8 de dezembro de 2022

Notícias em 08/12/2022

Imagem em destaque

Parque Estadual da Pedra da Boca
Este parque está localizado na porção norte do município de Araruna, na PB, nos contrafortes da Serra da Confusão. É uma unidade de conservação da mesorregião do agreste paraibano e da  microrregião do Curimataú Oriental. 
As serras de Araruna e da Confusão, com altitudes máximas de cerca de 570 m, correspondem ao horst associado ao graben da depressão do Curimataú (ou vale do Rio Curimataú). Na região, os terrenos do Pré-Cambriano sofreram reativações epirogênicas entre o Paleozoico e o Terciário e, como resultado, formaram-se grabens como o do Curimataú.
O Parque Estadual da Pedra da Boca, que faz parte da Província da Borborema, está inserido na Suíte calcialcalina de médio a alto potássio, constituída por granitos e granodioritos e pelo Complexo Santa Cruz, com augen-gnaisses graníticos e leuco-ortognaisses quartzo manzoníticos a graníticos. São formações rochosas que apresentam faces arredondadas, superfícies desgastadas, sendo comum extensas caneluras do cume à base, devido a intemperismo de origens química, física e biológica.
A região é considerada uma das ramificações mais elevadas do Planalto da Borborema, com escarpas amplas e aplainadas, onde as serras representam maciços residuais. Devido ao pouco desenvolvimento da superfície pediplanizada, o espaçamento entre as serras é pequeno, não caracterizando inselbergs isolados, que são, no entanto, comuns no sertão da PB.
As rochas do parque sofreram processos de erosão por atividade hídrica e eólica e por variação de temperatura. São geradas cavidades com profundidades e larguras consideráveis. Estas cavidades são tafoni que, no parque, podem ser observados, por exemplo, na Pedra da Boca e na Pedra da Caveira.
O Parque Estadual da Pedra da Boca foi criado pelo decreto estadual de 2000, com área de 157,3 ha e com o objetivo de preservar o conjunto rochoso que abriga espécies da flora e fauna endêmicas e representativas do bioma caatinga.
A Serra da Confusão tem seu nome devido à distribuição de diversas serras que escondem grutas e cavernas praticamente inexploradas. Algumas possuem importantes sítios paleontológicos e arqueológicos com pinturas rupestres
A chamada Pedra da Boca é uma formação rochosa de aproximadamente 336 metros de altura, com um tafone semelhante a uma boca. A Pedra da Caveira, também encontrada no parque, assemelha-se a um crânio humano, da mesma forma devido a alguns tafoni.
Em zona fisiográfica de caatinga, no parque, além da flora característica desta zona, podem também ser observadas espécies de mata serrana, vegetação do tipo subcaducifólia que aparece nas áreas mais úmidas, próximas às vertentes. Cactáceas baixas e bromeliáceas, como a coroa de frade e a macambira, são encontradas frequentemente em áreas restritas rochosas. Quanto à flora, nas cavernas, abrigam-se animais, como gatos-do-mato, raposas, tejus, morcegos e tatus.
(Crédito da imagem: Carla Belke - fonte1 - fonte2)

Assuntos do dia
projeto, petróleo, produção, mercado, gestão pública, fiscalização, política, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, conhecimento, eventos, vagas e outros.

    Projeto
Mineradora de manganês de Caém, PA, deverá iniciar suas operações no início de 2023


    Petróleo
Petrobras usará uma nova rede de satélites para monitorar as áreas do Pré-Sal


    Produção
Vale estima produção de 310 mi de toneladas de minério de ferro em 2022


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro


    Gestão pública
ANP disponibiliza canal para comunicação de problemas no estoque regulatório
    Ele possibilita os agentes econômicos apontarem possíveis problemas no conjunto de normas da Agência (estoque regulatório).
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Fiscalização
Polícia Federal desmobiliza garimpos que poluíam rios no PA


    Política
Ministério aprova primeira solicitação de enquadramento de projeto de produção de biometano no REIDI
    A concessão do REIDI a projetos de biometano vai alavancar vultosos investimentos previstos para expansão do parque industrial do setor por meio da suspensão de tributos.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Ministério de Minas se reúne com agentes do setor para debater medidas da iniciativa de Mercado de Minas e Energia


    Energia alternativa
Construção de um novo parque solar da Equinor com outros sócios no RN é liberado

Repsol Sinopec apresenta primeiro projeto da América Latina de remoção de carbono (CO2) da atmosfera com equipamento a energia solar

Prefeitura de Macaé fecha parceria inédita com a Grã-Bretanha em prol da transição energética

Maneiras pelas quais a energia solar pode beneficiar a produção industrial brasileira
    (Por Paulo Nogueira) Especialista explica que diante das altas demandas exigidas nos processos industriais, as empresas do setor tem apostado cada vez mais em energias renováveis.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

SCGás abre chamada pública para contratação de biometano em SC

Absolar projeta que setor fotovoltaico do Brasil receberá R$ 50 bilhões em investimentos no ano de 2023

Equinor decide participar do projeto Mendubim de geração de energia solar no RN
    O projeto demonstra que a companhia quer acelerar o crescimento em geração de energia renováveis e desenvolver-se como produtor de energia com foco em áreas selecionadas.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Geologia
Projeto Cobre de Bom Jardim é leiloado em audiência de cessão de direitos minerários
    Nesta quarta-feira (07/11), o SGB-CPRM realizou uma sessão pública a fim de leiloar os direitos minerários dos projetos Fosfato/Miriri, região que abrange os estados de PE e da PB; Cobre de Bom Jardim, em GO; e Caulim do Rio Capim, no PA.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Paleontologia
Fóssil de preguiça-gigante é encontrado em Várzea Branca, no Sul do PI
    (Por Lucas Marreiros / g1 PI) Esta cidade é rica em vestígios pré-históricos. Animal tinha cerca de cinco metros e viveu há mais de 10 mil anos.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Pela primeira vez, fóssil completo de dinossauro marinho é encontrado na Austrália
    (Por João Paulo Martins) Os ossos preservados de um plesiossauro foram desenterrados em uma fazenda em pleno "outback" australiano.
    LEIA MAIS em www.trendsbr.com.br

Cérebro fossilizado mais antigo do mundo é encontrado na China
    (Por Robinson Samulak Alves) O Cardiodictyon catenulum, foi descoberto na província chinesa de Yunnan. Ele viveu há cerca de 525 milhões de anos.
    LEIA MAIS em www.megacurioso.com.br

Mandíbula que se pensava ser de neandertal seria de 1º humano europeu
    Fóssil encontrado durante atividades de extração na cidade de Banyoles, na Espanha, pode ter sido classificado por pesquisadores de modo equivocado há mais de um século.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Colisão de continentes pré-históricos "cozinhou" ossos de anfíbios antigos
    Cientistas resolveram um mistério de décadas sobre por que antigos tetrápodes – criaturas semelhantes a anfíbios que viveram há mais de 300 milhões de anos – preservados em um dos sítios fósseis mais importantes da Irlanda aparentemente tiveram seus ossos cozidos depois de morrer.
    LEIA MAIS em www.revistaplaneta.com.br

Paquicefalossauro Wyomingensis era o maior dos paquicefalossaurídeos — "dinossauros de cabeça espessa"

Réptil do tamanho de uma girafa foi a maior criatura voadora que já existiu
    (Por Rasha Aridi) O pterossauro provavelmente se lançou a cerca de 2,5 metros do chão antes de se afastar, resolvendo o mistério de como essas criaturas podiam voar.
    LEIA MAIS em www.smithsonianmag.com

DNA mais antigo conhecido oferece vislumbre de um Ártico outrora exuberante
    (Por Carl Zimmer) No permafrost da Groenlândia, os cientistas descobriram material genético de dois milhões de anos de dezenas de espécies de plantas e animais, incluindo mastodontes, gansos, lemingues e formigas.
    LEIA MAIS em www.nytimes.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Mauna Loa

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Stromboli na Itália, Sakurajima no Japão, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay, Reventador e Cotopaxi no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 07, em Taiwan (5,1 graus) e nas Ilhas Salomão (5,4).
    Dia 08, em Java, Indonésia (5,8 graus), na costa norte de Papua, Indonésia (5,5), na região do Cáucasus, Rússia (5,5), e na região das Ilhas Samoa (5,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 07, no mar de Molucca (4,9 graus), na região de Rota, Ilhas Mariana do Norte (4,6), no sul de Java, Indonésia (4,7), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,7) e na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,5).
    Dia 08, nas Ilhas Bonin, região do Japão (4,6 graus), e na região do Cáucasus, Rússia (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Carga de metais em naufrágio revela antiga rota comercial da Idade do Bronze

Esferas de pedra polida são encontradas em ilha na Escócia


    Conhecimento
Cade lança estudo sobre mercados de mineração
    Publicação integra série "Cadernos do Cade" e aborda as especificidades dos atos de concentração realizados no mercado de mineração.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Eventos
Webinar "Pilhas de Rejeitos Filtrados - Desafios Geotécnicos e Legislação"
    Governo britânico e ABSM vão organizar este webinar que será realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, das 10h00 às 12h00.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Prêmio Simineral de Comunicação
    Diversidade e inclusão na mineração pautam premiação para jornalistas, produtores de conteúdo digital e estudantes no PA.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Prêmio de Inovação Tecnológica 2022

Prêmio CBPM de Mineração 2022

Fórum Permanente de Mineração


    Vagas
Processo Seletivo para Professor Substituto
    Em MG, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) tem o objetivo de preencher uma vaga para o cargo de Professor Substituto na área de Geologia Geral.
    LEIA MAIS em www.pciconcursos.com.br


    Extra
A mineração e a comunidade
    "Dia Integrar": Iniciativa do Instituto Yamana de Responsabilidade Socioambiental ofereceu um leque de 50 serviços gratuitos, que somaram quase 32 mil atendimentos.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Estruvita pode ser alternativa para fertilizantes
    O mineral pode ser utilizado como fertilizante fosfatado de liberação lenta, devido à baixa solubilidade.
    LEIA MAIS em brasil61.com

A guerra na Ucrânia


Notícias em 07/12/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *