8 de julho de 2022

Notícias em 08/07/2022

Imagem em destaque

Old Man de Hoy
Esta é uma pilha marinha (à direita na imagem acima) localizada nas proximidades da Baía de Rackwick da Ilha de Hoy, em Orkney, na Escócia. Um esboço desta formação rochosa foi feito em 1819 pelo pintor de paisagens, o inglês William Daniel (1769-1837). Ele desenhou uma coluna mais larga, tendo um arco na base dando a aparência de pernas e compondo a figura interpretada como um homem velho. Na verdade, Old Man é geologicamente jovem, pois não tem mais que 400 anos como pilha marinha. A história destas rochas, no entanto, é mais antiga, tem início há 400 milhões de anos no Lago Orcadie, um grande lago de água doce que cobria uma área desde a costa sul de Moray Firth até o norte de Shetland, na Escócia. Após este lago desaparecer, restou uma sequência sedimentar acima de um basalto escuro constituída por camadas alternadas de arenito macio, arenoso e pedregoso, assim com outras mais resistentes pertencentes ao Old Red Sandstone Superior. Este é o perfil dos blocos de rocha que se vê nas falésias de Hoy. O arenito vermelho do Devoniano foi formado em planícies de deserto de 380-370 milhões de anos atrás, quando a Escócia ficava ao sul do Equador em um imenso continente desértico. Hoje, estas rochas estão sob constantes ataques das águas do Oceano Atlântico, ao norte do Equador. Além das ondas, os ventos também são impiedosos, acontecendo vendavais durante 29 dias por ano em média na região. O resultado é uma erosão rápida, em termos geológicos, que teima em procurar pontos fracos na estrutura rochosa para conseguir abrir rachaduras e falhas. Ao longo de centenas de anos, muitas alterações geomorfológicas aconteceram. Old Man surgiu como uma pequena dobra no litoral formando um promontório. Ele é visível em mapas de 1600 e de 1750. O promontório transformou-se em um arco que acabou desabando e fazendo surgir o Old Man do esboço de William Daniel. Hoje, com 137 m de altura, 30 m de largura na base e uma perna só, Old Man dista 60 m do continente e neste espaço há um abismo repleto de detritos. A erosão continua e a vida de Old Man corre perigo. Em 1992, no topo de sua face sul, surgiu uma fenda vertical de 40 m a ameaçar sua seção superior, enquanto sua base é atacada pelo mar. A previsão, porém, é de que ele resistirá ainda por muitos anos. Enquanto isto, ele e o restante de Hoy fornecem informações sobre os ambientes do Devoniano, da Bacia Orcadiana e do Old Red Sandstone.
(Crédito da imagem: Paul Stephenson - fonte1 - fonte2)

Assuntos do dia
economia, mineração, petróleo, mercado, fiscalização, justiça, energia alternativa, meio ambiente, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciências, ciência espacial, asteroides e eventos.

    Economia
Brasil deve captar investimentos em lítio realocados do Leste Europeu e da Ásia
    (Por Marcela Ayres) A nova diretriz do governo brasileiro traz segurança jurídica aos investidores que buscam oportunidades ligadas à armazenagem de energia e eletrificação de veículos.
    LEIA MAIS em economia.uol.com.br


    Mineração
Exaustão de jazidas preocupa municípios mineradores de MG


    Petróleo
Em maio, produção de petróleo em Sergipe registrou queda de 52,8%
    A análise é do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base nos dados ANP.
    LEIA MAIS em infonet.com.br

Petrobras informa sobre relatórios do 2º trimestre de 2022
    Seu Relatório de Produção e Vendas será divulgado no dia 21 de julho, e o seu Relatório de Desempenho Financeiro, no dia 28 de julho, ambos após o fechamento dos mercados.
    LEIA MAIS em www.agenciapetrobras.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro


    Fiscalização
Polícia Federal deflagra operação contra garimpo ilegal na terra indígena Xipaya, no PA
    (Por G1 Pará) A investigação identificou empresas e pessoas usando do balsas, dragas e uso ilegal de mercúrio para garimpo na área no sudoeste do PA.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Justiça
Royalties: ANP recebe decisão favorável do STJ
    Foram suspensas as liminares que permitiam que os municípios de Peruíbe/SP e Galinhos/RN fossem incluídos no rateio de royalties pelo critério de confrontação com campos produtores marítimos, mesmo que estes estejam em frente ao litoral de outro estado da Federação.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
Corio Generation, da australiana Macquarie, pretende construir usinas de energia eólica offshore no Brasil

Construção da maior usina solar do RN reúne três gigantes norueguesas

Cadeias de suprimentos globais da produção de painéis solares precisam ser expandidas e diversificadas

Arcos Dourados contrata energia de três usinas solares da EDP Brasil


    Meio Ambiente
Alcoa investe em técnicas para tornar a mineração de bauxita cada vez mais sustentável
    Quem passa pela área do Retiro Branco, na Zona Leste de Poços de Caldas, não consegue identificar quais áreas já foram mineradas pela Alcoa.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Entenda o que é o Marketing Verde e veja alguns exemplos
    (Por Bruna Soldera) Marketing Verde, Ecomarketing, Marketing Ambiental ou mesmo Marketing Sustentável são estratégias de marketing para divulgação de ações sustentáveis que tem como objetivo promover a imagem de marcas e instituições em relação às questões socioambientais.
    LEIA MAIS em www.aguasustentavel.org.br

ESG - Desmistificando o papel do S dentro da cadeia de valores da empresa
    As empresas estão despertando para a realidade de que ESG é uma maneira de provar que você leva a sério o enfrentamento das mudanças climáticas e das questões sociais.
    LEIA MAIS em www.hidroplan.com.br

O que é petróleo sintético, arma contra aquecimento global
    (Por Alajandra Martins) Para que os combustíveis sintéticos sejam sustentáveis, é fundamental que todo o processo seja feito com eletricidade renovável.
    LEIA MAIS em www.bbc.com


    Mineralogia
4.000 novos minerais e a relação das rochas com a vida


    Paleontologia
Fóssil humano que seria o mais antigo da Europa é descoberto na Espanha
    (Por AFP) Paleontólogos espanhóis anunciaram a descoberta de um fóssil de hominídeo, cuja idade é estimada em 1,4 milhão de anos.
    LEIA MAIS em www.opovo.com.br

Novo T-rex: cientistas descobrem fóssil de dinossauro gigante com braços curtos
    O Meraxes gigas estaria extinto da Terra há cerca de 90 milhões de anos. Foi encontrado no norte da Patagônia, na Argentina.
    LEIA MAIS em oglobo.globo.com

Criaturas extintas há 518 milhões de anos seriam elo evolutivo de vertebrados
    Com menos de 1 centímetro de comprimento, fósseis de 127 desses seres peculiares do período Cambriano foram encontrados na província de Yunnan, na China.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Paleontólogos apresentam novo estudo envolvendo réptil de 230 milhões de anos no RS
    O arcossauriforme Proterochampsa nodosa foi descoberto em Candelária, RS, há mais de 50 anos. Suas anatomia e relações eram controversas.
    LEIA MAIS em www.osul.com.br

Encontrado fóssil de mastodonte no Rio Cauca, na Colômbia


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Ebeko na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Fuego na Guatelama, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 07, dois na região de Pagan, Ilhas Mariana do Norte (5,7 e 5,2 graus), e dois nas Ilhas Mariana (ambos de 5,0).
    Dia 08, ainda sem registros.
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 07, no sul do Panamá (4,6 graus).
    Dia 08, na região da Ilha Jan Mayen (4,5 graus), na região de Pagan, Ilhas Mariana do Norte (4,5), no leste da região de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,7), em Minahasa, Indonésia (4,5), e na região das Ilhas Mariana (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Pesquisadores criam "máquina do tempo" simulada para estudar evolução de galáxias ancestrais
    (Por Denis Pacheco) Simulações cosmológicas são cruciais para estudarmos como o Universo funciona, explica o professor Gastão Lima Neto, ao detalhar estudo realizado por pesquisadores no Japão.
    LEIA MAIS em jornal.usp.br

NASA se prepara para o primeiro lançamento de foguete a partir de outro planeta
    (Por Moohita Kaur Garg) O MAV será o primeiro foguete da humanidade a ser disparado de outro planeta e contribuirá para tentativas da NASA de entender melhor o planeta vermelho.
    LEIA MAIS em www.wionews.com

A estrela mais rápida conhecida


    Asteroides
Asteroide Bennu revela que sua superfície é como um poço de bolas de plástico
    Cientistas da NASA descobriram que a espaçonave teria afundado em Bennu se não tivesse disparado seus propulsores para recuar imediatamente depois de pegar poeira e rocha de superfície do asteroide.
    LEIA MAIS em www.nasa.gov


    Tecnologia
Pesquisadores desenvolvem nova tecnologia de fluido de perfuração avançando na exploração mineral
    Projetados para suportar a tecnologia de perfuração de última geração, os fluidos reformulados são isentos de hidrocarbonetos, reduzindo o risco de danos ambientais aos locais de exploração.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Ciências
O que são métodos de análise química?
    (Por Marcos Silva) Os métodos de análise química são normalmente classificados em categorias que agrupam sua técnica básica, como gravimétricos, titulométricos, colorimétricos ou instrumentais, tais como: emissão, absorção, infravermelho, raios-X, entre outros, que servem como ferramentas de quantificação e controle.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

Vórtices de elétrons
    Físicos observaram elétrons girando pela primeira vez. Esse comportamento único dos elétrons havia sido previsto há muito tempo, mas nunca havia sido visto até agora.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Eventos
Feira da Indústria da Mineração – Brasmin

Live "Os desafios da segurança hídrica em tempos de crise climática"


Notícias em 07/07/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *