19 de setembro de 2022

Notícias de 17 a 19/09/2022

Imagem em destaque

Remarkable Cave
Esta caverna está localizada cerca de 12 km ao sul de Port Arthur, na costa sul da Península Forestier, na Tasmânia, Austrália. A região é ligada ao restante da Tasmânia por um istmo baixo e estreito, o Eaglehawk Neck, que chega a alcançar a largura mínima de 20 m.
As rochas da Península Forestier são arenitos cujos sedimentos foram depositados no mar aproximadamente entre 300 milhões e 200 milhões de anos (Permiano e Triássico). Lamitos também estão presentes em alguns locais. Por volta de 165 milhões de anos, a massa de terra que constitui a Tasmânia foi soerguida do fundo do mar e, neste processo, ocorreu a intrusão de um dolerito jurássico entre os estratos de arenito. Como o dolerito se contraiu substancialmente à medida que esfriou, resultaram rachaduras verticais. Após milhões de anos de erosão, grande parte do arenito que circunda o dolerito foi erodida, as áreas costeiras foram rebaixadas e se destacaram os pilares de dolerito negro, como o Cabo Pillar.
Na extremidade da península, a erosão marinha esculpiu espiráculos, desfiladeiros e cavernas no arenito. Uma delas é a Remarkable Cave que, antes era uma caverna profunda, mas atualmente é um tunel estreito com cerca de 40 m de comprimento. Esta abertura foi esculpida no arenito pela erosão ao longo de fraturas, ampliadas por antigos terremotos na zona de contato entre arenito e dolerito. Seu teto expõe este contato onde é possível observar dobras no arenito que ocorreram quando a plasticidade desta rocha foi aumentada pela proximidade da intrusão dolerítica.
É possível acessar a caverna somente em alguns dias próximos à Páscoa, quando as marés estão baixas o suficiente para que a água não se mova constantemente pela Remarkable Cave. Em outros momentos, fortes ondas tornam perigosa a caminhada no local. Diversos pontos turísticos são encontrados na península da Tasmânia, incluindo o espiráculo Maingon Blowhole, a enseada Safety, as baías Maingon e Crescente e o Monte Brown.
(Crédito da imagem: portarthur - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

Assuntos do dia
mineração, mercado, água, garimpo, meio ambiente, geologia, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Mineração
Jaguar Mining investe no aumento de capacidade energética do Complexo MTL


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro

Mercado do ouro

Mercado do lítio
    (Por Notícias Bloomberg) Preço do lítio bate novo recorde à medida que a oferta luta para alimentar o crescimento de veículos elétricos.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Água
O papel da educação para conservação das águas subterrâneas
    Apesar de ser um recurso de extrema importância, ainda é preciso conscientizar as pessoas sobre o cuidado e uso sustentável das águas.
    LEIA MAIS em www.hidroplan.com.br


    Garimpo
ANM lança leilão para lavra garimpeira em RR
    (Por Cyneide Correia) Medida abrange seis estados e RR terá uma oferta pública que destinará áreas para a lavra garimpeira.
    LEIA MAIS em folhabv.com.br


    Meio Ambiente
O que é o Acordo de Paris?

Petrobras contribui para coleta de mais de 8 toneladas de lixo no Dia Mundial de Limpeza de Praias

Alumínio verde pode evitar poluição, armazenar energia e gerar hidrogênio

Gestão de resíduos e efluentes


    Geologia
Sumidouro: conheça fenômeno em que água some e ressurge em gruta no ES
    (Por Beatriz Caliman) Fenômeno natural no Rio Fruteiras é explicado pela dissolução da rocha por reação química, à medida que a água percola no local.
    LEIA MAIS em www.agazeta.com.br

Rochas ricas em ferro, que abrigam peixes endêmicos do Xingu, têm origem microbiana
    (Por André Julião) Pesquisadores das universidades de São Paulo (USP) e Federal do Pará (UFPA) desvendaram a origem dos mocororôs, um tipo de formação rochosa rica em ferro que ocorre na bacia do rio Xingu, no PA.
    LEIA MAIS em agencia.fapesp.br


    Mineralogia
Mineral descoberto na Lua poderia permitir fusão nuclear ilimitada

Diamantes hexagonais estranhos vieram de um planeta asteroide-anão


    Paleontologia
Um bebê fóssil ajudou os cientistas a explicar como os mamíferos prosperaram após a extinção dos dinossauros
    (Por Gregory Funston / The Conversation) O Pantolambda bathmodon, parecido com um urso, é classificado como uma espécie de mamífero primitivo.
    LEIA MAIS em www.deccanherald.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Zona de Fratura de Tjörnes na Islândia, Shiveluch e Alaid na Rússia, Kodavar na Nova Guiné, Ibu e Semeru na Indonésia, Home Reef em Tonga, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru, Nevados de Chillán no Chile e Piton de la Fournaise nas Ilhas Reunión.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 18, seis em Taiwan (entre 5,2 e 6,9 graus), três nas Ilhas Ryukyu, Japão (5,2, 5,7 e 5,0), e na região das Ilhas Santa Cruz (5,6).
    Dia 19, em Taiwan (5,5 graus) e na região leste de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 18, na dorsal Meso-Indiana (5,6 graus), quatro em Taiwan (4,5, 4,5, 4,5 e 4,8), dois no nordeste de Taiwan (4,9 e 4,8), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,5), em Arunachal Pradesh, Índia (4,5), no sul das Ilhas Fiji (4,6), na Albânia (4,5), na costa leste de Honshu, Japão (4,5), e em Myanmar (4,5).
    Dia 19, na região central do Alasca (4,5 graus), no noroeste de Kashmir (4,6), na costa de Oman (4,6), no norte da Colômbia (4,9), na região das Ilhas dos Açores (4,7), em Taiwan (4,5) e no mar do Japão (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Primeira missão chinesa de exploração em Marte conquista resultados científicos frutíferos
    (Por Xinhua) O orbitador de Tianwen-1 opera por mais de 780 dias e o rover Zhurong já viajou 1.921 metros na superfície de Marte.
    LEIA MAIS em portuguese.cri.cn

Evidências sugerem que há um planeta recém-formado no Universo
    Foi criado um novo método para encontrar esses planetas recém-nascidos indescritíveis, juntamente com a prova de um pequeno planeta semelhante a Netuno ou Saturno escondido em um disco.
    LEIA MAIS em theprint.in


    Tecnologia
Mineradora Vale implanta Centro de Controle Ambiental


    Eventos
Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022)
    O estudo "Riscos e Oportunidades de Negócios em Mineração e Metais no Brasil", elaborado pela EY, em parceria com o IBRAM, foi o tema central de painel no último dia da EXPOSIBRAM 2022 (15/9).
    LEIA MAIS em ibram.org.br
    O rompimento de barragens afeta captação de recursos para projetos de mineração, explica a Ero Brasil.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

X GEO Políticas

II PROGEO - Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências

Rio Oil & Gas 2022

25º Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Paraná

Live "Água e sustentabilidade na indústria"


    Extra
Arábia Saudita descobre minérios de ouro e cobre em Medina
    O Censo de Geologia Saudita (SGS), representado pelo Centro de Pesquisa e Exploração Mineral, reportou que as novas reservas são situadas dentro dos limites de Aba al-Raha.
    LEIA MAIS em www.monitordooriente.com


Notícias em 16/09/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *