9 de junho de 2022

Notícias em 09/06/2022

Imagem em destaque

Table Montain e Signal Hill
Table Mountain, uma das Novas Sete Maravilhas Naturais do Mundo, está localizada na Cidade do Cabo, na África do Sul. Esta formação rochosa também é encontrada desenhada na bandeira da sua cidade. Antigamente os povos Khoi e San costumavam se referir a ela como "Hoerikwaggo" ("Montanha do Mar"). Faz parte do Parque Nacional de Table Montain, sendo cercada de falésias íngremes e tendo seu topo plano (origem de seu nome) a altitude de 1.085 m. Estende-se por 3 km desde Devil's Peak (na imagem, à esquerda) até Lion's Head (à direita, no extremo de Signal Hill). Em primeiro plano, a imagem acima mostra Signal Hill, que avança para o interior da Cidade do Cabo. Tudo teve início há mais de 250 milhões de anos, quando surgiu a Formação Table Montain. Embora raramente aflore, a base desta montanha é constituída pelo Grupo Malmesbury, de 560 milhões de anos. Os sedimentos deste grupo foram perturbados pela colisão continental que formou o Gondwana. A subsequente exposição e erosão das rochas graníticas que se formaram, acabou gerando a base para a deposição dos sedimentos que produziram Cape Point e Table Mountain. A região é composta por três tipos de rochas de diferentes idades: as ardósias de Malmesbury, os arenitos de Table Mountain e o Granito do Cabo. Na Cidade do Cabo, em Signal Hill e em Sea Point é encontrada a massa de ardósias inclinadas de Malmesbury, do Pré-Cambriano. Em Table Mountain ocorrem arenitos duros quase horizontais, do Supergrupo Cambriano-Carbonífero Table Mountain, de ambiente fluvial, os únicos remanescentes da Cordilheira de Fold Belt. Lion's Head é formado pelo Granito do Cabo, do Cambdriano, que intrudiu no Grupo Malmesbury. O que se vê hoje é o resultado de milhões de anos de constante erosão, deposição, movimentos e transformações. Esta geologia distinta trouxe uma biodiversidade e um ecossistema únicos para a região. O Parque Nacional de Table Montain abriga 2.285 espécies de plantas e, em 2003, foi reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco. Apenas em Table Mountain, em 57 km², há quase 1.500 espécies. A vegetação especial da região é conhecida como fynbos ("arbusto fino" em africâner), incluindo urzes, juncos, bolbos e grandes arbustos de protea, com flores vibrantes. É uma vegetação bem adaptada aos solos finos e pobres em nutrientes, às fortes chuvas sazonais e aos verões secos.
(Crédito da imagem: Andrea Willmore - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
economia, mineração, produção, mercado, fiscalização, política, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, asteroides, eventos, vagas e outros.

    Economia
Produção de aço bruto alavanca economia no Brasil

Importação de petróleo bruto pela China aumenta, mas exportação de refinados cai
    As importações de petróleo bruto pela China aumentaram quase 12% em maio em relação à baixa base de comparação do ano anterior.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br


    Mineração
Erros mais comuns em um laboratório de mineração
    (Por Marcela Tainã) Quando estamos estruturando o programa de QAQC, é fundamental durante o QA já saber quais os problemas mais comuns dos nossos processos a fim de inserir as ferramentas corretas para evitá-los utilizando o QC.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Produção
Kinross vai produzir 18 toneladas de ouro por ano em Paracatu
    (Por Helenice Laguardia) Com uma produção equivalente a 22% de todo o ouro que é produzido no Brasil, a Kinross gera quase 6.000 empregos em Paracatu, no Noroeste de MG.
    LEIA MAIS em www.otempo.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado dos metais
    (Por Estadão Conteúdo) Cobre cai mais de 1%, após restrições contra covid na China. A tonelada do alumínio caía 2,65% e a do zinco se desvalorizava 1,05%.
    LEIA MAIS em einvestidor.estadao.com.br

Mercado do ferro


    Fiscalização
Quatro homens são presos em operação contra garimpo ilegal na Terra Indígena Ituna Itatá, no PA
    (Por G1 Pará) Eles são suspeitos de explorar ilegalmente matéria-prima e de poluir o meio ambiente, no sudeste paraense.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Política
Presidência envia ao Congresso projeto que autoriza União ceder direitos nos contratos de partilha de produção petróleo
    A medida busca aumentar a eficiência da gestão contratual e antecipar os recursos para a União.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
Açotubo investe na implementação da energia solar fotovoltaica em SP, MG e PR
    (Por Daiane Souza) O valor aplicado é de R$ 840 mil e será pago em três anos. Dessa forma, consumidores ficam longe do aumento da conta de luz em 2023, que pode chegar a 8%
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Ukef mira nos projetos das renováveis no Brasil
    (Por Ruth Rodrigues) A agência de crédito britânica pretende realizar novos contratos dentro do setor de hidrogênio verde e energia eólica offshore no território nacional.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Proton Ventures poderá instalar eletrolisador no Porto do Pecém para produção de hidrogênio verde e amônia

Solfácil, ecossistema líder em soluções solares, cria indicador para a concepção de projetos fotovoltaícos
    (Por Valdemar Medeiros) Com atualizações a cada três meses, o Radar Solfácil quer promover a sustentabilidade da cadeia de empresas envolvidas no segmento de energia solar.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Omega Energia anunciou acordo para fornecer por 11 anos energia para o grupo Josapar
    A Omega possui capacidade instalada de 1.869 MW de energia renovável, o equivalente ao consumo de aproximadamente 3,8 milhões de residências.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Quiralidade e energia solar
    As células solares orgânicas estão surgindo como uma solução viável para a demanda global de energia. Surge uma propriedade chamada quiralidade em polímeros conjugados aquirais, que são usados para células solares flexíveis.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Meio Ambiente
Como a força fiscal da China impulsiona as metas de carbono
    (Por Iara Vidal) Ministério das Finanças chinês especificou planos para reforçar as metas de atingir o pico das emissões de dióxido de carbono até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2060.
    LEIA MAIS em revistaforum.com.br

União Europeia e seu programa de metas climáticas "Em forma para os 55"
    Constitui uma legislação climática abrangente para tornar as sociedades da região prontas a produzirem 55% menos emissões danosas até o ano 2035.
    LEIA MAIS em www.climatempo.com.br


    Geologia
Afundamento da costa da região central do Atlântico aumentará os impactos da elevação do nível do mar


    Paleontologia
Encontrado fóssil do grupo de terópodes abelissaurídeos do Cretáceo Médio

Psitacossauro, um dinossauro que carregou seu umbigo para todos os lados durante o Período Cretáceo
    (Por Rafael Arbulu) Seu esqueleto e boa parte de seus tecidos mais macios estão armazenados no Instituto de Pesquisa Senckenberg, na Alemanha.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

Ossos do maior dinossauro terrestre já registrado em continente europeu foram descobertos na ilha de Wight, na costa sul da Inglaterra

Paralitherizinosaurus japonicus, um dinossauro com garras até então desconhecido
    Uma nova espécie de dinossauro foi cientificamente descrita a partir da análise detalhada de restos fósseis encontrados em sedimentos marinhos, no Japão.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Etna na Itália, Suwanose-Jima no Japão, Krakatau, Semeru e Dukono a Indonésia, Semisopochnoi no Alasca, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos no Acre

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 08, na costa leste de Honshu, Japão (4,7 graus), na região de Nova Irlanda, Papua Nova Guiné (4,6), e no norte da Colômbia (4,5).
    Dia 09, na costa leste de Honshu, Japão (4,5 graus), no norte de Anguilla, Ilhas Leeward (4,7), na região de Kep. Tanimbar, Indonésia (4,6), em Antofagasta, Chile (4,8), na região do Timor Leste (4,5), em Marie-Galante, Ilhas Leeward (4,5), e no oeste de Sichuan, China (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
O período conhecido como "Howiesons Poort" foi, possivelmente, a primeira revolução tecnológica e cultural da qual se tem notícia

Pinturas rupestres com mais de cinquenta mil anos no sul da Espanha


    Ciência espacial
Supercolisão no passado fez lados da Lua ficarem diferentes
    (Por Eduardo Arai) Efeitos do calor intenso originário do choque ficaram basicamente concentrados na face da Lua visível para a Terra.
    LEIA MAIS em istoe.com.br


    Asteroides
Nasa testa eficácia de sistema de defesa global contra asteroides potencialmente perigosos
    (Por Vitor Paiva) Informações sobre o asteroide Apófis foram removidas da base de dados de monitoramento, obrigando os astrônomos a "redescobrir" rapidamente e com precisão o corpo espacial.
    LEIA MAIS em www.hypeness.com.br


    Eventos
O Dia Mundial dos Oceanos

Workshop "Royalties do Petróleo e do Gás Natural"
    Foi realizado ontem (08/06) pela ANP em Brasília para apresentar a sistemática de arrecadação e os critérios de distribuição de royalties e dar publicidade, transparência e legitimidade às ações da ANP.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Petrobrás lançou novo módulo do Programa Petrobrás Conexões para Inovação usando GitHub
    Com a iniciativa, batizada de Open Lab, a empresa espera obter, por meio da co-criação, mais agilidade e qualidade no desenvolvimento de soluções digitais.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Vagas
ANP contrata banca para concurso público


    Extra
A mineração e a comunidade
    Parceria entre o Museu de Ciência da Terra (MCTer) e Vila Olímpica Seu Amaro dialogou sobre as Ciências da Terra com mais de 300 crianças e adolescentes do Complexo da Maré (RJ).
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Cartilha com ações individuais que ajudam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A guerra na Ucrânia

Convite para publicação de artigos na MINERALS


Notícias em 08/06/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *