26 de agosto de 2022

Notícias em 26/08/2022

Imagem em destaque

Rochas de Queijo
Estas rochas são encontradas nos arredores da aldeia de Malorechenskoye, na região de Alushta da Península da Crimeia, nos penhascos da baía de Tuzlukh, na costa do Mar Negro. Há mais de 50 anos, são protegidas por reserva controlada por autoridades locais, sendo consideradas Monumento Natural. Elas recebem diversos nomes (em ucraniano), como "Сырные скалы" ("Pedras de Queijo", que é o nome que se popularizou a partir dos anos 1960), "Скальный хаос Тузлух" ("Caos rochoso Tuzluh", onde Tuzluh, traduzido do tártaro da Criméia, significa "salina"), "Солонка" ("Saleiro") ou "бухта Любви" ("Baía do Amor"). É atualmente considerada uma região turística, mas há algumas décadas era um conjunto de praias selvagens. Em 1971, foi cenário para filmagens de uma série de televisão chamada "Острів скарбів" ("Ilha do Tesouro"), com três episódios. Uma lenda local conta que, na época dos deuses do Olimpo, em Micropotamos (a atual Malorechenskoye), nasceram um menino e uma menina, batizados como Apolônio e Apolônia. Eles logo se apaixonaram e passaram a viver juntos tranquilos, trabalhando com artesanato em cerâmica. Porém, chegou aos ouvidos de Afrodite e Apolo que a beleza daqueles jovens superava as suas. Foram verificar e os deuses se apaixonaram: Afrodite por Apolônio e Apolo por Apolônia. No entanto, foram amores não correspondidos. Apolo enfurecido sequestrou Apolônia por vários anos. Ela até lhe deu um filho, mas ficava sempre esperando o momento de fugir até que conseguiu. Apolo encontrou Apolônia nas proximidades das Rochas de Queijo da Criméia já nos braços de Apolônio. Então, Apolo, com a ajuda de Afrodite, por vingança, transformou os jovens em rocha e o local em um "caos rochoso" como é hoje conhecido. Os geólogos são céticos e acreditam que isto tudo não passa de uma textura chamada tafone (ou favos de mel), causada pelo intemperismo da água e do vento, ao esculpir caprichosamente um quartzito.
(Crédito da imagem: Маргарита Береговая - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
petróleo, produção, mercado, energia alternativa, meio ambiente, geologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, conhecimento, eventos e outros.

    Petróleo
Aprovados estudos para indicação de áreas do Polígono do Pré-Sal para inclusão em rodada de licitação
    A diretoria da ANP aprovou ontem (25/8) estudos geológicos e econômicos sobre a indicação de quatro blocos para inclusão, futuramente, em rodada de licitação, sendo um bloco na Bacia de Santos e três localizados na Bacia de Campos, todos no Polígono do Pré-Sal.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Gás natural: aprovada consulta sobre edital da Chamada Pública CP 04 para o Gasbol
    A Diretoria da ANP aprovou ontem (25/08) a realização de consulta pública para obter contribuições, de agentes econômicos e demais interessados, sobre o Edital de Chamada Pública (CP 04).
    LEIA MAIS em www.gov.br

Enauta decidiu interromper preventivamente a produção de Campo de Atlanta

Demanda global de sondas de perfuração terrestres deve crescer 24% até 2026


    Produção
Produção Mineral Baiana Comercializada registra mais de R$ 6 bilhões de janeiro a julho


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro

Mercado do ouro

Mercado do cobre


    Energia alternativa
Alemanha estreia primeira frota de comboios movidos a hidrogênio


    Meio Ambiente
Técnica inédita no mundo para reflorestamento de áreas degradadas apresenta resultados animadores
    Árvores que poderiam levar mais de oito anos para produzir suas primeiras flores e frutos estão iniciando este processo em menos de um ano.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

ABPM destaca potencial de desenvolvimento de projetos de mineração voltados para a iniciativa do carbono zero nos próximos anos no PA
    (Por Ruth Rodrigues) Os investimentos no desenvolvimento de projetos de mineração com adoção das práticas ESG serão essenciais para expandir os empreendimentos de carbono zero no setor do estado do PA.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Depósitos de metano armazenados no fundo do mar podem se libertar

Agricultura e impactos ambientais
    (Por Bruna Soldera) A agricultura no Brasil é altamente competitiva e emprega uma grande quantidade de pessoas, gera riqueza; é um dos setores que mais contribui para o crescimento do PIB.
    LEIA MAIS em www.aguasustentavel.org.br


    Geologia
Diferentes visões de um mesmo Banco de Dados Geológicos
    (Por Fernanda Nishiyama) A ideia de facilitar a manipulação e flexibilizar as tabelas de armazenagem de informação tende a misturar registros de natureza diferente e/ou perder-se a rastreabilidade das mudanças, causando grande transtorno para os usuários dos dados.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

Descoberto o lago mais profundo da América e o quinto do mundo

Mais estudos são necessários para explicar a origem do sumidouro do Chile
    (Por Reuters) Vários fatores podem ter causado o sumidouro perto de uma mina de cobre no Chile de propriedade da canadense Lundin Mining.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Fagradalsfjall na Islândia, Shiveluch, Bezymianny e Ebeko na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Ibu na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 25, em Kyushu, Japão (4,6 graus).
    Dia 26, em Myanmar (4,7 graus), no norte da dorsal Meso-Atlântico (4,8), na costa de Guerrero, México (4,6), no leste do Irã (4,5), no mar de Molucca (4,6), em Mindanao, Filipinas (4,7), e na região das Ilhas Filipinas (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Arqueólogos descobrem o sepultamento mais antigo da América do Sul
    O sepultamento de uma indígena mapuche em uma canoa, há mil anos, foi descoberto no sítio de Newen Antug, perto do Lago Lacár, no oeste da Argentina.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Encontrados mais de 10 mil artefatos arqueológicos no PA
    Pesquisadores da Universidade de Passo Fundo (UPF) executam projeto de pesquisa no Parque Estadual Serra das Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, no PA.
    LEIA MAIS em www.studio.fm.br


    Ciência espacial
Rover caçador de rochas da Nasa revela geologia surpreendente de cratera marciana
    (Por Will Dunham) Amostras de núcleo perfuradas pelo rover Perseverance, da Nasa, na superfície de Marte estão revelando a geologia de uma cratera que os cientistas suspeitam que possa ter abrigado vida microbiana há bilhões de anos.
    LEIA MAIS em www.msn.com

Telescópio Espacial James Webb detecta dióxido de carbono na atmosfera de um planeta distante


    Tecnologia
Solar Group apresenta novas tecnologias que ajudam na fixação dos painéis solares para o mercado de energia solar

Bateria de alumínio-enxofre recarrega em menos de um minuto


    Conhecimento
Balanço Vale+: destaques da atuação da Vale no primeiro semestre de 2022
    A edição mais recente do Balanço Vale+ apresenta os destaques e resultados do trabalho realizado nos estados de atuação da empresa.
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Eventos
Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022)

Live "Água x mineração: desafios para um desenvolvimento sustentável com Iude"


    Extra
A guerra na Ucrânia


Notícias em 25/08/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *