20 de setembro de 2022

Notícias em 20/09/2022

Imagem em destaque

Punta Roja
Punta Roja ("Punta Rotja" em catalão ou "Ponta Vermelha" em português) está localizada na costa norte da Ilha de Menorca, pertencente à Espanha, nas proximidades da Baía de Algaiarens, no Mar Mediterrâneo. A Ilha de Menorca, com menos de 700 km² de área, faz parte do Arquipélago de Baleares. 
No início do Cenozoico (há 65,5 milhões de anos), a região era ocupada pelo mar de Tétis, quando as placas Africana e Euro-Asiática se aproximaram e colidiram formando diversas cordilheiras, como os Pirineus, os Alpes e a Bética. Esta última avança para o mar em seu extremo leste e forma o Arquipélago de Baleares. Menorca, por se encontrar no extremo nordeste deste arquipélago, apresenta características que a diferenciam do restante destas ilhas.
Na parte norte de Menorca, ocorrem os materiais mais antigos. São rochas heterogêneas fraturadas e dobradas, principalmente conglomerados, arenitos, argilitos e calcários do Paleozoico e dolomitos, margas e calcários do Mesozoico. As cores das rochas e o relevo que criam permitem identificar três tipos de paisagens individualizadas: Menorca escura, Menorca vermelha e Menorca cinzenta. Na parte sul da ilha, é encontrada ainda a Menorca branca.
No norte, o trecho costeiro próximo a Baía Algaiarens é predominante vermelho, com rochas cujos sedimentos foram depositados no final do Paleozoico e no início do Mesozoico. São encontrados principalmente arenitos intercalados com materiais argilosos. Estes arenitos correspondem à acumulação e consolidação de grãos de areia e seixos, que foram transportados por grandes rios que erodiram as partes altas mais próximas e que foram erguidos no final do Paleozoico. Os materiais mais finos, argila e silte, sedimentaram-se nas margens dos canais, nas várzeas. Na maioria das vezes, os rios carregaram apenas água, mas o transporte de sedimentos foi reativado em épocas de chuvas torrenciais, arrastando enormes quantidades de material.
A presença de óxido de ferro dissolvido na água dos rios tingiu estas rochas de vermelho em um ambiente oxidante. Em Punta Roja, as rochas geralmente apresentam algum estado de alteração e uma das manifestações mais características desta alteração é a chamada erosão alveolar ou em favo de mel. Ela é provocada pelo vento, pela abrasão do sal marinho e pelas variações na composição da rocha. Os elementos mais singulares da localidade, no entanto, são alguns diques de rocha basáltica, também bastante alterada, que cortam as rochas vermelhas. O dique da imagem acima é encontrado no trecho costeiro entre a Baía de Pilar e Punta Roja.
(Crédito da imagem: Consell Insular de Menorca - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
petróleo, mercado, fiscalização, política, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, ensino, eventos e outros.

    Petróleo
Pré-Sal Petróleo (PPSA): média diária da produção de petróleo no regime de partilha de produção foi de 691 mil barris por dia em julho


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro

Mercado do lítio


    Fiscalização
PF prende 18 e Justiça bloqueia R$ 5 bilhões do garimpo ilegal de ouro em RO e no AM
    (Por Estadão Conteúdo) Esta atividade faz parte de operação que visa desarticular uma quadrilha especializada na extração e venda ilegal de ouro dos rios destes estados.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br


    Política
Governo federal cria grupo técnico para discutir escolha de novos sítios nucleares


    Meio Ambiente
Equinox Gold conclui inventário de carbono no Brasil e traça gestão de metas ambientais
    Mineradora anuncia a implantação do processo de gestão das emissões nas quatro operações no país e no escritório corporativo, reforçando sua atuação dentro dos pilares ESG.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Novo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE)
    É observado um aumento na cooperação internacional nos últimos anos e progresso na implantação das tecnologias necessárias para o cumprimento das atuais metas climáticas. Mas há necessidade de mais iniciativas.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Apresentações mais simples das mudanças climáticas
    (Por John Aber e Scott V. Ollinger) Os fundamentos da ciência das mudanças climáticas são conhecidos há muito tempo, e o impacto previsto de uma duplicação do dióxido de carbono atmosférico na temperatura global não mudou muito em 100 anos.
    LEIA MAIS em eos.org


    Geologia
A geomorfologia de Pirenópolis, GO
    Pirenópolis está inserida no Planalto Central Brasileiro, cuja formação é datada do período pré-cambriano, sob embasamentos sedimentares arenosos muito antigos e intemperizados.
    LEIA MAIS em pirenopolis.tur.br

Como sabemos qual é a idade da Terra?
    (Por Marly Babinski e Thomas R. Fairchild ) Hoje sabemos que o nosso planeta tem 4,567 bilhões de anos. Mas como chegamos a esse número?
    LEIA MAIS em super.abril.com.br

Os primeiros continentes da Terra afundaram no planeta antes de se erguerem novamente
    (Por Michelle Starr) Novo exame de algumas das rochas mais antigas do mundo sugere que os primeiros continentes da Terra eram instáveis e afundaram de volta no manto antes de sair novamente e se reformar.
    LEIA MAIS em www.sciencealert.com

Modelos simplificam demais como geleiras derretidas deformam a terra
    (Por Saima May Sidik) Quando as geleiras derretem, a terra abaixo se deforma. Os dados do nível do mar mostram que os modelos amplamente utilizados simplificam demais o processo.
    LEIA MAIS em eos.org


    Paleontologia
Fóssil de ave de 120 milhões de anos é descoberto no Japão
    Pesquisadores confirmaram que um fóssil de pássaro quase completo descoberto em Katsuyama, na província de Fukui, oeste da ilha de Honshu.
    LEIA MAIS em istoe.com.br

Dinossauros já estavam morrendo antes do ataque de asteroides

Ligação entre um réptil vivo raro e uma espécie extinta até então desconhecida
    Foi descoberta uma espécie extinta de réptil, pertencente a um grupo que tem alguma semelhança com os lagartos, mas foi quase completamente substituído por lagartos verdadeiros.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Home Reef em Tonga, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru, Nevados de Chillán no Chile e Piton de la Fournaise nas Ilhas Reunión.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 19, dois na dorsal Meso-Indiana (5,8 e 5,6 graus), em Michoacan, México (7,6), e na costa de Michoacan, México (5,3).
    Dia 20, em Vanuatu (5,1 graus), em Michoacan, México (5,9), e na Península do Alasca (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 19, na região da Ilhas Geórgia do Sul (4,6 graus), em Taiwan (4,5), no mar do Japão (4,6), em Antofagasta, Chile (4,6), em Mindanao, Filipinas (4,5), na costa da região central do Peru (4,8), no oeste de Xinzang, China (4,7), na dorsal Açores-Cabo de São Vicente (4,5), no leste da região de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,5), na região de Bougainville, Papua Nova Guiné (4,9), em Kepualuan Sangihe, Indonésia (4,5), no leste de Honshu, Japão (4,5), e na região das Flores, Indonésia (4,6).
    Dia 20, na costa leste de Honshu, Japão (4,6 graus), no norte da Colômbia (4,5), dois em Michoacan, México (4,5 e 4,7), na região de Papua, Indonésia (4,6), no sul das Ilhas Kermedec, Nova Zelândia (4,9), e em Potosi, Bolívia (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Caverna funerária da época de Ramsés II é encontrada em Israel
    (Por France Presse) A caverna foi descoberta em praia a cerca de dez quilômetros de Tel Aviv. Arqueólogos encontraram dezenas de vasos de cerâmica de vários formatos e tamanhos, que remontam ao período do faraó morto em 1213 aC.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Ciência espacial
Terremotos causados por meteoritos são detectados por sonda em Marte
    (Por Flavia Correia e Lucas Soares) Estudo conduzido por equipe internacional de pesquisadores que revela uma nova habilidade da sonda InSight, módulo de pouso da NASA que examina a atividade sísmica de Marte.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

A transformação de Saturno por uma lua antiga
    Os anéis de Saturno (que se acredita terem se formado apenas cerca de 100 milhões de anos atrás) são uma das estruturas planetárias mais distintas em nosso sistema solar. No entanto, a forma como sua formação ocorreu tem sido um mistério difícil de resolver.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Perseverança extrai matéria orgânica em um antigo delta de rio marciano


    Ensino
Mestrado Profissional do ITV
    As inscrições se encerram hoje (20/09) para o Curso de Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais do Instituto Tecnológico Vale.
    LEIA MAIS em portalcanaa.com.br


    Eventos
SBGf live "Programação do IX Simpósio Brasileiro de Geofísica"
    Esta live acontece no dia 21 de setembro. Trata da programação deste simpósio que será realizado de 4 a 6 de outubro.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br

Rio Oil & Gas 2022


    Extra
Relatório mostra cenário de mulheres na mineração
    O Women in Mining Brasil (WIM Brasil) lançou, durante a EXPOSIBRAM 2022, o 2º relatório sobre diversidade e inclusão no setor mineral, com o foco em analisar a inclusão das mulheres no setor.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Mapa do mundo político


Notícias de 17 a 19/09/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *