7 de julho de 2022

Notícias em 07/07/2022

Imagem em destaque

Gaada Stack
Gaada Stack (na imagem acima, à direita) é um arco natural no norte da ilha escocesa de Foula, uma das ilhas Shetland. Tem 2 metros de largura, 200 metros de comprimento e 70 metros de altura no seu ponto mais alto. É possível que Gaada Stack e as outras rochas ao redor tivessem feito parte de um promontório agora erodido. Atualmente, na maior parte da ilha predominam arenitos e folhelhos do Devoniano médio depositados há cerca de 380-370 milhões de anos. Estas rochas formam altas colinas no centro e no oeste da ilha e também são vistas nas falésias que se estendem por toda a extensão da costa oeste, assim como no norte em Gaada Stack. Os arenitos representam depósitos de sistemas fluviais que fluíam geralmente do oeste e do noroeste. Os folhelhos, geralmente vermelhos, tiveram seus sedimentos depositados em lagos de águas rasas, provavelmente marginais aos sistemas fluviais. Estes arenitos e folhelhos são remanescentes de extenso sistema de depósitos de rios e lagos que originalmente se estendia desde o norte da Escócia até Shetland. Em Foula, estas rochas sedimentares estão em contato com rochas metamórficas ao longo de uma falha norte-sul. As rochas metamórficas, encontradas a leste da falha, são de vários tipos. São provavelmente do Pré-Cambriano, sendo cortadas, em alguns locais, por veios de granito. Constituem remanescentes erodidos de rochas sedimentares metamorfizadas em profundidade e deformadas durante o episódio de construção da Montanha da Caledônia há cerca de 470 milhões de anos. Mais recentemente, na Idade do Gelo, grande parte da ilha foi coberta por geleiras, menos os picos mais altos. Depósitos glaciais finos de till, que foram depositados cerca de 120.000-10.000 anos atrás, estão expostos em algumas áreas onde recobrem pavimentos de rochas mais antigas estriadas glacialmente. Atualmente, as falésias são repletas de papagaios-do-mar, guillemots (mergulhões), andorinhas-do-mar-do-ártico e a maior colônia do mundo de grandes skuas (uma variedade de gaivota). Junto ao mar, focas cinzentas podem ser vistas se aquecendo. Foula é uma ilha remota, com 5,5 km de comprimento por 4 km de largura, onde moram cerca de 30 pessoas que vivem da criação de ovelhas e de pôneis Shetland. Estes habitantes ainda usam o calendário juliano. O Natal é comemorado no dia 6 de janeiro e o Ano Novo no dia 13.
(Crédito da imagem: geograph.org.uk - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
mineração, petróleo, produção, mercado, gestão pública, política, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo e outros.

    Mineração
Equinox Gold inaugura Mineração Santa Luz e utiliza resina no processo de lixiviação de ouro

 Alcoa: Plano de ação para segurança de lagoas www.brasilmineral.com.br

Automação na mineração: os desafios do setor


    Petróleo
Tenaris fornecerá pacote completo de equipamentos e serviços para o Campo de Búzios
    (Por CPG Informes Corporativos) Contrato fechado com a Petrobras é de quatro anos e envolve mais de 100 mil toneladas de tubos com e sem costura.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Valaris firma contrato de perfuração offshore de poços no Brasil com a Equinor e utilizará navio-sonda DS-17 no Projeto Bacalhau

Enauta paralisa operações de exploração de petróleo offshore no FPSO do Campo de Atlanta
    (Por Ruth Rodrigues) A empresa utilizará o período de suspensão na exploração do petróleo offshore para realizar adequações de segurança e atender às exigências do Ministério do Trabalho.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Produção de petróleo no RN deve atingir 100 mil barris/dia em 5 anos
    A indústria onshore (produção de petróleo e gás em terra) brasileira, especialmente na Bacia Potiguar, deve testemunhar, nos próximos cinco anos, o período de maior crescimento dentro do novo ciclo de retomada do segmento.
    LEIA MAIS em www.tribunadonorte.com.br


    Produção
Minério de ferro: Exportações caem para 88,6 milhões t até maio


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Roberta Souza) Opep+ pretende aumentar a produção de petróleo em 648 mil barris diários no mês de agosto, com o objetivo de frear a escalada de preços dos combustíveis.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Mercado do ouro

Mercado do ferro


    Gestão pública
Aviso ANM sobre a TAXA ANUAL POR HECTARE (TAH)
    Encontra-se disponível no site o link para emissão de boletos referente à TAH ordinária, cujos alvarás de pesquisa tenham sido publicados no período de 01 de janeiro a 30 de junho, com vencimento em 29/07/2022.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Política
Relator do marco legal da geração de energia offshore reduz piso de royalties para produção do recurso
    (Por Ruth Rodrigues) O objetivo é atrair novos investimentos para a energia eólica no país e possibilitar a aprovação do marco para a geração de eólica offshore, aproveitando o potencial que o país possui nesse setor.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Energia alternativa
Ocean Winds faz acordo bilionário para expandir energia eólica offshore no Brasil


    Paleontologia
Novas espécies de dinossauros com armas pequenas como o T. rex foram descobertas
    (Por Eufémia Izer) Um fóssil de Meraxes gigas, como o novo dinossauro foi nomeado, foi encontrado no que hoje é o norte da Patagônia Argentina, revelando que a criatura Tinha 11 metros (36 pés) de comprimento e pesava mais de quatro toneladas.
    LEIA MAIS em minutomais.com

Mandíbula fossilizada descoberta em França permite a paleontólogos identificar nova espécie de mamífero
    O fóssil foi descoberto no extremo norte dos Pirenéus, numa área relativamente isolada que durante o Mioceno foi ladeada por um mar que cobria grande parte do sudoeste da França e por uma cadeia montanhosa a sul.
    LEIA MAIS em zap.aeiou.pt


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Ebeko na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Lewotolo na Indonésia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabnacaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 4.5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 06, em Valuatu (4,9 graus), nas Ilhas Near, Alasca (4,8), três nas Ilhas Andaman, região da Índia (4,5, 4,5 e 4,6), e na região das Ilhas Mariana (4,8).
    Dia 07, no sul de Sumbawa, Indonésia (4,7 graus), na costa leste de Honshu, Japão (4,5), no sul das Ilhas Fiji (4,6) e no sul do Panamá (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Extra
A mineração e a comunidade

A guerra na Ucrânia
    (Por Ruth Rodrigues) Fatores como esta guerra e os altos preços do commodity no mercado internacional causarão uma forte redução na demanda pelo gás natural ao longo dos próximos anos, segundo as projeções da AIE.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


Notícias em 06/07/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *