8 de junho de 2022

Notícias em 08/06/2022

Imagem em destaque

La Muntanya de Montserrat
A Montanha de Montserrat, cujo nome deriva de Mons Serratus ("Monte Serrátil", ou seja, em forma de serra), está localizada no município de El Bruc (em catalão) ou El Bruch (em castelhano), na Catalunha, Espanha. Aproximadamente há 50 milhões de anos, a Bacia do Ebro se encheu de sedimentos durante o Terciário, ao mesmo tempo que a orogenia alpina elevava os Pirenéus, ao norte, e a serra do Prelitoral, ao sul e ao sudeste. Esta bacia recebia sedimentos carreados por rios que desciam de um maciço catalão próximo e desaguavam em um golfo marinho. Montserrat era o centro de um leque aluvial onde eram depositados centenas de metros de materiais grosseiros. Estes, mais tarde se transformaram nos conglomerados atuais, com seixos de diferentes tamanhos e litologias, unidos por interpenetração dos fragmentos e por cimento calcário. Estes sedimentos grosseiros gradacionaram para sedimentos finos (argilas, margas e camadas de arenito) em direção ao centro da bacia. Mais tarde, a Montanha de Montserrat foi esculpida através de erosão diferencial entre rochas duras (conglomerados) e rochas mais macias (argilas e arenitos). Sua forma final, com agulhas e canais, resultou da ação da água que se infiltrou em uma rede de diaclases. O maciço de Montserrat é constituído por diferentes níveis de conglomerados que se intercalam com níveis de folhelhos arenosos e avermelhados de grande continuidade lateral em direção ao interior da bacia, para nordeste. No sentido contrário, os conglomerados se tornam maciços. Fósseis de várias espécies, como foraminíferos, moluscos e briozoários, podem ser vistos nestas rochas de origem marinha. Hoje, a vegetação que predomina em Montserrat é o azinhal, tipicamente mediterrânea. Também são encontrados carvalhais, bosques de teixos, pinhais e algumas espécies que vivem nas superfícies dos rochedos, como a ramonda myconi ou o amor-agarradinho. Em Montserrat crescem cerca de 1.250 espécies diferentes de plantas. A fauna também é muito variada e, da mesma forma, tipicamente mediterrânea. As espécies mais frequentes são pombo-torcaz, tordo, falcão, esquilo florestal, cabra selvagem, javali e salamandra. Nesta montanha, está localizado o Mosteiro de Montserrat (imagem acima), fundado em 1025 pelo Abade Oliba. O local foi escolhido porque contam que em uma gruta da montanha foi encontrada uma imagem da Virgem de Montserrat. Há evidências que no ano de 888 já havia na região uma capela. No século XII, foi construída uma igreja românica. Em 1500, Montserrat teve a presença de Inácio de Loyola como peregrino. A veneração da Virgem de Montserrat foi levada à América Hispânica pelo monge Bernat Boil, que acompanhou Cristóvão Colombo ao Novo Mundo. Em 11 de setembro de 1881, data nacional dos catalães, o papa Leão XIII proclamou a Virgem de Montserrat padroeira da Catalunha.
(Crédito da imagem: getyourguide - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5 - fonte6)

Assuntos do dia
mineração, petróleo, produção, mercado, infraestrutura, energia alternativa, meio ambiente, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, asteroides, eventos e outros.

    Mineração
Quais os principais países produtores de diamantes?
    (Por Hobart M. King) Inicialmente centrada na África, a mineração de diamantes agora ocorre em muitos países em todo o mundo.
    LEIA MAIS em geology.com


    Petróleo
AlviPetro inicia perfuração de poço na Bacia do Recôncavo


    Produção
Produção mineral do Paraná cresceu 7,8%


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro


    Infraestrutura
TAG e Celse assinam acordo para construir gasoduto de 25 km


    Energia alternativa
BMW inicia obras da primeira fábrica de automóveis com emissões zero de CO2

Brasil solicita produção de energia nuclear para a construção do primeiro projeto que utiliza combustível atômico
    (Por Roberta Souza) A AIEA, que monitora os membros do TNP, irá avaliar o requerimento do Brasil quanto à geração de energia nuclear para submarino.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Kombi elétrica
    (Por Flávia Marinho) A Volkswagen a equipará com motor elétrico de 204 cv de potência, autonomia de até 425 km e bateria que pode ser recarregada em 30 minutos.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

A GE e a Florida Power & Light Company (FPL) iniciam hoje (08/06) a operação comercial das primeiras turbinas a gás do mundo


    Meio Ambiente
Vale investirá R$ 490 milhões em soluções para mineração sustentável
    (Por Reuters) A mineradora criou um fundo de venture capital para investir em startups com soluções para transição energética.
    LEIA MAIS em forbes.com.br

Na Mina do Seival, RS, mineração e meio ambiente andam lado a lado


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Etna na Itália, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Lewotolo, Krakatau, Semeru e Dukono a Indonésia, Semisopochnoi no Alasca, Fuego na Guatemala, Sangay e Revantador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos no Acre
    (Por Reuters) Terremoto de 6,5 graus teve epicentro a 612,2 km de profundidade, próximo à fronteira com o Peru, distando 111 km da cidade de Tarauacá, no AC. A réplica foi de 4,8 graus.
    LEIA MAIS em ac24horas.com

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 07, em Mindanao, Filipinas (5,1 graus).
    Dia 08, na fronteira Peru-Brasil (6,5 graus), na região de Pagan, Ilhas Mariana no Norte (5,4), em Sulawesi, Indonésia (5,8), na fronteira Cashemir-Xinjiang (5,1) e na região do Lago Baykal, Rússia (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 07, na região de Hindu Kush, Afeganistão (4,5 graus).
    Dia 08, na fronteira Peru-Brasil (4,8 graus), em Myanmar (4,6), na costa norte de Papua, Indonésia (4,8), em Mérida, Venezuela (4,5), na região de Sumbawa, Indonésia (4,6), em Sulawesi, Indonésia (4,5), e na costa leste de Hoshu, Japão (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Tábua de 2 mil anos contém nomes de "formandos" na Grécia Antiga
    Item da época do imperador Cláudio inclui nomes e vários apelidos de jovens atenienses na faixa dos 18 anos que finalizaram um treinamento cívico e militar.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Ciência espacial
China publica o mapa lunar mais atualizado até hoje


    Asteroides
Substância chave para a vida encontrada em amostras de asteroide


    Eventos
Brazilian Mining Day
    (Por Paulo Nogueira) Brasil apresenta oportunidades de negócios no setor de mineração do país em evento que acontece de 13 a 15 de junho em Toronto, Canadá.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

II Fórum de Governança Ambiental
    Ontem (07/06), este evento debateu eficiência energética, crescimento verde e biometano, com a participação do MME.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Extra
A mineração e a comunidade

A guerra na Ucrânia


Notícias em 07/06/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *