28 de agosto de 2022

Notícias em 28/08/2022

Imagem em destaque

Caverá e a Cuesta de Haedo
O estado do RS se subdivide em cinco macrozonas: Planalto, Depressão Central, Escudo Sul-Riograndense, Planície Costeira e Cuesta de Haedo. Cuesta é uma forma de relevo assimétrica onde as camadas têm mergulho fraco e intercalam níveis mais e menos resistentes à erosão, produzindo uma topografia praticamente plana, mas gradiente suave de um lado e mais escarpado de outro. A Cuesta de Haedo, antigamente denominada Cuesta Basáltica de Haedo, é uma província geomorfológica, encontrada no sudoeste do RS e no nordeste do Uruguai. No RS, tem divisa ao norte com o Planalto e à leste com a Depressão Central. Caracteriza-se por baixo planalto com leve caimento leste/oeste, em relevo homoclinal, assimétrico, com front voltado para leste e caimento suavemente em direção ao Rio Uruguai. No Brasil, está situado entre as cidades de Uruguaiana, Alegrete, Rosário do Sul, Santana do Livramento e Quaraí. No Uruguai, abrange os departamentos de Artigas, Salto, Paysandú e, em parte, os departamentos de Rivera, Tacuarembó e Durazno. Suas típicas feições tabulares suaves e de dimensões reduzidas, conhecidas localmente como coxilhas, estão associadas fitogeograficamente ao bioma pampa. A Cuesta de Haedo tem sua origem no desenvolvimento do Rio Ibicui, que iniciou um processo de entalhamento e favoreceu a expansão de outros cursos d'água, como o Rio Santa Maria. A partir de uma fase epirogênica (Pós-Cretáceo), houve um soerguimento das rochas que contribuiu, com concomitante processo erosivo, para a formação da depressão central e, com a participação do Rio Ibicuí, para a individualização da Cuesta de Haedo. No total, esta província geomorfológica alcança uma área de 60.000 km² sobre arenitos eólicos avermelhados médios e finos da Formação Botucatu (Jurássico) e rochas basálticas da Formação Serra Geral (Jurássico-Cretáceo). Apresenta altitude média de 100 m, variando de 70 m até cerca de 320 m em áreas isoladas, como no Cerro Palomas, em Santana do Livramento. Há um retrabalhamento contínuo que produz destaques para relevos testemunhos e aspectos de serras, como a Serra do Caverá (imagem acima), nos limites entre Rosário do Sul, Alegrete e Santana do Livramento. Na Revolução de 1923, entre os legalistas chimangos e os revolucionários maragatos, o Caverá foi um santuário para o caudilho maragato Honório Lemes da Silva (1864-1930), conhecido como "o Leão do Caverá". O nome "caverá" tem origem em uma lenda que conta que este era um território dos índios minuanos, entre os quais se destacava o guerreiro Camaco. Este guerreiro tinha uma paixão não correspondida pela princesa Ponaim. Um dia, Ponaim disse que só se casaria com Camaco se ele trouxesse o brilhante pelo do cervo Berá para forrar o leito nupcial. Daí se originou o nome caverá derivado de "caa-berá" ("caa" = "mato" e "berá" = "brilhante"). Para suavizar o suspense ao modo de uma coxilha, porém com um final abrupto como uma cuesta, conto que Camaco saiu destemido atrás de Berá, mas nunca mais voltou.
(Crédito da imagem: Sandro Anhaia - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5 - fonte6)

Assuntos do dia
danos, petróleo, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia e ciência espacial.

    Danos e reparos
Presidente do México reviveu forma perigosa de mineração de carvão
    Foi ressuscitada uma forma de mineração de carvão tão perigosa que os legisladores das duas casas do Congresso mexicano tentaram proibi-la uma década atrás.
    LEIA MAIS em ksltv.com


    Petróleo
Petrobras se prepara para fazer o primeiro poço na mais nova descoberta, após o Pré-Sal
    (Por Geraldo Moura) O campo da bacia da Foz do Amazonas é considerado promissor, já que sua geologia é parecida com a das bacias das Guianas e do Suriname.
    LEIA MAIS em obrasilianista.com.br


    Energia alternativa
Energia renovável que pode ser 10 vezes melhor que solar e eólica
    (Por Valdemar Medeiros) A energia dos mares não gera nenhum dano ao meio ambiente e pode ser utilizada durante 24h, resolvendo o problema de intermitência.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Estado de Washington, EUA, proibirá venda de novos carros a gasolina a partir de 2035

Âmbar Energia concluiu a construção da Usina Fotovoltaica Âmbar Porto Feliz

Falta de gás faz Japão querer uso máximo de geração nuclear no próximo inverno
    O Japão considera que a situação energética do mundo mudou completamente devido à invasão russa à Ucrânia, e uma grande mudança está ocorrendo na energia global.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Meio Ambiente
Pesquisadores buscam descobrir qual o som da Amazônia
    Pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale estão dedicados a este estudo, que deverá fornecer informações importantes sobre a biodiversidade por meio do som que ela emite.
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Paleontologia
Centenas de rãs fósseis de 45 milhões de anos em um pântano na Alemanha
    A antiga jazida de carvão de Geiseltal, na Saxônia-Anhalt, é considerada um tesouro científico por causa de suas características geológicas distintas e pelo número de fósseis encontrados.
    LEIA MAIS em scitechdaily.com


    Vulcanismo
Vulcão Sangay

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Ebeko na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Dukono na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 27, em Luzon, Filipinas (5,2 graus).
    Dia 28, nas Ilhas Izu, região do Japão (5,3 graus), no sudeste das Ilhas Loayalty (5,1), em Mindanao, Filipinas (5,0), e na região de Fiji (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 27, no sul de Java, Indonésia (4,6 graus), e na costa leste de Kamchatka, Rússia (4,6).
    Dia 28, nas Ilhas Izu, região do Japão (4,7 graus), em Tarapaca, Chile (4,6), em Mindanao, Filipinas (4,8), no mar de Banda (4,6), em Maule, Chile (4,6), na região de Simbawa, Indonésia (4,5), na costa leste de Kamchatka, Rússia (4,8), e na região de Kep. Mentawai, Indonésia (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Tumba maia descoberta no sudeste mexicano
    Pertencente ao rei maia Kalonché Uk'uuw Chan Chaahk ou "Senhor do domínio do Ka'n em Ho", esta tumba está localizada na praça cerimonial da zona ecoarqueológica de Dzibilchaltún, ao norte de Yucatán.
    LEIA MAIS em www.efe.com


    Ciência espacial
A mais antiga galáxia de rádio fóssil até agora descoberta escondida em uma matriz
    (Por Opel Turner) A galáxia mais brilhante do aglomerado entrou em erupção, como resultado da atividade de sua enorme massa de buraco negro, um evento que continuaria a explodir enormes bolhas emitindo luz de rádio no espaço.
    LEIA MAIS em soudecanoas.com.br

NASA encontrou uma "mini-lua" orbitando um asteroide fora do Sistema Solar
    (Por Joshua Hawkins) Por ser tão pequeno, os astrônomos dizem que as chances de vermos este pequeno satélite da Terra eram quase impossíveis.
    LEIA MAIS em bgr.com

NASA de volta à Lua

Foto mais detalhada da Lua tem 174 megapixels e levou 2 anos para ser feita
    (Por Júlio Possa) Na fotografia, é possível ver as cores, texturas, crateras e o brilho do satélite natural da Terra em detalhes.
    LEIA MAIS em gizmodo.uol.com.br


Notícias em 27/08/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *