24 de junho de 2022

Notícias em 24/06/2022

Imagem em destaque

As cavernas de São Martins
As cavernas de St. Martins estão localizadas na vila de mesmo nome, na Baía de Fundy, no condado de St. John, ao sul de New Brunswick, no Canadá. Este geossítio faz parte do Geoparque Mundial Unesco de Stonehammer ("Martelo de Pedra"), situado na confluência dos rios St. John e Kennebecasis. Este parque incorpora mais de 60 locais geológicos e fossilíferos importantes e inclui histórias geológicas desde o final do período pré-cambriano, um bilhão de anos atrás, até a mais recente Idade do Gelo. As rochas de St. Martins, de idade permiano-triássica, ao redor de 250 milhões de anos, pertencem às formações Honeycomb Point, Quaco e Echo Cove. Na Baía de Fundy, as ondas do mar batem implacavelmente nas falésias costeiras formadas pelos arenitos e conglomerados avermelhados da Formação Honeycomb Point. Nestas rochas se situam as cavernas de St. Martins. Elas foram esculpidas pela ação erosiva das ondas e das marés, além de córregos intermitentes. O chão das cavernas tem a mesma inclinação geral destas rochas. Sobre a Formação Honeycomb Point, ocorre o conglomerado grosseiro da Formação Quaco, sendo visível o contato entre estas duas formações à esquerda das cavernas. Enquanto os sedimentos da Honeycomb Point foram depositados em ambiente árido a muito árido, os da Quaco fizeram parte de um sistema fluvial com fluxo mais sustentado, significativamente mais úmido. A Baía de Fundy tem as marés com maior variação no mundo. Na maré alta, as cavernas são inundadas, enquanto que, na maré baixa, a água recua e elas podem ser acessadas por terra. Há um sobe e desce a cada 6 horas e 13 minutos, fazendo com que a baía tenha horários diferentes para marés altas e baixas todos os dias. As alterações nas margens podem chegar até 11,5 m entre o recuo e o avanço do mar em St. Martins.
(Crédito da imagem: Jaroslaw Binczarowski - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
projeto, mineração, barragem, mercado, fiscalização, política, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Projeto
Brasil entrará no mercado global de lítio para baterias em 2023
    (Por Júlio Cesar) Programa de perfuração em MG confirma que a mineradora Sigma Lithium emergirá como uma das maiores produtoras mundiais.
    LEIA MAIS em insideevs.uol.com.br


    Mineração
EUA destinam US$ 74 milhões para mapeamento de minerais críticos


    Barragem
Mineradora Vale anuncia investimento de R$ 2 milhões em projeto de descaracterização de barragens em MG


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro

Mercado do lítio

Mercado do cobre
    Preço do cobre na mínima de 16 meses, com os temores de desaceleração atingindo o mercado de metais industriais.
    LEIA MAIS em www.mining.com

Mercado do zinco


    Fiscalização
PF realiza nova ação contra garimpo ilegal em Jacareacanga, PA
    (Por O Estado Net) A ação dos federais mirou a exploração garimpeira em áreas localizadas ao longo da cabeceira do rio Kabitutu.
    LEIA MAIS em dol.com.br


    Política
CNPE aprova resoluções sobre governança do PNH2 e exploração de petróleo
    O Conselho aprovou a governança do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2) e também parâmetros para licitação do Bloco Ametista, além de medidas de estímulo à produção de campos de petróleo com economicidade marginal.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Câmara cria grupo para mudar código de mineração
    Inicialmente, a ideia era debater o projeto de lei que permite mineração em terras indígenas, mas, após críticas, o debate será sobre todo o código.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Energia alternativa
Shell mira equilíbrio entre petróleo, gás e renováveis no Brasil
    (Por Henrique Faerman) Companhia investe na transição energética mas ainda vê atuação dos combustíveis fósseis por 10 anos pela demanda da aviação e alguns setores industriais.
    LEIA MAIS em www.canalenergia.com.br

Linhas de ônibus de Curitiba já circulam com diesel com conteúdo renovável
    Biocombustível avançado pode ser produzido a partir do coprocessamento de óleos vegetais ou gordura animal. A Petrobras dá mais um importante passo rumo à maior sustentabilidade da matriz energética brasileira.
    LEIA MAIS em petrobras.com.br


    Meio Ambiente
CBA fabrica alumínio com um sexto das emissões da média mundial
    (Por Marina Filippe) Na Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), a intenção inicial é a redução de 40% das emissões de gases de efeito estufa entre 2019 e 2030, chegando à neutralização em 2050.
    LEIA MAIS em exame.com

Mapa mundial dos relâmpagos
    (Por Hobart M. King) Os raios não são distribuídos uniformemente pela Terra.
    VEJA em geology.com

Saneamento básico e saúde: qual a relação?
    (Por Bruna Soldera) A universalização do saneamento básico ainda representa um grande desafio para o nosso país e isto também afeta de forma direta e indireta a saúde das pessoas.
    LEIA MAIS em www.aguasustentavel.org.br

O licenciamento ambiental na indústria de água mineral


    Paleontologia
Fósseis de "vampiros marinhos" revelam curiosidade sobre estas criaturas jurássicas
    (Por Flavia Correia) A espécie denominada Vampyronassa rhodani é um parente extinto da lula moderna, cientificamente chamada de Vampyroteuthis infernalis.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


    Vulcanismo
A história de explosões hidrotermais de Yellowstone nos últimos 14.000 anos
    Embora grande parte da atenção do público em Yellowstone se concentre em seu potencial de produzir supererupções, os perigos que são muito mais prováveis de ocorrer são explosões hidrotermais menores e violentas.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Chikurachki na Rússia, Ibu, Lewotolo, Semeru e Dukono na Indonésia, Santiaguito e Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 23, na região de Taiwan (5,1 graus).
    Dia 24, no sul da dorsal Pacífico-Leste (5,8 graus), no sudeste da Ilha Easter (5,6), na costa norte do Peru (5,1) e na dorsal Pacífico-Antártica (5,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 23, nas Ilhas Salomão (4,7 graus), no sul de Xinjiang, China (4,9) em Jujuy, Argentina (4,6), em Taiwan (4,6), no norte de Honduras (4,8) e na Islândia (4,5).
    Dia 24, nas Ilhas Salomão (4,7 graus), na região das Ilhas Galápagos (4,7), no noroeste das Ilhas Kuril (4,6), em San Juan, Argentina (4,6), nas Ilhas Santa Cruz (4,8), em Kepulauan Sangihe, Indonésia (4,9), e na dorsal Carlsberg (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Local esquecido por mais de 90 anos foi lar de humanos da Idade da Pedra
    (Por Katie Hunt) Pesquisadores desenterraram artefatos no sudeste da Inglaterra, onde os primeiros humanos viveram entre 560 mil e 620 mil anos atrás.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br


    Ciência espacial
Sonda Curiosity da NASA descobre evidências anteriores de água antiga
    (Por Julinha Trindade) Uma zona de transição é caracterizada pela transformação de uma região rica em lama para outra repleta de sulfato mineral salgado, e pode indicar uma grande mudança no clima marciano que ocorreu há bilhões de anos.
    LEIA MAIS em atibaiaconnection.com.br


    Eventos
24º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica
    O evento foi realizado nos dias 21 e 22 de junho, em MG. Pela sexta vez consecutiva, a MRN recebe Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

SGB-CPRM e representantes do Grupo Boston Metals debatem alternativas para redução de CO2
    O objetivo do Grupo Boston é expandir seus negócios no Brasil e apresentar as estratégias da empresa para a redução da emissão de CO2.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Lançamento do Guia para Elaboração de Referências em Geociências
    Será lançado na próxima quarta-feira (29). O material serve de suporte para construção e padronização de referências bibliográficas durante a produção científica.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Live "Como as mudanças climáticas afetam os recursos hídricos?"


    Extra
A guerra na Ucrânia
    (Por João Guerreiro Rodrigues) Petroleiros russos desaparecem do mapa ao largo dos Açores. Pelo menos três navios desligaram os seus sistemas de identificação. Suspeita-se que estejam transferindo a carga para outras embarcações.
    LEIA MAIS em cnnportugal.iol.pt

Casa engolida pelo vulcão Cumbre Vieja renasce intacta das cinzas
    Toneladas de cinzas cobriam quatro metros e meio de altura no local da casa de 120 m² em La Palma, nas Ilhas Canárias.
    LEIA MAIS em www.abc.es


Notícias em 23/06/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *