Brasil, Peru e Colômbia

Unipar, petroquímica brasileira, desenvolve projetos de autoprodução de energia com construção de parques eólicos e solares
    (Por Roberta Souza) Com foco no crescimento sustentável e geração própria de energia em parques eólicos e solares, Unipar pretende dobrar seu tamanho.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Meio Ambiente
Usina Hidrelétrica Teles Pires (PA/MT) foi certificada pela terceira vez com o Selo Verde do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes
    O selo foi concedido na categoria Gestão Socioambiental Responsável, tendo a Teles Pires atingindo 100% em todas as questões avaliadas.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Geologia
SGB-CPRM intensifica a busca por reservas de fertilizantes em território nacional
    A busca por potássio na Amazônia vem sendo intensificada antes mesmo da guerra no Leste europeu, que acendeu o alerta sobre a possibilidade de faltar o mineral para atender a produção agrícola do País.
    LEIA MAIS em diariodocomercio.com.br

Evidências de placas tectônicas se movendo há 3,8 bilhões de anos
    Um punhado de cristais de zircão antigos encontrados na África do Sul contém a evidência mais antiga de subducção, um elemento-chave das placas tectônicas.
    LEIA MAIS em www.cronica.com.mx


    Vulcanismo
Vulcão Popocaepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky na Rússia, Ibu, Krakatau e Semeru na Indonésia, Edgecumbe no Alasca, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 22, em Sulawesi, Indonésia (5,6 graus).
    Dia 23, nas Ilhas Nicobar, região da Índia (4,6 graus), no sul de Java, Indonésia (4,6), nas Ilhas Fox, Alasca (4,5), dois em Taiwan (4,7 e 4,9), na região das Ilhas Admiralty, Papua Nova Guiné (4,7), no norte da Colômbia (4,5), na região central do Peru (4,5), na costa de Antofagasta, Chile (4,8), no norte de Qinghai, China (4,8), e na região central do Mar Mediterrâneo (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Humanos pré-históricos transformaram suas fogueiras em cinemas improvisados
    Os primeiros humanos que viviam no que hoje é a França esculpiram arte em lajes de rocha e as colocavam sob a luz de um fogo para dar a ilusão de movimento – uma forma primitiva de animação, de acordo com uma nova pesquisa.
    LEIA MAIS em www.istoedinheiro.com.br


    Ciência espacial
Foto do 35º aniversário do Telescópio Espacial Hubble apresenta dramático aglomerado de galáxias


    Evento
Norte Energia: Chamada Externa para seleção de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento
    O processo abrangerá 13 temáticas, com linhas de estudo como mudanças climáticas, hidrogênio verde, biomassa, segurança de barragem, supercapacitores, processo de reflorestamento, eletrolisadores e reaproveitamento de gases de efeito estufa, entre outros.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Extra
Expedição científica inédita nas Ilhas de Martin Vaz e Trindade
    A viagem a Martin Vaz envolveu pesquisas realizadas pela Marinha do Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG), nas áreas de meteorologia, oceanografia, geofísica, geologia, história e meio ambiente.
    LEIA MAIS em folhadolitoral.com.br

A guerra na Ucrânia

Redatores da Constituição do Chile rejeitam proposta contrária à mineração
    (Por Cecília Jamasmie) A Assembleia Constituinte do Chile rejeitou uma proposta do comitê de meio ambiente que busca endurecer as regras relacionadas à proteção dos recursos naturais do país, que teriam atingido o setor de mineração se se tornassem lei.
    LEIA MAIS em www.mining.com


Notícias em 22/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *