15 de novembro de 2022

Notícias em 15/11/2022

Imagem em destaque

Serrania de la Macarena
Este sistema montanhoso colombiano faz parte do Escudo da Guiana e está situado no Departamento de Meta, a leste da Cordilheira dos Andes. Forma uma faixa N-S com comprimento de cerca de 120 km, largura de 30 km e altitude média de aproximadamente 1.600 m. Em 1948, a região foi declarada Reserva Natural Nacional e, em 1951, foi constituído o Parque Natural Serrania de la Macarena que protege 6.200 km² da serra e seus arredores.
Durante o Cretáceo, la Macarena se formou como parte de uma série de soerguimentos de rochas do Proterozóico Superior. Esta região elevada ficava na borda ocidental do Escudo Sul-Americano do Pré-Cambriano e se estendia da Colômbia, passando pelo Brasil, alcançando a Venezuela e as Guianas. Constituída por arenitos macios, logo a erosão esculpiu uma série de montanhas. Quando a placa tectônica do Pacífico colidiu com a Sul-Americana, surgindo os Andes, os rios Amazonas e Orinoco passaram a fluir para leste levando junto boa parte da cordilheira. Restaram algumas regiões elevadas e, dentre elas, a Serrania de la Macarena, que estava localizada mil km a oeste. Nesta serrania, são encontradas as rochas mais antigas da Colômbia. São rochas quartzíticas datadas em 1,461 bilhão de anos. 
A serrania possui petróglifos de culturas antigas, como os de Angosturas I e II no Rio Guayabero. E é justamente um afluente deste rio que torna a região famosa. É o Rio Caño Cristales, conhecido como "Rio das Cinco Cores" ou "Arco-íris líquido", localizado na província de Meta. Suas cores são causadas pela planta Macarenia clavigera, da família Podostemaceae, encontrada no leito deste rio. Durante um período entre as estações chuvosas e secas, quando a água está em determinado nível, esta planta se agarra ao quartzito e reveste o fundo do rio com um vermelho brilhante, transmitindo para a água manchas amarelas, verdes, azuis, com diversas tonalidades intermediárias.
Nesta serrania acontece o encontro da flora e da fauna de três regiões: Amazônia, Orinoquía (ou Llanos Orientales) e Andes. Os vários patamares bioclimáticos com temperaturas entre 12 e 25ºC favorecem a conservação de habitat único em uma pequena região com grande biodiversidade, tendo várias espécies endêmicas. São 48 espécies de orquídeas e 2.000 de outras flores, folhagens e plantas. Sua fauna inclui tamanduás, tigres, pumas, veados, macacos, 500 espécies de aves, 1.200 espécies de insetos e 100 espécies de répteis.
(Crédito da imagem: Mario Carvajal - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
petróleo, mercado, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Petróleo
Enauta retoma a operação de um dos poços do Campo de Atlanta


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do níquel

Mercado do ferro
    (Por Enrico Dela Cruz / Reuters) Minério de ferro sobe com mudança nas regras da Covid na China e apoio imobiliário.
    LEIA MAIS em br.investing.com
    (Por Reuters) O salto do preço do minério de ferro pode ser baseado em mais do que apenas as esperanças da China.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Energia alternativa
Com mais de 2 milhões de painéis solares, o estado do PI terá o maior parque de energia solar e eólica da América Latina

Embrapii investe em projeto de energia solar de olho em redução de emissões no setor industrial

Angra 2 voltou a gerar energia para o sistema interligado nacional


    Meio Ambiente
Poeira do deserto coletada do gelo das geleiras ajuda a documentar as mudanças climáticas
    Pesquisadores estão usando poeira presa no gelo das geleiras no Tibete para documentar mudanças passadas no intrincado sistema climático da Terra, e talvez um dia ajudar a prever mudanças futuras.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Geologia
Rochas mostram a origem da vida na Terra e podem ajudar na busca em Marte
    (Por Rodilei Morais) Os estromatólitos, com 3,5 bilhões de anos, encontrados na Austrália, podem ajudar os cientistas a buscar formas de vida em Marte.
    LEIA MAIS em br.financas.yahoo.com

Movimento de placas e um campo geomagnético dipolar em 3,25 Ga
    (Por Alec R. Brener, Roger R. Fu, Andrew RC Kylander-Clark e Bradford J. Foley) A Terra moderna é geologicamente dinâmica. Medições de sinais magnéticos preservados em rochas de 3,25 bilhões de anos fornecem evidências.
    LEIA MAIS em www.pnas.org

Cratera no fundo do oceano pode ter sido causada por "irmão" de asteroide que matou os dinossauros
    (Por Flavia Correia e André Lucena) No oeste da África, a cratera "Nadir", batizada em homenagem ao vulcão vizinho Nadir Seamount, tem a mesma idade do impacto em Chicxulub.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


    Paleontologia
Restos humanos de 15.000 anos atrás encontrados no sul da Catalunha
    Foi encontrada sítio paleontológico Molí del Salt, no sul da Catalunha, uma mandíbula humana pertencente a um sujeito que tinha entre 4 e 5 anos quando morreu.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Ahyi

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Ibu e Dukono na Indonésia, Fuego na Guatemala, Sangay no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 14, no sul das Ilhas Fiji (4,9 graus), na costa oeste de Hanshu, Japão (4,6), na região de Fiji (4,7) e dois na região de Tonga (4,8 e 4,6).
    Dia 15, na região de Taiwan (4,6 graus), na costa da região central do Peru (4,6), na região das Ilhas Mariana (4,8), em Luzon, Filipinas (4,9), e em Minahasa, Indonésia (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Fóssil mostra que o 1º cozimento pode ter sido antes do que se pensava


    Ciência espacial
Estudo de anãs brancas "poluídas" revela fatos interessantes sobre a formação de planetas
    A formação de planetas em nosso jovem sistema solar começou muito antes do que se pensava, com os blocos de construção dos planetas crescendo ao mesmo tempo que sua estrela-mãe.
    LEIA MAIS em www.innovationnewsnetwork.com


    Eventos
COP27

IV Simpósio Brasileiro de Geologia e Geofísica Marinha


    Extra
A mineração e a comunidade
    Vale adere à campanha Natal Sem Fome 2022. A ação será realizada via matching: a cada R$ 1 doado via Rede Voluntária Vale a empresa fará uma doação de R$ 10.
    LEIA MAIS em www.vale.com


Notícias em 14/11/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *