11 de julho de 2022

Notícias em 11/07/2022

Imagem em destaque

Draaikrans
A imagem acima mostra o afloramento Draaikrans, em um penhasco de 61 m de altura localizado em Noorspoort, em Steytlerville, na África do Sul. Ele faz parte do Cape Fold Belt (CFB), uma estrutura que se estende por 250 km da costa sul da África até a Bacia do Karoo ao norte. A história geológica do CFB ainda permanece controversa apesar da pesquisa existente. Compreende metassedimentos neoproterozoicos-cambrianos do Orógeno Pan-Africano, outros inliers tectônicos e ainda rochas do Supergrupo do Cabo, do Paleozoico Inferior a Médio, e de parte do Supergrupo Karoo, do Paleozoico Superior ao Mesozoico Inferior. Falhas de empurrão com espessuras de centenas de metros são as principais características do CFB. Elas explicam as espessuras anormalmente grandes dos quartzitos do Supergrupo do Cabo que predominam densos e espessos nas cadeias montanhosas mais elevadas do CFB. A principal deformação desta estrutura aconteceu há aproximadamente 250 milhões de anos afetando metassedimentos proterozoicos e uma cobertura paleozoica sobrejacente. O CFB está provavelmente associado a eventos geológicos desde superficiais até profundidades de cerca de 10-15 km. Foi formado em resposta à compressão de subducção durante o Paleozoico e o Mesozoico, ao longo da margem sudoeste do Gondwana, quando do rompimento deste supercontinente, removendo evidências de uma zona de colisão. Como resultado, foi a formada a bacia foreland acoplada CFB-Karoo. As rochas de Draaikrans foram retorcidas há cerca de 60 milhões de anos, na época em que o atual deserto de Karoo estava no fundo do mar de Algoa. Em uma profundidade de 4 a 7 km, a temperatura foi suficiente para deixar aquelas rochas flexíveis e sofrer dobramentos praticamente sem se quebrar.
(Crédito da imagem: safarinow - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
petróleo, mercado, política, justiça, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, asteroides, conhecimento, eventos e outros.

    Petróleo
Petrobras assinou linha de crédito com compromissos de sustentabilidade

FPSO Anna Nery deixa estaleiro na China

Alvopetro avança em campanha exploratória na Bacia do Recôncavo
    A empresa fez descobertas de hidrocarbonetos em três formações (Candeias, Água Grande e Sergi) a partir da perfuração do poço 183-B1, dentro do bloco REC-T-183.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Mercado
Mercado do ferro

Mercado do cobre
    A produção global de minas de cobre nos próximos anos deve ser forte à medida que vários novos projetos e expansões entram em operação. A recuperação dos preços está no horizonte.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Política
Projeto de lei busca garantir permanência de meteoritos no Brasil
    (Por Rafaela Garcia) Proposta prevê que cientistas tenham direito a ficar com 20% das rochas extraterrestres encontradas no país.
    LEIA MAIS em oglobo.globo.com


    Justiça
Justiça proíbe atividades de mineração da Tamisa na Serra do Curral até 14 de julho
    (Por Rafaela Mansur / g1 Minas) Na data, está prevista a realização de uma audiência de conciliação. A Serra do Curral já estava sob acautelamento provisório desde 20 de junho, por determinação do Iepha.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Energia alternativa
O hidrogênio é o futuro da aviação limpa?
    (Por Felicity Bradstock) Empresas de energia em todo o mundo veem inovações no hidrogênio verde, sugerindo que este pode ser o combustível que impulsionará o futuro da aviação limpa.
    LEIA MAIS em oilprice.com


    Geologia
Pedras parideiras: um fenómeno geológico único em Portugal

As maiores cadeias de montanhas do mundo
    (Por Genoveva Resende) Em cada um dos sete continentes, há cadeias de montanhas formadas pelo encontro de placas tectônicas.
    LEIA MAIS em n1sergipe.com.br

Geólogo da UNCW explora rochas mais antigas da Terra no sudoeste da Groenlândia
    Pesquisas de 2017 sugerem que o cinturão supracrustal de Isua se desenvolveu por meio de movimentos crustais verticais e não horizontais, como comumente associado a placas tectônicas.
    LEIA MAIS em uncw.edu


    Paleontologia
Fóssil de parasita encontrado no Canadá tem 500 milhões de anos

Osso facial de 1,4 milhão de anos seria de primeiro europeu
    Descoberta arqueológica bate o recorde anterior de um fóssil de hominídeo de 850 mil anos. Foi encontrado na caverna Sima del Elefante, na Espanha.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Vulcanismo
Vulcão Fuego

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Ebeko na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Taal nas Filipinas, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 10, no sul das Ilhas Fiji (4,5 graus), em Mindanao, Filipinas (4,6), e em Oaxaca, México (4,5).
    Dia 11, na região de Chhattisgarh, Índia (4,6 graus), três no sul de Java, Indonésia (4,6, 4,6 e 4,9), no Golfo do Edem (4,6), em Jujuy, Argentina (4,5), nas Ilhas Auckland, região da Nova Zelândia (4,7), e no sul do Irã (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Entender a geologia marciana envolve algo que não funciona para a Terra
    (Por Tobias Carrol) Ao contrário da Terra, onde as placas tectônicas continuam a fazer com que os continentes mudem ao longo do tempo, a versão de Marte de período similar já passou há muito tempo.
    LEIA MAIS em www.insidehook.com

Planetas mortos-vivos: as condições bizarras da primeira detecção de exoplanetas
    (Por Royal Astronomical Society) Há 30 anos, os primeiros exoplanetas foram descobertos em torno de uma estrela em rápida rotação, chamada Pulsar. Agora, os astrônomos revelaram que aqueles planetas podem ser extremamente incomuns.
    LEIA MAIS em scitechdaily.com

China está considerando uma missão nuclear a Netuno
    O Neptune Explorer seria movido a energia nuclear para explorar o gigante do gelo, sua maior lua (Triton) e seus outros satélites e anéis.
    LEIA MAIS em www.universetoday.com


    Asteroides
Química surpreendentemente complexa em um cometa


    Conhecimento
Geocultura: cultura, educação e geociências


    Eventos
2ª Rodada de Negócios do Programa Força Local
    A Samarco reuniu empresas do ES em rodada de negócios sediadas nos municípios de Guarapari, Anchieta e Piúma.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

5º e último episódio da série de vídeos "Realidades Minerais"
    O Ibram exibe importância da mineração em prol da governança dos municípios e da geração de emprego e renda.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

III Encontro sobre Mineração e Patrimônio Paleontológico do estado do Rio de Janeiro (III EMPERRJ) 2022
    A ANM, em parceria com a Prefeitura de Itaboraí, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Virtual de Paleontologia do Rio de Janeiro (IVP-RJ), convidam para este encontro que acontecerá em 30/08/2022.
    LEIA MAIS em www.gov.br

X Fórum de Mineração do Departamento de Engenharia de Minas da UFPE


    Extra
A guerra na Ucrânia


Notícias em 10/07/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *