6 de dezembro de 2022

Notícias em 06/12/2022

Imagem em destaque

Geleira Fox
A Geleira Fox está localizada no Parque Nacional Westland Tai Poutini, no Vale Fox, na costa oeste da Nova Zelândia.
O Vale Fox é um vale glacial em forma de U, com laterais quase verticais. Em suas partes mais íngremes, estrias glaciais são encontradas em muitas das rochas expostas. Em outros locais, a esfoliação pós-glacial de xistos dissecados produz instabilidade ​​nos locais intemperizáveis. Extensos depósitos de morainas estão presentes e a Geleira Fox ocupa o fundo do vale. Logo a jusante do término da geleira, o Rio Fox se acomoda trançado em uma planície de inundação de 250 metros de largura. Ele entra em uma seção mais confinada na extremidade inferior desta planície por uma extensão 2,5 km, mas volta a se espalhar mais adiante.
Ao longo dos últimos 45 milhões de anos, a colisão entre a placa Australiana e do Pacífico e o deslocamento paralelo (de uma em relação a outra) trouxeram estratos mais profundos de rocha para a superfície. Foi soerguida uma espessura de 20 km de rochas para formar os Alpes do Sul. Somente nos últimos 500 mil anos, a tectônica soergueu as montanhas, ao longo da Falha Alpina, 12 mm por ano, o que equivale ao total de 6 km de elevação neste período todo. 
Simultaneamente a estes movimentos, houve intensos eventos, como dobras, falhamentos e processos metamórficos. Dobras ao longo dos eixos nordeste/sudoeste produziram falhas perpendiculares a estes eixos. Uma destas falhas é evidenciada na parede íngreme de Cone Rock, que se eleva 300 m verticalmente a partir do fundo do Vale Fox. Mais acima neste vale, uma língua da geleira corre entre outras destas falhas, uma delas sob a dorsal Chancellor e outra na parte lateral da geleira.
Estas dobras e falhas criaram áreas de menor resistência que foram encontradas e intensificadas pela erosão. Além disto, falhas verticais e planos de estratificação nas rochas permitem que a geleira movimente enormes blocos ao longo das linhas das falhas.
Grauvacas, de 400-600 milhões de anos, e xistos, de cerca de 150 milhões de anos, são as rochas encontradas na região da Geleira Fox. Os leitos de grauvacas, com espessura mínima de cerca de 10 km, inclinam-se para oeste em ângulo de 15-40º. Os xistos, produzidos por metamorfismo sobre arenitos, posicionam-se subjacentes aos leitos de grauvacas. Imediatamente a leste da Falha Alpina, uma seção maciça dos estratos inferiores de xistos foi inclinada e empurrada para cima pela ação tectônica.
A geleira Fox avança de 4 a 6 metros por dia. A pluviosidade de até 14 metros por ano e sua multiplicada produção de neve resultam em enorme poder erosivo iniciado pelos rios e pelas torrentes das montanhas. Na paisagem desnudada, são encontradas rochas, poeira e detritos. Mesmo a centenas de metros acima da geleira. são encontradas marcas. Ali, parece que ela recentemente passou esmagando e arrancando pedaços de rocha. É um processo que se iniciou na primeira era do gelo na Nova Zelândia, cerca de 500 mil anos atrás.
Durante a Idade do Gelo, o gelo sobre os Alpes do Sul teria sido muito mais espesso e mais extenso do que sua atual cobertura esporádica. Após seu pico em 1890, a Geleira Fox recuou cerca de 2 km. 
Os solos da região são ricos em silicatos e se formam rapidamente, mas são empobrecidos pela lixiviação. Os solos alpinos mais férteis estão nas encostas das colinas, onde o rejuvenescimento ocorre constantemente por meio de processos erosivos. As planícies de inundação aluviais contêm os solos mais férteis, enquanto que moreias, cordilheiras e terraços são muito inférteis.
(Crédito da imagem: Matthias Basler - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
barragem, petróleo, mercado, gestão pública, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, conhecimento e eventos.

    Barragem
Barragem B3/B4 sai do risco máximo de ruptura


    Petróleo
ANP deve incluir 2 blocos da Bacia do Tacutu em leilão de oferta permanente para incentivar mercado de energia em RR

Economia de Alagoas será beneficiada com royalties de petróleo nos próximos 5 anos, afirma ANP


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro

Mercado do ouro
    (Por Notícias da Bloomberg) Preço do ouro cai com rendimentos mais altos à medida que traders observam política do Fed e China.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Gestão pública
SGB-CPRM altera local de realização do leilão dos ativos minerários


    Paleontologia
Fósseis achados em armário no Museu de História Natural de Londres mudam origem de lagartos em 35 milhões de anos
    Pesquisadores descobriram que os restos da espécie Cryptovaranoides microlanius, que viveu no final do Triássico, tem características primitivas encontradas nesses répteis modernos.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

"Górgonas" monstruosas sobreviveram a uma extinção em massa, mas eram um "clado extinto ambulante"
    (Por Júlio Batista) Cerca de 90% de todas as espécies foram extintas durante a "Grande Morte", cerca de 252 milhões de anos atrás, mas no caso de um paleomonstro, batizado de "górgona", os relatos de sua extinção foram muito exagerados, segundo novas pesquisas.
    LEIA MAIS em universoracionalista.org


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Stromboli na Itália, Shiveluch na Rússia, Taal nas Filipinas, Semeru na Indonésia, Mauna Loa no Havaí, Fuego na Guatemala, Sangay, Reventador e Cotopaxi no Equador, Sabancaya no Peru e Villarrica no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 05, dois em Tonga (5,3 e 5,6 graus) e dois na região da Ilha Easter (5,0 e 5,3).
    Dia 06, no sul da dorsal Pacífico-Leste (5,0 graus), dois no sul de Java, Indonésia (5,9 e 5,4), em Minahasa, Indonésia (5,0), e na dorsal Meso-Indiana (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 05, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,9 graus), em Hokkaido, região do Japão (4,5), nas Ilhas Andreanof, Alasca (4,8), na região da Ilha Easter (4,9), em San Juan, Argentina (4,7), no sul de Sumbawa, Indonésia (4,5), e dois em Mindanao, Filipinas (4,7 e 4,9).
    Dia 06, no sudeste da Ilha Easter (4,5 graus), em Veracruz, México (4,5), na região do Timor, Indonésia (4,5), em Salta, Argentina (4,5), em Coquimbo, Chile (4,6), e dois no sul de Java, Indonésia (4,6 e 4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Explicação mineral para anomalias magnéticas na Lua
    Microanálise de amostras de sulfeto de ferro retornadas da Lua pela missão Chang'E-5 da China confirmou pela primeira vez a presença de magnetita submicroscópica induzida por impacto.
    LEIA MAIS em www.notimerica.com


    Tecnologia
Materiais não vivos que têm memória, aprendem e reagem ao ambiente


    Conhecimento
Artigo "A mineração e os limites geográficos na colonização de Cuiabá e Mato Grosso"
    Compreender o MT da atualidade a partir da colonização envolve diversas áreas do conhecimento. A união de geologia e história são úteis para explicar o desenvolvimento do estado.
    LEIA MAIS em www.ufmt.br


    Eventos
9ª Feira Pará Negócios

Prêmio ANP de Inovação Tecnológica

Automation Fair 2022


Notícias em 05/12/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *