Imagem em destaque
Praia do Espelho
No nordeste brasileiro, as falésias do Grupo Barreiras são encontradas em vários trechos do litoral. Um exemplo é a Praia do Espelho (imagem acima), que fica nas proximidades de Trancoso, no sul da BA. As rochas deste grupo se estendem desde o AP até o RJ com grande regularidade geomorfológica. Elas testemunharam grandes movimentos eustáticos do Mioceno, provavelmente entre 22 milhões e 17 milhões de anos, quando as diferenciadas deposições de seus sedimentos começaram a acontecer. Estas deposições se estenderam ao Pleistoceno, segundo alguns autores e, entre as principais hipóteses para que ocorressem, encontram-se as seguintes: (i) ação do intemperismo químico no embasamento, em clima úmido, e desagregação mecânica e transporte fluvial, em clima semi-árido; (ii) eustasia e deposições a partir de complexos sistemas e cones aluviais, canais fluviais e planícies de marés; e (iii) soerguimento continental progressivo, com abatimento de áreas litorâneas contíguas. A literatura atribui ao Grupo Barreiras ambientes de deposição que vão desde sistema fluvial entrelaçado, associado a leques aluviais, fluvial meandrante a estuarino, até ambiente com influência marinha na porção mais distal. São observadas no sul da BA diversas litofácies, onde são encontrados principalmente arenitos e argilitos. Os arenitos podem ter níveis conglomeráticos, podem ser maciços ou laminados e ainda ter estratificações planoparalelas ou cruzadas. As cores destas rochas variam entre creme, avermelhadas, esbranquiçadas e cinza-claro. Provavelmente, a coloração esbranquiçada se deva à matriz caulínica. A presença de fósseis marinhos e restos de vegetação costeira indicam que o ambiente de deposição do Grupo foi também marinho, assim como marinha foi a inspiração para o nome do Grupo Barreiras. Ele tem origem na visão dos navegadores portugueses quando avistaram uma parte da costa brasileira e a acharam semelhante a barreiras naturais. O escrivão português Pero Vaz de Caminha (1450-1500) escreveu: "Tem, ao longo do mar, nalgumas partes, grandes barreiras, delas vermelhas, delas brancas; e a terra por cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos". As barreiras brancas podem ser vistas, por exemplo, na Praia do Espelho.
Petróleo |
Importações de petróleo do Brasil aumentam e Índia planeja comprar mais
-
(Por Valdemar Medeiros)
Após sanções dos EUA e União Europeia ao comércio da Rússia, importadores como a Índia buscam o petróleo brasileiro para suprirem suas demandas.
LEIA MAIS em petrosolgas.com.br
Garimpo |
Pesquisa detecta ilegalidade em quase metade do ouro comercializado no Brasil
-
O registro das vendas segue sendo feito em nota fiscal de papel o que impossibilita o controle das transações comerciais em tempo real e dificulta a fiscalização.
LEIA MAIS em br.noticias.yahoo.com
Energia alternativa |
Voltalia Energia anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão para construir usina de energia eólica gigante na BA
-
(Por Valdemar Medeiros)
Irá gerar 306 Megawatts (MW) por ano no município de São Gabriel onde será construída.
LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br
Geo Biogás e Crivellaro criam joint venture para construção de usina de produção de biometano em SP
-
(Por Ruth Rodrigues)
Será construída na Grande Campinas, mirando o crescimento do mercado de descarbonização no setor de transportes.
LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br
Projetos híbridos de energia eólica offshore e hidrogênio no Brasil são planejados pela companhia EDF Renewables
-
(Por Ruth Rodrigues)
Esta empresa francesa está focada em aumentar o campo de energia renovável brasileiro.
LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br
Geologia |
Uma persistente protocrosta Hadeano-Eoarqueana no Cráton Yilgarn ocidental da Austrália Ocidental
-
(Por Maximilian Dröllner, Christopher L. Kirkland, Milo Barham, Noreen J. Evans r Bradley J. McDonald)
Análises U–Pb e Lu–Hf de zircão detrítico indicam um antigo substrato crustal abaixo do sudoeste do Cráton Yilgarn arqueano. Este substrato seria um remanescente da protocrosta Hadeana-Eoarqueana localizada em profundidade fora do Terreno Narryer e composicionalmente semelhante à crosta de granito-greenstone arqueana.
LEIA MAIS em onlinelibrary.wiley.com
Alfred Lothar Wegener, pai de Deriva Continental e avô da Tectônica de Placas
-
(Por Júlio Stampone)
Wegener expôs suas ideias pela primeira vez em 6 de janeiro de 1912 em uma conferência realizada na Sociedade Geológica de Frankfurt sob o título "A formação geofísica das grandes características da crosta terrestre (continentes e oceanos)".
LEIA MAIS em www.elchubut.com.ar
Vulcanismo |
Vulcão Popocatepetl
-
(Por Jaime Zambrano)
Este vulcão mexicano continua com exalações moderadas e registra sismo.
LEIA MAIS em www.milenio.com
Outros vulcões em destaque
-
Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch e Ebeko na Rússia, Tsurumi e Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com
Terremotos |
Sismos mundiais com 4.5 graus ou mais nas últimas 24 horas
-
Dia 09, no sul de Java, Indonésia (4,6 graus), e na Costa Rica (4,8).
Dia 10, no sul de Java, Indonésia (4,5 graus), na mar de Banda (4,8), em Sumatra do Sul, Indonésia (4,5), na costa da região norte do Peru (4,5), nas Ilhas Kuril (4,7), no leste da região de Nova Guiné, Papua Nova Giné (4,7), e na costa da Costa Rica (4,6).
LEIA MAIS em www.emsc-csem.org
Notícias em 09/07/2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário