13 de julho de 2022

Notícias em 13/07/2022

Imagem em destaque

Loch Ard Gorge
Esta parte do litoral oeste de Victória, na Austrália, pertence ao Parque Nacional de Port Campbell. As falésias de cerca de 30 m de altura e as cavernas costeiras de Loch Ard estão sob constante ataque da erosão eólica e marinha. São constituídas pelo calcário Port Campbel, um calcário marinho macio e poroso do Mioceno. As cavernas marinhas também apresentam características cársticas, sendo provável que a erosão marinha tenha alcançado vazios cársticos pré-existentes e os tenha ampliado. As duas principais cavernas, Pearce e Carmichael, contêm numerosos espeleotemas de calcita e a câmara final da Caverna Pearce é particularmente bem decorada com estalactites curtas, algumas colunas e pisos de flowstone. Um córrego subterrâneo flui na parte de trás da Caverna Pearce e deságua na praia. O acesso à Caverna Carmichael  não é possível na maré alta.  Ela possui estalactites de calcita, prateleiras e estalagmites compostas por areia cimentada. A areia cimentada também ocorre sob os fluxos de calcita na Caverna Pearce e como prateleiras nas paredes. Durante o Mioceno, aproximadamente há 20 milhões de anos, esta costa marinha ficava cerca de 100 km mais para o interior da posição atual. Esqueletos de animais marinhos, principalmente moluscos e algas ricas em cálcio, foram sendo depositados no fundo do mar daquela época. Aproximadamente 5 milhões de anos atrás, no Plioceno, o mar baixou e expôs seus sedimentos em uma vasta planície que se estendeu de Victória à Tasmânia. Mais recentemente, as águas voltaram a subir, cobrindo parcialmente a planície, e as rochas que se formaram foram esculpidas, sendo modeladas as falésias que são vistas na costa atual. A água da chuva também tem colaborado para moldar a paisagem ao entrar nas rachaduras das rochas e contribuir com a ação do mar. O local recebeu o nome do navio Loch Ard que naufragou em 1878, ao encalhar na vizinha Ilha Muttonbird. Ele estava quase no final de uma viagem da Inglaterra a Melbourne com 54 passageiros e tripulantes. As duas das principais cavernas locais, citadas, levam os nomes dos únicos sobreviventes deste naufrágio, o aprendiz de navio Tom Pearce, com 15 anos, e uma irlandesa que emigrava com a família, Eva Carmichael, com 17 anos. Eles conseguiram se abrigar nas cavernas de Loch Ard, após Pearce conseguir socorrer Carmichael e até que pastores locais conseguissem realizar o resgate final.
(Crédito da imagem: Diliff - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
projeto, mineração, mercado, gestão pública, infraestrutura, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Projetos
Lítio pode alavancar a economia de MG

Projeto da Sigma Lithium no Brasil será beneficiado com novas regras
    (Por Cecília Jamasmie) O projeto de lítio Grota do Cirilo, 25% pronto, será beneficiado por decreto que permite o comércio irrestrito de quaisquer produtos que contenham o metal da bateria.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Mineração
Mineração 2022 - uma transição vital
    É hora de percorrer caminhos inexplorados e descobrir novas soluções. As empresas de mineração precisam criar valor em um cenário de volatilidade de mercado, aumento de demanda e corrida para o net zero.
    LEIA MAIS em www.pwc.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro

Mercado do ouro

Mercado do cobre


    Gestão pública
ANP realiza audiência pública sobre adoção de medidas preventivas em relação a estoques de diesel A S-10
    Esta audiência se refere a duas propostas de resolução relacionadas a estoques de combustíveis, em especial óleo diesel A S-10.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Infraestrutura
Governo prevê assinar renovação de ferrovia MRS no próximo dia 29
    (Por Estadão Conteúdo) Quase 20% do que é exportado pelo Brasil e um terço de toda a carga transportada por trens no País passam pelos trilhos da MRS, na região sudeste.
    LEIA MAIS em www.istoedinheiro.com.br


    Energia alternativa
Brasil receberá R$ 34 bilhões em investimentos para inaugurar 250 usinas de energia eólica, solar e de biomassa até 2026
    (Por Valdemar Medeiros) A maioria das usinas de energia eólica, energia solar e biomassa serão construídas na região Nordeste. As operações adicionarão quase 6 mil MW ao setor elétrico.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Energia solar possibilita a operação de 1.300 pontos em diferentes rodovias do estado de SP

Âmbar Energia faz investimento de R$ 900 milhões em novas usinas termelétricas a gás natural em Cuiabá
    (Por Ruth Rodrigues) O objetivo é aproveitar o alto potencial de produção energética ao utilizar o gás natural como base das usinas, que serão inauguradas neste mês.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Meio Ambiente
Mineradora Equinox Gold investe em sustentabilidade na produção de ouro em mina na BA

Substituição do petróleo exige investimento em tecnologia


    Paleontologia
Fóssil mostra que inseto pré-histórico "vestia" seus ovos nas pernas
    (Por Rafael Arbulu) Deve ser o exemplo mais antigo (até agora) de um comportamento conhecido como "proteção de ninhada" – quando um pai ou mãe protege sua prole carregando-a consigo a todo tempo.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Askja na Islândia, Tenerife nas Ilhas Canárias, Karymsky, Shiveluch e Ebeko na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 12, no Estreito de Davis (5,2 graus), três na região da Ilha Easter (6,8, 5,6 e 5,3) e no sul do Peru (5,5).
    Dia 13, dois no sul do Peru (5,0 e 5,1 graus) e em Tonga (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 12, no mar de Molucca (4,6 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,9), no oeste da dorsal do Chile (4,9) e na costa de Chiapas, México (4,7).
    Dia 13, dois na região da Ilha Easter (4,7 e 4,8 graus), no Golfo da Califórnia (4,5), na região de Bougainville, Papua Nova Guiné (4,6), no mar de Banda (4,6), na Baia de Bengala (4,8), na região das Ilhas Mariana (4,7), no Golfo do Áden (4,6), em Halmahera, Indonésia (4,5), e na costa sul do Peru (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Telescópio James Webb da NASA detecta água em planeta distante
    Foram detectados sinais de água, juntamente com evidências de nuvens e neblina, na atmosfera de um planeta gigante gasoso quente e inchado, orbitando uma estrela parecida com o Sol a mais de mil anos-luz de distância.
    LEIA MAIS em www.firstpost.com

Os mundos em cuja atmosfera nuvens de areia se formam

Possível relíquia galáctica da infância do universo perto de Andrômeda


    Tecnologia
QuantumScape anuncia a primeira bateria de estado sólido comercialmente viável

Petrobras inicia a montagem do supercomputador Pégaso


    Eventos
IBRAM apresenta aplicativo PROX para equipes do Governo
    O aplicativo PROX para smartphones traz informações relevantes para a sociedade, com dados riscos envolvendo, principalmente, cheias e barragens.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Extra
A mineração e a comunidade
    Atlantic Nickel entrega 180 quilos de alimentos arrecadados durante Drive-Thru Solidário que serão entregues à Fundação Casa Deraldina de Amparo à Velhice - Lar dos Idosos de Ipiaú.
    LEIA MAIS em ibram.org.br
    NutriVantagens da Mosaic Fertilizantes: agricultor ganha novo programa de fidelidade na compra de adubo.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

O fenômeno da circulação de notícias de ciência pelo mundo
    (Por Lucas George Wendt) Em um cenário de globalização e circulação intensa de informações pela internet, é possível considerar alguns elementos de forma que a qualidade das notícias, neste caso as de ciência, mas não só elas, seja mantida.
    LEIA MAIS em www.observatoriodaimprensa.com.br

A guerra na Ucrânia
    Rússia diz que não pode garantir funcionamento de gasoduto Nord Stream 1. É um movimento apontado como resposta aos bloqueios e sanções criados pelos aliados do Atlântico Norte.
    LEIA MAIS em gauchazh.clicrbs.com.br


Notícias em 12/07/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *