7 de dezembro de 2022

Notícias em 07/12/2022

Imagem em destaque

Duna consolidada de Oitavos
Esta duna está localizada junto ao litoral, a oeste de Cascais, em Portugal.
É uma duna fóssil que se destaca sobre a morfologia suave da região, moldada em rochas carbonatadas do Cretáceo Inferior, dolomitizadas e parcialmente carsificadas. Estas rochas pertencem à Formação de Cabo Raso, do Hauteriviano, ou às formações de Cabo Raso e Guincho indiferenciadas, do Hauteriviano ao Barreminiano Inferior. 
As acumulações eólicas destas formações constituem uma elevação alongada na direção NNW-SSE, situada a cerca de 250 m da linha de costa, com cerca de 500 m de extensão e uma largura máxima de 140 m. Elas assentam em inconformidade sobre formações com litologias e estratigrafias diversas, que muitas vezes fazem parte de substrato paleozoico, mesozoico ou cenozoico. Também podem ser encontradas sobre depósitos de idade plio-quaternária indiferenciados.
Estas rochas se apresentam normalmente bem consolidadas por cimento carbonatado e, algumas vezes, com certo grau de carstificacao. São encontradas estratificações oblíquas e cruzadas bem desenvolvidas, características da deposição eólica. As laminações internas indicam que elas foram preferencialmente originadas por ventos predominantemente de N ou NW ou ainda de WNW.
A duna consolidada de Oitavos tem uma idade entre 33 mil e 30 mil anos. Neste período, na região, ocorreu evento climático de aquecimento que propiciou condições ambientais propicias à formação deste tipo de consolidação. Ela é constituía por arenito silicicoso com cimento carbonatado. Sua granulometria é variada e, algumas vezes, chega a ser grosseira contendo muitos fragmentos de conchas. Possui estratificação oblíqua regular, com inclinação de cerca de 30º SSE, visível no flanco de sotavento da duna, exposto por escavação realizada para exploração de areia.
Sob este arenito, encontra-se uma areia média, heterométrica e com muitas conchas, coberta por areia fina e mais argilosa, com muitas conchas.
Os sedimentos eólicos consolidados do Quaternário, que ocorrem ao longo do litoral oeste de Portugal, possuem frequentemente deformação frágil, possivelmente de origem tectônica. Fraturas são visíveis em descontinuidades mais ou menos irregulares.
Na região, a flora é caracterizada por vegetação arbustiva que propicia a ocorrência de avifauna específica, como a toutinegra-de-cabeça-preta, a felosa-do-ato e o pintarroxo-comum. O coelho-bravo é o mamífero mais abundante.
O nome da duna tem origem em um forte localizado nas proximidades, conhecido como "Forte de São Jorge de Oitavos". Ele recebeu esta denominação para distinguir de outro "Forte de São Jorge". Não se conhece a origem do complemento "Oitavos", mas se sabe que este forte foi construído no século XVII destinado à atividade defensiva e era guarnecido por três soldados e dois artilheiros que eram substituídos de oito em oito dias, mas talvez isto não queira dizer nada...
(Crédito da imagem: jbento70 - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
mineração, petróleo, mercado, gestão pública, fiscalização, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Mineração
Sigma Lithium: US$ 100 milhões para expansão de Grota de Cirilo
    A expansão da produção de concentrado pode ser alcançada pela adição, à planta, de um único módulo de separação, de um módulo proporcional de britagem.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br

Jornada de trabalho na Mineração: desafios para a produtividade do setor


    Petróleo
Petrobras divulga empresas pré-selecionadas em programa de inovação


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro
    (Por Leandro Tavares) Minério de ferro vai ficar mais barato em 2023, assim como outros metais básicos, diz Fitch.
    LEIA MAIS em trademap.com.br

Mercado do ouro

Mercado do lítio

Mercado do estanho


    Gestão pública
ANP publica novo manual de comunicação de incidentes
    O objetivo da publicação é orientar os agentes regulados quanto aos critérios e procedimentos para a comunicação à ANP de incidentes ocorridos no escopo de um contrato ou autorização, nos termos da Resolução ANP nº 882 de 2022.
    LEIA MAIS em www.gov.br

ANM fixa multas bilionárias para infrações na mineração


    Fiscalização
Polícia localiza área de garimpo ilegal em MT


    Energia alternativa
Maior parque de energia eólica da América do Sul está situado no PI

CPT-ANP obtém renovação de acreditação concedida pelo Inmetro
    Foi ampliado o escopo para o ensaio de Teor de Água, importante parâmetro de qualidade para óleo diesel, biodiesel e etanol combustível.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Andra 2 volta a gerar energia para o Sistema Interligado Nacional


    Meio Ambiente
Pesquisadores pedem acordo integrado de fornecimento mineral entre nações
    Em artigo na revista Environmental Science and Technology , grupo interdisciplinar de pesquisadores da academia e da indústria propõe acordo integrado de fornecimento mineral entre as nações para que os países que têm acesso limitado às matérias-primas necessárias para a transição para uma economia verde sejam não deixado para trás.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Paleontologia
Os dinossauros podiam nadar? Descoberta de fóssil revive debate antigo

Fóssil revela existência de formigas na Ilha da Madeira há mais de um milhão de anos
    (Por Lusa) O fóssil encontrado na ilha é um fragmento de uma asa de uma formiga alada, que estava em sedimentos com um milhão e trezentos mil anos.
    LEIA MAIS em www.publico.pt

Fóssil achado em Mirassol, SP, vai ser analisado no Museu de Uchoa


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Mauna Loa

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Stromboli na Itália, Shiveluch e Ebeko na Rússia, Sakurajima no Japão, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 06, na dorsal Meso-Indiana (5,1 graus) e no sul de Java, Indonésia (5,2).
    Dia 07, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,0 graus), no oceano Atlântico Sul (5,1), em Luzon, Filipinas (5,2), e em Seram, Indonésia (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 06, na Ilha de Vancouver, região do Canadá (4,6 graus), na fronteira Rússia-Mongólia (4,5), no Tajiquistão (4,7), no leste da Mongólia (4,8), na região de Fiji (4,5), na costa leste de Honshu, Japão (4,5), e em Tonga (4,9).
    Dia 07, no sul das Ilhas Fiji (4,5 graus), na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,6), no sudoeste de Sumatra, Indonésia (4,5), na costa norte do Peru (4,8) e em Vanuatu (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Arqueólogos encontram raro tesouro medieval de 1.300 anos na Inglaterra
    (Por Jill Lawless) Achados estavam no túmulo de uma mulher poderosa que pode ter sido uma das primeiras líderes religiosas cristãs na Grã-Bretanha.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Ciência espacial
Pluma de manto ativa indica que Marte é mais vivo do que se pensava
    (Por Salomão Peno) Observações orbitais de pesquisadores da Universidade do Arizona revelaram a presença de uma pluma de manto massiva e ativa em Marte, que se acredita ser responsável por intensa atividade vulcânica e sísmica.
    LEIA MAIS em www.geekstrong.com.mx


    Eventos
PodMinerar

Workshop "Desafios da Inovação Tecnológica em Materiais Avançados e Minerais Estratégicos"
    O Laboratório de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos (GraNioTer-MCTI), em conjunto com o Institutos Nacionais de Ciências e Tecnologias Terras Raras (INCT - Terras Raras), realiza este workshop nos dias 06 e 07 de dezembro de 2022, em Belo Horizonte.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Fórum de Programas de Fauna do Licenciamento Ambiental Federal (LAF) de 2022
    Projeto Porto Sul é selecionado para participação neste fórum. É promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), contará com a participação da BAMIN.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Perspectivas do Gás no Rio

Encontro Nacional da Absolar
    Este evento tem o tema "2 Terawatts de solar fotovoltaica nos próximos anos: estamos preparados?" será realizado em SP nos dias 07 e 08 de dezembro.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Extra
A guerra na Ucrânia


Notícias em 06/12/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *