5 de dezembro de 2022

Notícias em 05/12/2022

Imagem em destaque

Lago Abbe
O Lago Abbe (ou Abhé) atravessa a fronteira entre Djibuti e a Etiópia, no interior da Depressão de Afar, na África. É o maior e último de uma cadeia de seis lagos alimentados pelo Rio Awash.
A depressão de Afar é uma região agreste e escassamente povoada, abrangendo partes da Etiópia, da Eritreia e de Djibuti. Ela marca a junção tríplice de três riftes: o rifte do sul do Mar Vermelho (entre as placas da Núbia e da Arábia), o rifte do Golfo de Aden (entre as placas da Arábia e da Somália) e o rifte principal da Etiópia (entre as placas de Núbia e da Somália). A medida que a placa da África se divide nas placas da Núbia e da Somália, vai surgindo um novo oceano, assim como surgiu o Mar Vermelho a partir da separação das placas da África e da Arábia. Em alguns milhões de anos, o oceano Índico romperá as terras altas costeiras e inundará a Depressão de Afar, criando um novo oceano. A região chamada Chifre da África será transformada, então, em uma grande ilha.
Antes disto, a tensão causada pela separação entre as placas da Núbia e da Somália criou, ao redor do Lago Abbe, um cenário com uma aparência apocalípitica semelhante a do fictício Tatooine, um planeta desértico de Star Wars. À medida que as duas placas vão se afastando, a crosta acima delas se afinou e rachou e o magma subiu ao longo dos pontos de fraqueza. No oceano, este processo produziria uma expansão do fundo do mar, mas na depressão de Afar, o magma encontrou o solo seco em ambiente de rifting continental.
É neste ambiente que está localizado Abbe, um lago hipersalino e alcalino dessecante, com 10 km de largura e 15 km de comprimento. Seus tons escuros verde-azulados emprestam alguma cor a uma terra dominada por marrons e pretos. Coberto por aglomerados de chaminés fumegantes, Abbe produz uma vasta paisagem seca de salinas que absorve a água do Rio Awash no seu percurso final. Nesta topografia completamente nivelada, as exceções são o Monte Dama Ali, um pequeno vulcão-escudo adormecido predominantemente basáltico, e as chaminés, com até 60 m de altura, visíveis a quilômetros de distância.
Estes depósitos carbonáticos, semelhantes a chaminés, estão dispostos em fileiras nas margens do Lago Abbe. Foram construídos em ambiente subaquático, quando o nível da água era mais elevado. São constituídos por camadas concêntricas alternadas de calcita e de sílica com calcita de baixo Mg. Estas camadas resultam da rápida precipitação de carbonato durante a mistura de fluidos hidrotermais com a água do lago.
Apesar do clima infernal na região do Lago Abbe, pastores nômades Afar vivem na área juntamente com uma surpreendente população de flamingos. Na imagem acima, burros e cabras são vistos nas proximidades do lago.
(Crédito da imagem: NARA & DVIDS Public Domain Archive - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

Assuntos do dia
mercado, política, energia alternativa, meio ambiente, geologia, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, asteroides, conhecimento e eventos.

    Mercado
Mercado do petróleo
    Os preços do petróleo sobem depois que a OPEP + mantém a produção estável e o teto de preço russo é imposto.
    LEIA MAIS em minutomais.com


    Política
Relator do grupo de trabalho na Câmara propõe mudanças no Código de Mineração


    Energia alternativa
O futuro do mercado de hidrogênio verde brasileiro está sendo moldado na BA, PE e CE

Petrobras terá unidade dedicada à produção de BioQAV e diesel 100% renovável

Energia geotérmica pode produzir toda a energia limpa que o mundo necessita
    O conteúdo total de energia do calor armazenado no subsolo excede nossa demanda anual de energia, mas não existe tecnologia que nos permita perfurar fundo o suficiente para captar essa energia.
    LEIA MAIS em www.inovacaotecnologica.com.br

Crescimento dos negócios da Rosatom no Brasil revela o tamanho do setor nucelar no país


    Meio Ambiente
Anglo American investe na inovação aliada à sustentabilidade
    Reafirmando o seu propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, a Anglo American investe em inovações que buscam mitigar impactos da sua atividade.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Desmatamento: impactos e consequências
    (Por Bruna Soldera) O desmatamento é um dos mais urgentes problemas dos últimos tempos, causa impactos diretos e indiretos, coloca em risco todas as formas de vida além de mudar o regime climático local ou mesmo regional e colocar em risco o desenvolvimento econômico.
    LEIA MAIS em www.aguasustentavel.org.br


    Geologia
A origem do oxigênio da Terra
    (Por Eufémia Izer) Vinte e um por cento da atmosfera consiste neste elemento vivificante. Mas no passado remoto – 2,8 bilhões a 2,5 bilhões de anos atrás – este oxigênio estava quase ausente.
    LEIA MAIS em minutomais.com

Projeto Geoparque Uberaba Terra de Gigantes é oficializado na Unesco Paris
    (Por Renato Manfrim) O projeto busca a chancela de área especial do planeta. Unesco analisa o dossiê do projeto e em outubro do ano deve enviar a Uberaba uma comissão avaliadora.
    LEIA MAIS em www.em.com.br


    Mineralogia
Howardita ou Jasper Cascavel
    Howardita é um silicato opalizado com um padrão distinto entrelaçado e em faixas e é conhecido por suas ricas cores amarelo dourado e marrom rosado.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Paleontologia
Fósseis de dinossauros encontrados por operários são retirados da BR-153, em Mirassol, SP
    (Por g1 Rio Preto e Araçatuba) Suspeita é de que os ossos sejam de um titanossauro, espécie que viveu na região há 80 milhões de anos.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Vulcanismo
Vulcão Stromboli

Vulcão Semeru

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Villarrica

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch e Ebeko na Rússia, Skurajima no Japão, Ibu na Indonésia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 04, no Gabão (5,5 graus), na dorsal de Reykjanes (5,4), em Java, Indonésia (5,0), no sudeste das Ilhas Loyalty (5,5), em Tonga (6,7), em Catamarca, Argentina (5,1), e na região das Ilhas Samoa (5,1).
    Dia 05, na região das Ilhas Mariana (5,2 graus), no oceano Atlântico Sul (5,1), na Baía de Bengal (5,2) e nas Ilhas Santa Cruz (5,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 04, na região central do Kazaquistao (4,6 graus), em Papua, Indonésia (4,7), no sudeste de Shikoku, Japão (4,6), em Tonga (4,9), nas Ilhas Rat, Alasca (4,5), e na região de Nias, Indonésia (4,9).
    Dia 05, na região das Ilhas Revilla Gigedo (4,5 graus) e nas Ilhas Fox, Alasca (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Descoberto planeta gigante com características que a ciência não consegue explicar
    (Por Naomi Willis) Tem aproximadamente o tamanho de Júpiter, mas ao contrário do nosso vizinho estelar, este jovem planeta não corresponde a nenhuma das teorias que explicam a formação de gigantes gasosos.
    LEIA MAIS em barcelosnanet.com


    Asteroides
Diamantes espaciais extra duros podem ter se formado em uma antiga colisão cósmica
    Um "diamante dobrado" não soa totalmente plausível. Mas foi exatamente isso que foi encontrado dentro de um raro grupo de meteoritos conhecido como ureilitos, que provavelmente veio do manto de um planeta anão ou de um asteroide muito grande que foi destruído há 4,56 bilhões de anos em uma colisão gigante.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Tecnologia
Metais preciosos não são mais necessários em reações para produzir combustível de hidrogênio
    Pesquisadores da Rice University, Syzygy Plasmonics Inc. e Princeton University criaram um nanomaterial chave ativado por luz para a economia do hidrogênio.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Conhecimento
ANP publica Boletim Mensal da Produção de outubro de 2022
    Desde a edição anterior, além da publicação tradicional em pdf, é possível consultar os dados do boletim de forma interativa utilizando a tecnologia de Business Intelligence (BI).
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Eventos
IBRAM comemora os 40 Anos de normalização em mineração no Brasil
    Profissionais do setor mineral e especialistas responsáveis pela criação e padronização das normas técnicas na mineração (ISO e ABNT) reuniram-se nesta quinta-feira, 01/12, no escritório do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em Belo Horizonte (MG), para celebrar os 40 anos da mineração brasileira na Normalização Internacional.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral - Simexmin

SBGf Live "Oportunidades exploratórias nos blocos da Oferta Permanente de Partilha (OPP)"

Medidas tomadas no âmbito da Iniciativa Mercado Minas e Energia (IMME)
    MME apresenta no dia 08/12 resultados das discussões com agentes do mercado políticas públicas e medidas para melhorar marcos legais brasileiros.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Lives do projeto "Porque o mundo precisa de água" do Instituto Água Sustentável (IAS)


Notícias em 02/12/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *