30 de junho de 2022

Notícias em 30/06/2022

Imagem em destaque

O Farol da Rocha Partida
O Parque Estadual de Split Rock Lighthouse ("Farol da Rocha Partida") está situado ao longo da costa norte do Lago Superior, em Minnesota, EUA. Grande parte da costa deste lago é constituída pelo basalto que conseguiu extravasar quando a placa tectônica Norte-Americana se rompeu. A partir de 1,1 bilhão de anos atrás, formou-se o Sistema de Rifte Midcontinent, que se estendeu da região sudoeste do Lago Superior até o Kansas. Por cerca de 20 milhões de anos, esta ruptura da crosta foi repetidamente alimentada com magma basáltico oriundo de 40 a 100 km abaixo da superfície. A maioria deste material não extravasou e esfriou lentamente gerando intrusões ígneas, mas uma parte chegou à superfície formando pilhas espessas. Em uma pequena área que inclui o parque e o penhasco do farol, fluxos de magma adicionais invadiram o basalto e formaram um resistente diabásio. Estes fluxos também carregaram blocos de anortosito, uma rocha ainda mais resistente, que se intercalou aleatoriamente no diabásio. O diabásio escuro e, no topo dele, uma grande intrusão de anortosito verde claro formam a falésia que sustenta o farol de Split Rock. Mais tarde, uma série de períodos glaciais, a partir de 2 milhões de anos atrás, cobriram repetidamente a região com gelo, erodiram o leito rochoso e escavaram uma grande bacia. As geleiras, e posteriormente a água do degelo, desgastaram as rochas menos resistentes, deixando para trás colinas e cristas de diabásio e anortosito. No final do último período glacial, a bacia se encheu com água derretida das geleiras. O nível da água flutuou significativamente. As águas altas do Lago protoglacial Duluth receberam sedimentos de argila no interior da bacia, enquanto mais tarde, em níveis mais baixos precursores do Lago Superior, moldaram-se os terraços de praia, assim como as falésias. Numa delas, em um um penhasco de cerca de 40 m de altura, está o farol que é hoje mantido pela Minnesota Historical Society e que já esteve a serviço da navegação de 1910 a 1969.
(Crédito da imagem: J. Richards - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
mineração, mercado, fiscalização, cooperação, infraestrutura, política, justiça, água, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, conhecimento, eventos e outros.

    Mineração
Epiroc lança nova geração das perfuratrizes de superfície SmartROC T35 e T40


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Ruth Rodrigues) Risco de queda da oferta mundial de petróleo é indicado após o anúncio da proximidade da capacidade máxima de produção de petróleo pelos Emirados Árabes.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Mercado do ferro

Mercado do cobre


    Fiscalização
Militares da Venezuela são presos na Amazônia com mercúrio para garimpo
    Foram presos em Pacaraima, em RO, cidade próxima da fronteira com a Venezuela, com mais de 30 quilos de mercúrio. Pretendiam vender em área de garimpo.
    LEIA MAIS em tribunapopular.com.br

Mais de mil esmeraldas são apreendidas pela polícia no interior da BA


    Cooperação
Petrobras e Braskem firmam acordo para impulsionar tecnologias mais sustentáveis e novos produtos circulares de baixo carbono


    Infraestrutura
O estado do MS consegue aprovação de PEC para exploração de serviços de transportes dos meios aquaviário e ferroviário no estado
    (Por Ruth Rodrigues) É acrescentado artigo à Constituição do Estado, com o objetivo de expressar a competência do estado para a exploração, por meio de autorização, concessão e permissão, estess serviços de transporte nos limites do território do Estado.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Política
Política Mineral Brasileira é instituída
    A medida prevê a criação de instrumentos para o planejamento do setor mineral e de órgão colegiado para a coordenação e implementação da respectiva política pública.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Justiça
Clima vira tendência nos tribunais contra indústria fóssil e governos
    (Por Cínthia Leone) Nos últimos dois anos houve um crescimento forte de ações na justiça contra os causadores da mudança climática.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br


    Água
Nível do Rio Negro recua em Manaus pelo quinto dia seguido
    Em ascendência desde fevereiro, o nível do rio Negro começa a descer após contribuir com uma das maiores cheias de Manaus.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
NeoSolar prevê crescimento de 400% em 5 anos

Maior desenvolvedora solar da Europa, Lightsource BP, investe em projetos de energia solar no Brasil

RN gera 46,82% da capacidade outorgada de energia, diz Aneel
    O título de estado que mais produz energia eólica está ameaçado pela BA, segundo dados da agência reguladora.
    LEIA MAIS em agorarn.com.br

Zerar emissões globais será difícil sem a fonte nuclear

White Martins e governo do RJ assinaram memorando visando projetos de hidrogênio verde no estado
    O memorando prevê a inserção de outras fontes de energia, tal qual o hidrogênio, como componente estratégico da matriz de energia fluminense, alinhado com as premissas mundiais de transição energética e sustentabilidade.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Meio Ambiente
Cientistas da Petrobras publicam estudo na Revista Nature

Usinas de carvão do RS são menos eficientes

Vale avança na adoção de combustíveis de baixo carbono para navios mineraleiros
    (Por Rafaella Barros / Reuters) A mineradora obteve aprovação da sociedade classificadora DNV para um projeto de incorporação de tanques multicombustíveis em navios transportadores de minério de ferro.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br

Escondido em cavernas: supercrescimentos minerais revelam aumento do nível do mar sem precedentes
    (Por Universidade do Sul da Flórida) Através de um estudo intrincado de depósitos de cavernas na Espanha, os geólogos identificaram um rápido aumento do nível do mar que começou durante a Revolução Industrial.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com


    Geologia
Novo modelo 3D ajudará a guiar a exploração de depósitos de elementos de terras raras em sistemas ígneos alcalinos
    (Por Universidade de Exeter) O novo modelo, que é baseado em uma compilação de mapas, dados geofísicos e geoquímicos e observações petrológicas de sistemas ígneos alcalinos em todo o mundo, é publicado na Economic Geology.
    LEIA MAIS em phys.org


    Paleontologia
Pandas desenvolveram sua característica mais desconcertante há pelo menos 6 milhões de anos
    (Por Julinha Trindade) A paixão do panda pelo bambu pode ter se originado há pelo menos 6 milhões de anos – possivelmente devido à disponibilidade da planta durante todo o ano.
    LEIA MAIS em atibaiaconnection.com.br

Animais escavadores são os primeiros a se recuperar após a extinção em massa do Permiano


    Vulcanismo
Como foi a atividade vulcânica na zona do Canal do Panamá e o que influenciou sua cessação?

Vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai
    A erupção deste vulcão desencadeou ondas de gravidade atmosférica que atingiram a borda do espaço. O calor liberado da água e das cinzas quentes na pluma foi a fonte mais significativa destas ondas nas 12 horas seguintes à erupção.
    LEIA MAIS em indiaeducationdiary.in

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Chikurachki na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Luzon nas Filipinas, Krakatau, Semeru e Dukono na Indonésia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 29, dois em Myanmar (4,6 e 4,8 graus) e na região central da Turquia (4,5).
    Dia 30, em Catamarca, Argentina (4,6 graus), no leste de Honshu, Japão (4,5), em Kyushu, Japão (4,6), na Bósnia e Herzegovina (4,5), na região das ilhas Filipinas (4,5), no sul da África (4,6), no mar de Molucca (4,6), no Panamá (4,5) e no mar do Timor (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Cerâmicas indicam migrações indígenas milenares no Mar do Caribe
    Pesquisadores coletaram amostras de cerâmicas para determinar como se desenvolveu o povoamento e a interação entre habitantes das ilhas caribenhas.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Escultura misteriosa é descoberta em cidade de povo pré-hispânico no Peru
    Artefato foi encontrado em condições perfeitas durante escavações do complexo arqueológico da cidade de Chan Chan, antigo império da cultura Chimú.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Ciência espacial
A espaçonave chinesa em Marte fotografou todo o planeta vermelho


    Tecnologia
Bactéria encontrada no mangue da Baixada Santista produz matéria-prima para plástico biodegradável
    (Por Júlio Bernardes) Com propriedades similares a alguns tipos de plásticos, material tem potencial para substituir derivados do petróleo e reduzir poluição ambiental.
    LEIA MAIS em jornal.usp.br


    Conhecimento
ANP divulga dados nacionais consolidados do setor regulado no ano de 2021
    Estão disponíveis informações consolidadas da evolução do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis no Brasil em 2021.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Eventos
Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2022)

4º edital do Módulo Startups, do Programa Petrobras Conexões para Inovação

VII Feira Internacional das Esmeraldas de Campos Verdes

I Conferência de Mineração e Biotecnologia do Estado do Pará


    Extra
A mineração e a comunidade
    Acordo, que busca diversificar economia em Conceição do Mato Dentro e região, nasceu no âmbito do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American, que tem foco em estabelecer parcerias sólidas, para ampliar as possibilidades de desenvolvimento econômico das regiões onde a empresa opera.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

A guerra na Ucrânia
    A França defendeu uma diversificação de suprimentos procedentes do Irã e da Venezuela para conter a alta dos preços dos combustíveis causada pela guerra.
    LEIA MAIS em exame.com


Notícias em 29/06/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *