25 de agosto de 2022

Notícias em 25/08/2022

Imagem em destaque

Bolhas de ar de 2,7 bilhões de anos
Este afloramento de rocha basáltica da Formação Boongal, pertencente ao cráton de Pilbara, está localizado nas proximidades do Rio Beasley, na Austrália Ocidental. Na região, estudos de isótopos de nitrogênio e argônio de inclusões fluídas indicam que a pressão do ar por volta de 2,7 bilhões de anos atrás era menor que a metade da atual. Foram examinadas bolhas de gás atmosférico em fluxos de lava basáltica subaérea da porção superior a Formação Boongal de idade de cerca de 2,7 bilhões de anos. Cinco deste fluxos subaéreos cobrem diretamente brechas hialoclástias que estão sobre espessa pilha de basaltos e hialoclastitos. Indícios sugerem o posicionamento terrestre de um delta de lava pahoehoe em cascalho úmido de praia não consolidado. A extensão lateral, mais de 300 km leste-oeste, e a espessura, cerca de 1 km, da pilha de basalto subaquático sob os depósitos de praia sugerem que os fluxos de basalto subaéreos alcançaram o mar. A paleobarometria se baseou no fato de que o tamanho médio das vesículas no topo dos fluxos é limitado apenas pela pressão atmosférica, enquanto que, na base do fluxo, é preciso considerar o peso da lava acima, adicionado à pressão atmosférica. Simplificadamente, conhecendo-se a densidade do basalto e a espessura do fluxo, deduz-se a pressão atmosférica pela diferença do tamanho das vesículas do topo e da base. Esta técnica diferencial foi verificada nos fluxos modernos que acontecem no Havaí. Na Formação Boongal, as vesículas em fluxos de lava preservam as dimensões originais das bolhas de gás. Durante a alteração anterior à compactação, elas foram preenchidas por quartzo, calcita e clorita. Houve precipitação passiva sem deformação, evidenciada pela ausência de fissuras de expansão ou contração ao redor das amígdalas e pela forma esférica em todas as crostas de fluxo, exceto nas mais superiores, onde são elipsoidais devido ao estiramento viscoso na lava solidificada. O metamorfismo de baixo grau posterior (sub-xisto verde para fácies xisto verde inferior) transformou a matriz de basalto em um conjunto de clorito-albita-epidoto-actinolita com pouca deformação concomitante. Estas informações sobre paleobarometria são importantes porque a pressão do ar restringe a composição atmosférica e o clima, influenciando a evolução biológica. Os dados obtidos contrariam a ideia de uma Terra jovem com atmosfera espessa, sugerindo que a vida microbiana há aproximadamente 2,7 bilhões de anos prosperou apesar da atmosfera rarefeita.
(Crédito da imagem: Roger Buick / University of Washington - fonte1 - fonte2)

Assuntos do dia
petróleo, mercado, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, asteroides, ensino, eventos e outros.

    Petróleo
Autorizada licitação do Bloco Ametista no Sistema de Oferta Permanente, sob o regime de Partilha de Produção
    Resolução do CNPE estabelece o valor de R$ 1,7 milhão para o bônus de assinatura e 6,01% como excedente em óleo mínimo para a União.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Plataforma de maior produção atualmente da Petrobras, FPSO Carioca, completa um ano de operação


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro

Mercado do ouro

Mercado do alumínio


    Energia alternativa
Empresas norueguesas no Brasil estão focando seus investimentos na geração de energia renovável

Experiência offshore e potencial de produção elevam o Brasil a papel de protagonista em hidrogênio

Projeto de Desenvolvimento das Empresas da Cadeia de Valor do Setor Nuclear


    Meio Ambiente
A pior seca já registrada na China
    Onda de calor de um mês e recordes negativos de chuva resultaram em seca sem precedentes ao longo do Yangtze, o rio mais longo da China.
    LEIA MAIS em www.bbc.com


    Geologia
Descoberto porção de crosta terrestre com quatro mil milhões de anos na Austrália
    Os cientistas usaram laseres mais finos do que um cabelo humano e conseguiram detectar um pedaço antigo da crosta da Terra.
    LEIA MAIS em zap.aeiou.pt


    Paleontologia
Nova espécie de dinossauro gigante com bico e chifres é descoberta nos EUA
    (Por Gabriel Caldini e Lucas Soares) Os especialistas do Museu de História Natural do Novo México precisaram de anos de limpeza e pesquisa para concluir que se tratava de uma espécie até então desconhecida, o Bisticeratops froeseorum, pertencente à família dos ceratopsídeos.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

Fóssil de lagarto gigante que governou o mar com dentes e terror


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Ibu na Indonésia, Pavlof no Alasca, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismo na PB

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 24, nas Ilhas Kuril (5,1 graus).
    Dia 25, em Sumatra do Sul, Indonésia (5,0 graus), e na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 24, em Hokkaido, região do Japão (4,5 graus), na região de Fiji (4,8), no sudeste da região cenetral do Oceano Pacífico (4,7), em Kupulauan Talaud, Indonésia (4,9), e em Myanmar (4,9).
    Dia 25, na fronteira Sichuan-Chongqing, China (4,6 graus), e no mar de Banda (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Geoglifos: agricultor acha sítio arqueológico em Resex no AC e pesquisadores fazem escavações
    (Por Aline Nascimento / g1 AC) Três dos quatro sítios arqueológicos foram encontrados dentro da floresta na Resex, em Xapuri, interior do AC.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Escavações na Romênia revelam hábitos dos primeiros humanos na Europa


    Ciência espacial
Exoplaneta na constelação de Draco poderia ter água líquida em sua superfície
    (Por Andrei Ionescu) Uma equipe internacional descobriu o exoplaneta TOI-1452 b, que orbita uma das duas pequenas estrelas em um sistema binário, a aproximadamente 100 anos-luz da Terra.
    LEIA MAIS em www.earth.com


    Asteroides
Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko é rico em moléculas orgânicas


    Tecnologia
Os mais recentes avanços na tecnologia de energia solar


    Ensino
ITV abre seleção para nova turma de Mestrado Profissional
    Estão abertas as inscrições para o processo seletivo (turma 2023) de candidatos ao Curso de Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais do Instituto Tecnológico Vale – Desenvolvimento Sustentável (ITV DS).
    LEIA MAIS em portalcanaa.com.br


    Eventos
Ibram lança propostas de políticas públicas para o setor mineral
    Serão apresentadas na próxima segunda-feira (29/08), às 15h, em evento virtual organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). A publicação será entregue aos presidenciáveis e aos candidatos aos governos estaduais.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Webinar "Balanço ESG da Mineração do Brasil"

Seminário "Do Nortegripiano ao Megalaiano, a quietude antes da alta atividade do campo geomagnético na América do Sul"
    O IAG-USP convida a todos para participar de mais uma edição do seminário do grupo de Magnetismo de Rochas e Paleomagnetismo que acontece no dia 26/08, às 15h30.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br


    Extra
A guerra na Ucrânia


Notícias em 24/08/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *