27 de agosto de 2022

Notícias em 27/08/2022

Imagem em destaque

Cachoeira Yumbilla
Esta cachoeira está localizada nas proximidades das cidades de Cuispes e Chachapoyas, na província de Bongará, na região norte amazônica do Peru. Situa-se no maciço Cerro Panhuayco, que faz parte da Cordilheira Oriental, no leste dos Andes peruanos. O acesso à cachoeira é difícil. Escondida no Bosque de Cataratas Gigantes de Cuispes, também não é fácil encontrar uma posição de onde se visualize completamente sua queda d'água que acontece em quatro ou cinco etapas. É alimentada pelo córrego Yumbilla que nasce na Caverna San Francisco, de grande extensão, com 250 m de comprimento em sua área já explorada. A água da Cachoeira Yumbilla cai com grande potência devido ao alto desnível, embora flua em relativa pequena quantidade. Nos períodos de seca, pode ser interrompida completamente. É considerada a quinta cachoeira mais alta do mundo com 895,5 m de queda, tendo se tornado conhecida internacionalmente apenas a partir do final de 2007 quando o Instituto Geográfico do Peru realizou um levantamento geográfico na região. A água da Cachoeira Yumbilla cai sobre arentos quartzosos do Grupo Goyllarisquizga (Jurássico Superior-Cretáceo Inferior), cuja resistência permitiu a formação de grandes desníveis topográficos na região. Na porção antes da queda, há uma planície onde ocorrem calcários e margas da Formação Chúlec. A área ao redor da cachoeira é coberta por vegetação de floresta tropical, com bromélias, orquídeas e samambaias arbóreas. São vistos pássaros como o galo-da-rocha andino e o colibri espatuletail, além de mamíferos como o urso de óculos e o macaco lanudo de cauda amarela. A palavra "Yumbillo" vem da língua quíchua e, supostamente, significa "coração apaixonado".
(Crédito da imagem: Paulo Tomaz - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
mineração, danos, petróleo, mercado, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo e asteroides.

    Mineração
Dimensionamento de equipamentos na mineração
    (Por Alexandro Pinto) Em uma operação mineira em atividade o dimensionamento de equipamentos é uma das atividades mais importantes do Planejamento de Mina. Sua importância está em estabelecer a capacidade de movimentação da mina e, em uma associação aos custos unitários, qual será sua estimativa de gasto.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Danos e reparos
Novo modelo desenvolvido para prever deslizamentos de terra ao longo de cicatrizes de incêndios florestais
    Sem vegetação para amortecer as chuvas, o escoamento da água pode se transformar em um deslizamento de terra rápido e altamente destrutivo.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Petróleo
Com apenas 1 ano de operação, FPSO Carioca atinge produção acumulada de 39 milhões de barris de petróleo


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Roberta Souza) Diante da oscilação dos preços do petróleo, presidente da Opep considera realizar cortes na produção da commodity, que teriam o objetivo de alinhamento com a Arábia Saudita.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Mercado do ouro

Mercado do cobre


    Energia alternativa
Califórnia (EUA) proíbe vendas de carros de combustão a partir de 2035

Ibama concede renovação de licença de instalação para a Unsina Nuclear Angra 3


    Meio Ambiente
A ciência climática deveria ser menos política, enquanto as políticas climáticas deveriam ser mais científicas
    Os cientistas devem abordar abertamente as incertezas e os exageros em suas previsões sobre o aquecimento global e os políticos devem contar desapaixonadamente os custos reais, bem como os benefícios imaginados de suas medidas políticas.
    LEIA MAIS em www.epochtimes.com.br

Exploradores instalam estação meteorológica mais alta dos Andes Tropicais
    (Por Laura Moraes) A estação a 6,3 mil metros de altitude será fundamental para compreender os impactos das mudanças climáticas local e globalmente.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Geologia
Sumidouro no Chile: aparecem mais três grandes rachaduras no solo

As interações mineral-micróbio desempenham papéis importantes nos processos geológicos e ambientais
    Pesquisadores consideram mecanismos moleculares de interações e manifestações macroscópicas de tais interações ao longo do tempo.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com

Evidência crucial explica convergência anormalmente rápida entre Índia e Ásia no Mesozoico
    O fechamento do Oceano Neo-Tethys e a subsequente formação do Planalto Tibetano é um dos eventos tectônicos mais significativos da Terra. Como o subcontinente indiano derivou para o norte de forma anormalmente rápida e colidiu com a Ásia é uma questão essencial para descrever as mudanças globais na tectônica, clima e ecossistemas.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Paleontologia
Maior fóssil de dinossauro já visto na Europa pode ter sido encontrado em Portugal
    (Por Isabela Valukas Gusmão e Lucas Soares) Um fóssil de saurópode de 25 metros, encontrado na jazida paleontológica de Monte Agudo, em Portugal, pode ser o maior já visto na Europa.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

Os dinossauros desenvolveram diferentes formas de órbitas oculares para permitir mordidas mais fortes
    Enquanto em muitos animais – e na maioria dos dinossauros – a cavidade ocular é apenas um orifício circular no crânio que abriga o globo ocular, isso é muito diferente em grandes carnívoros.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Semeru e Awu na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 4.5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 26, na região das Ilhas Filipinas (4,5 graus) e na região de Bougainville, Papua Nova Guiné (4,7).
    Dia 27, em Vanuatu (4,5 graus), em Kepulauan Babar, Indonésia (4,7), na costa leste de Kamchatka, Rússia (4,6), em Kupulauan Barat Daya, Indonésia (4,6), e nas Ilhas Kuril (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Asteroides
O segundo asteroide que pode ter afetado os dinossauros há 66 milhões de anos
    Ele teria gerado, no Atlântico Norte, um tsunami de mais de 915 m de altura, bem como um terremoto de magnitude superior a 6,5 graus.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com


Notícias em 26/08/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *