1 de julho de 2022

Notícias em 01/07/2022

Imagem em destaque

Cavernas de Batu
Estas cavernas estão localizadas no estado de Selangor, na Malásia, ao norte de Kuala Lumpur. Batu (cujo nome significa "rocha") dá nome ao Rio Sungai Batu que corre próximo a estas cavernas. Elas se situam em um afloramento de calcário formando torres cársticas que se elevam a mais de 250 m acima do Vale Klang. São chamadas também pelos nomes de Bukit Batu, Gua Batu, Gowa Batu ou Cavernas de Kuala Lumpur. As colinas são conhecidas como Batu Malai. Na tradição dos povos Temuan e Malai, elas eram originalmente um navio que acabou petrificado. As rochas destas cavernas são constituídas por calcário acinzentado a branco leitoso, espesso, incluindo mármore descascado, dolomita sacaroidal e calcário puro. São de idades que variam do Siluriano Médio-Superior ao Mesozóico. As cavernas receberam a primeira visita documentada em 1878 e desde então têm sido objeto de muitas pesquisas, principalmente biológicas. Na década de 1970, surgiram preocupações sobre a possível perda de alguns salões devido à exploração do calcário ao redor da base da colina. Em 1981, as pedreiras foram interrompidas. O salão principal tem cerca de 90 m de altura e mais de 365 m de extensão, com pequenas aberturas por onde entra a luz natural. Atualmente, são reconhecidas 20 cavernas separadas e 17 câmaras conectadas. Durante o apogeu da época colonial da Malásia, antes da construção dos atuais degraus (que se vê na imagem acima), as cavernas Batu eram usadas para piqueniques de casais britânicos. Constituída em 1930, a Reserva das Cavernas de Batu tem se transformado em um parque de recreação pública para escaladas, saltos e exploração das cavidades cársticas. De qualquer modo, desde 1891, estas colinas e as cavernas são um sagrado santuário hindu. Ali vivem macacos de cauda longa que se divertem roubando óculos, câmeras e lanches dos turistas. Em 2006, foi construída a estátua de concreto de mais de 40 m de altura do deus hindu Murugan que se vê em destaque na imagem acima. Em 2007, Batu foi inscrito como Patrimônio Cultural no Registro do Patrimônio Nacional. Sua localização urbana tem causado preocupação devido à inevitável interferência humana. Durante o Thaipusam ("o mês tâmil Thai da estrela Pusam"), em fevereiro ou janeiro, uma celebração anual do triunfo do bem sobre o mal é realizada pela comunidade tâmil. Centenas de milhares de peregrinos sobem os 272 degraus carregando kavadis (fardos simbólicos com frutas, flores ou leite) e ostentando elaborados piercings em bochechas e línguas. São momentos em que é lembrada a vitória de Murugan sobre o demônio Surapadman. Também são agradecidos os favores recebidos e antecipados novos pedidos para o futuro em um ritual acompanhado de jejum que induz o estado de transe apropriado.
(Crédito da imagem: Chainwit - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
petróleo, mercado, fiscalização, política, justiça, água, energia alternativa, meio ambiente, mineralogia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, conhecimento, eventos e outros.

    Petróleo
Produção nacional de petróleo no Brasil em 2021 foi de 2,9 mi de barris por dia
    (Por Gustavo Sleman) A informação é da ANP, que divulgou nesta quinta-feira (30/06) informações sobre evolução do setor no país no último ano.
    LEIA MAIS em www.band.uol.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado dos metais

Mercado do ferro

Mercado do cobre


    Fiscalização
Fiscalização flagra garimpo ilegal em Unidade de Conservação e impede dano ambiental


    Política
Setor de biocombustíveis defende incentivos de PEC como estratégia contra alta do petróleo


    Justiça
PF apresenta argumentos a favor da destruição de maquinário apreendido em garimpo ilegal em RR
    Projeto que proíbe medida foi aprovado por deputados estaduais e contraria a legislação federal e entendimento de tribunais superiores.
    LEIA MAIS em www.ihu.unisinos.br


    Água
Projeto irá investigar novas fontes de abastecimento por água subterrânea para Rio Branco, AC
    O SGB-CPRM promoveu encontro, na última terça-feira (28/06), para alinhamentos finais da parceria que irá garantir o mapeamento de fontes de abastecimento por agua subterrânea para o município acreano.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
Petrobras e Vallourec se unem para investir na produção de bio-óleo


    Meio Ambiente
O degelo do permafrost tem consequências graves nos Himalaias
    (Por Hélder Lopes) O degelo do permafrost (constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congelados) causa danos irreparáveis e a responsabilidade é do aquecimento global, com mudanças profundas na criosfera das montanhas dos Himalaias.
    LEIA MAIS em www.tempo.pt

Economia verde: o que é e suas características
    (Por Bruna Soldera) A economia verde é "uma economia que resulta na melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica".
    LEIA MAIS em www.aguasustentavel.org.br


    Mineralogia
Cientistas detalham origens e diversidade de todos os minerais conhecidos na Terra
    O conjunto de trabalho de referência ajudará a reconstruir a história da vida na Terra e orientará a busca por novos minerais e depósitos. O catálogo também pode ajudar a prever possíveis características da vida futura e ajudar na busca por planetas habitáveis e vida extraterrestre.
    LEIA MAIS em g7.news


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Chikurachki na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Lewotolo, Semeru e Paluweh na Indonésia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 30/06, no mar do Timor (4,7 graus), em Kepulauan Talaud, Indonésia (4,9), na região da Ilha Batan, Filipinas (4,5), no Estreito de Sunda, Indonésia (4,6), e na Colômbia (4,5).
    Dia 01/07, na região leste de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,8 graus), em Halmahera, Indonésia (4,8), na região de Taiwan (4,7) e no sul do Irã (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Galáxia descoberta nos arredores de Andrômeda é fóssil do universo jovem
    (Por Daniele Cavalcante e Rafael Rigues) Foi descoberta uma galáxia anã ultra fraca nos arredores da grande galáxia de Andrômeda. A Pegasus V pode fornecer pistas sobre as primeiras estrelas a surgirem no universo.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Hover chinês encontra evidências de água em Marte

Condições adequadas para a vida em uma classe de planetas muito diferente da Terra?
    Acredita-se que o cenário mais plausível para o surgimento da vida seja aquele oferecido por planetas rochosos como a Terra, no entanto, novas pesquisas concluíram que outra classe de planetas, muito diferente, também pode oferecer condições adequadas à vida.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Tecnologia
DUX revela componente que torna amônia atóxica para meio ambiente e permite uso da substância como combustível marítimo
    (Por Daiane Souza) A longo prazo, este produto sustentável e biodegradával pode ser uma alternativa viável para o mercado offshore diminuir as emissões de dióxido de carbono.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Cientistas de Campinas criam aparelho 3D para remover água do diesel e do biodiesel
    (Por Sabrina Moreira Paes) Estudo promete devolver a pureza exigida dos combustíveis com uso de um hidrogel inédito e evitar contaminações em refinarias, distribuidoras e postos de petróleo.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Petrobras utiliza HoloLens na análise de rochas de poços de petróleo

Encontrado em Cubatão possível substituto para derivados do petróleo


    Conhecimento
Boletim SBGf 122 já está disponível
    Esta edição buscou trazer importantes representantes da transição energética, assim como algumas demandas que serão necessárias para os profissionais das geociências em geral.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br

Livro "Chapada, Lavras e Diamantes: percurso histórico de uma região sertaneja"


    Eventos
IX Congresso de Geopolítica destaca importância do conhecimento das bacias sedimentares
    Este congresso, que aconteceu ontem (30/06), é promovido pela Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) em parceria com o Clube de Engenharia.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Live "A gestão das águas nas grandes cidades"


    Extra
A mineração e a comunidade
    O Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT) é promovido pela Vale em parceria com o Senai e a prefeitura de Curionópolis.
    LEIA MAIS em portalcanaa.com.br

MME lança videoaulas sobre armazenamento de energia


Notícias em 30/06/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *