9 de julho de 2022

Notícias em 09/07/2022

Imagem em destaque

Table Cape
Table Cape é um plug vulcânico extinto que domina a costa noroeste da Tasmânia, nas proximidades da cidade de Wynyard. Suas falésias de até 179 m de altura se elevam acima do nível do mar no Estreito de Bass. Seu solo basáltico, assim como o das áreas circundantes são férteis e fortemente cultivados. A Fazenda Table Cape Tulip enfeita o topo do plug, que explode em cores do final de setembro até meados de outubro. A região é conhecida pelo festival anual de tulipas. Os taludes íngremes e rochosos de Table Cape, no entanto, permanecem praticamente intocados pela atividade humana e são cobertos por cerrados densos. A Área de Conservação de Table Cape de 1,26 km² se estende ao longo da costa desde Boat Harbour Beach, passando pela Reserva Estadual Table Cape, até Freestone Cove nas proximidades de Fossil Bluff. O plug vulcânico tem 12-13 milhões de anos e já conteve um lago de lava. Sua rocha é uma tesquenita (um basalto granulado claro) do Neógeno. Tufos e brechas da antiga cratera têm sido recortados pela erosão marinha durante as mudanças do nível do mar, preservando o plug sólido como um promontório. Sua altura original teria sido três vezes maior que a atual. O corpo rochoso que restou contém veios pegmatóides e incorpora xenólitos e xenocristais ultramáficos de origem mantélica, especialmente nos seus níveis inferiores. Depósitos piroclásticos de até 5 m de espessura afloram na margem sul de Table Cape. São subjacentes à tesquenita e contêm uma série de fragmentos do manto e da crosta inferior. A suíte Table Cape é um dos dois únicos sítios de xenólitos de manto garnetíferos conhecidos na Tasmânia. Table Cape tem a forma aproximadamente circular e seu topo é plano como uma mesa, daí seu nome. Foi nomeado em 1798 pelo navegador britânico Matthew Flinders (1774-1814), quando ele e marinheiro e cirurgião George Bass (1771-1803) circunavegaram a Terra de Van Diemen (agora chamada Tasmânia). Table Caple pertencia ao território do clã Tommeginer. Estes aborígenes eram hábeis em construir armadilhas de pedra para peixes, que acabavam presos por causa das alterações do nível do mar durante as marés. Estas armadilhas ainda são visíveis em Freestone Cove.
(Crédito da imagem: Van Diemen Quality Bulbs - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
projeto, mineração, produção, mercado, fiscalização, política, justiça, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, asteroides e eventos.

    Projeto
Horizonte Minerals avança em investimentos em níquel no País


    Mineração
Os 10 países com os maiores recursos naturais do mundo
    (Por Dominic Albuquerque) Os países com os maiores recursos naturais do mundo possuem uma vantagem natural quando se trata da extração e exportação dessas commodities.
    LEIA MAIS em socientifica.com.br


    Produção
Desempenho da Vale no segundo trimestre de 2022
    O relatório de produção e vendas será divulgado na terça-feira, dia 19 de julho, após o fechamento dos mercados. Já o relatório de desempenho financeiro, será divulgado no dia 28 de julho, quinta-feira, também após o fechamento dos mercados.
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro

Mercado do ferro
    Preço do minério de ferro cai à medida que a indústria siderúrgica da China soa alarme sobre as condições de crise.
    LEIA MAIS em www.mining.com

Mercado do cobre


    Fiscalização
Mineração clandestina é embargada em distrito de Itabirito, MG
    (Por Maicon Costa) Investigação do local partiu de denúncias de moradores da comunidade e de cobranças de vereadores. O caso foi encaminhado para a Polícia Federal.
    LEIA MAIS em www.em.com.br


    Política
Publicado decreto sobre a transição energética para a região carbonífera de SC
    Ele estabelece que sejam observados os impactos ambientais, econômicos e sociais da transição energética, com foco no desenvolvimento social sustentável.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Justiça
Política Nacional de Mineração e segurança jurídica
    (Por Rafaela Aiex Parra e João Augusto Pinto Lima) Espera-se que, com mais segurança jurídica, sejam encorajados os diversos players a atuarem e investirem no setor.
    LEIA MAIS em www.conjur.com.br


    Energia alternativa
Energia renovável será dominante na China até 2025
    (Por Iara Vidal) Relatório do Conselho de Eletricidade chinês aponta que em três anos país terá mais da metade das fontes de energia de combustíveis não fósseis, como eólica, nuclear, solar e hidrelétrica.
    LEIA MAIS em revistaforum.com.br

Demanda mundial aquecida por painéis solares faz Trina Solar iniciar nova fábrica na China


    Geologia
Pangeia não foi o primeiro supercontinente – e não será o último
    (Por Fernando F. Alkmim) Columbia, Rodínia, Gondwana, estes são só alguns dos grandes continentes do passado. Saiba como eles se formaram – e como será o próximo supercontinente.
    LEIA MAIS em super.abril.com.br


    Paleontologia
Cruzeiro do Oeste terá a primeira estação de pesquisa paleontológica do país
    Acordo de cooperação técnica da Prefeitura com a Universidade Estadual de São Paulo (USP) oportunizou a construção desta estação de pesquisa.
    LEIA MAIS em obemdito.com.br

Cérebros fossilizados que datam de 500 milhões de anos levam a repensar a evolução de insetos e aranhas
    (Por Eufémia Izer) Um antigo predador de três olhos revela informações importantes sobre a evolução do plano corporal dos artrópodes.
    LEIA MAIS em minutomais.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Ebeko na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 08, três na região de Pagan, Ilhas Mariana do Norte (5,5, 5,8 e 5,8 graus), quatro na região das Ilhas Mariana (5,2, 5,0, 5,0 e 5,3), no sul de Java, Indonésia (5,2), e nas Ilhas Andaman, região da Índia (5,3).
    Dia 09, no sul de Java, Indonésia (5,2 graus), em Papua, Indonésia (5,0), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,5), e na região de Nova Britânia, Papua, Nova Guiné (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 08, em Minahasa, Indonésia (4,5 graus), dois na região das Ilhas Mariana (4,9 e 4,7), dois nas Ilhas Andaman, região da Índia (ambos de 4,5), dois no sul de Java, Indonésia (4,8 e 4,9), e dois no Estreito de Sunda, Indonésia (4,7 e 4,5).
    Dia 09, quatro no sul de Java, Indonésia (4,5, 4,8, 4,8 e 4,8 graus), três na região das Ilhas Mariana (4,7, 4,8 e 4,7), em Jujuí, Argentina (4,5), na região de Pagan, Ilhas Mariana do Norte (4,7), em Karnataka, Índia (4,5), em Maharashtra, Índia (4,6), em Mindanao, Filipinas (4,9), na costa leste de Honshu, Japão (4,7), em Hokkaido, região do Japão (4,5), em Kepulauan Barat Daya, Indonésia (4,5), em Tonga (4,7) e na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Descobertas sobre primeiros assentamentos ameríndios podem mudar narrativa arqueológica no Brasil
    (Por Márcia Bechara) Documento publicado registra descobertas valiosas que remontam a até 30 mil anos.
    LEIA MAIS em www.rfi.fr


    Ciência espacial
Novo "Mapa do Arco-Íris" mostra a composição mineralógica de Marte
    (Por David Bressan) Ao observar a distribuição mineral, os cientistas podem entender melhor o passado aquático do planeta e podem priorizar quais regiões precisam ser estudadas com mais profundidade.
    LEIA MAIS em forbes.com.br

Superfície de Mercúrio pode estar coberta de diamantes

A vida é possível em nosso planeta vizinho Vênus?
    (Por FE Science) Vênus não contém vestígios de micróbios que possam justificar a composição química de sua nuvem. Sua atmosfera rica em enxofre pode ser o lar da vida.
    LEIA MAIS em www.financialexpress.com

Descobertos "terremotos estelares" incomuns na superfície de sóis distantes na Via Láctea


    Asteroides
Perturbações gravitacionais correlacionadas com a técnica de deflexão de impacto cinético de asteroides
    (Por B. S. Chagas, A. F. B. A. Prado e O. C. Winter) Impulsos aplicados contra o movimento do asteroide, no periélio de sua órbita, têm a capacidade de afastar o asteroide da Terra.
    LEIA MAIS em www.nature.com


    Evento
Fórum Net Zero
    Promovido ontem (08/07) pela Honeywell e pela AMCHAM (Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos), este fórum debateu os desafios da sustentabilidade energética no país.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Notícias em 08/07/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *